Fechar
Buscar no Site

Parabéns!!! Roseana Sarney agora é 65

A ex-governadora Roseana Sarney agora é 65. A filha do ex-senador José Sarney completa neste dia 1 de junho mais um aniversário (um dia antes do editor do blog). São 65 anos de vida completados (ou 64 e 12 meses, para àqueles que não querem qualquer associação ao número de Dino) em um ano decisivo, quando disputará a eleição mais difícil da sua carreira política.

Roseana é considerada uma das grandes expressões da política nacional e do estado, apesar das suas gestões terem sido avaliadas pelos críticos como uma das piores da história do Maranhão por ter deixado o estado na miséria e nos últimos lugares nos indicadores sociais. Seu último mandato – dos quatro – foi marcado por colapso social e insegurança.

Roseana Macieira Sarney Murad é socióloga e filiada ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Filha do ex-presidente da república José Sarney e de sua esposa, Marly Sarney. São seus irmãos, o deputado federal Sarney Filho e o político e empresário Fernando Sarney, vice-presidente da CBF. Pertencente à alta sociedade brasileira, Roseana passou a infância e juventude em São Luís, onde estudou em colégios particulares. Aos doze anos, estudou no Colégio Marista.

Após graduar-se em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília, casou-se em 1976 com o empresário e político Jorge Murad Júnior. O casal adotou uma filha, Rafaela Sarney. Eles se separaram em 1988, mas reconciliaram-se em 1995.

Foi Governadora do Maranhão por quatro mandatos, sendo dois consecutivos. Chegou ao governo pela terceira vez após a cassação do governador Jackson Lago (PDT), vencedor das eleições de 2006, na qual Roseana fora derrotada. Tomou posse em 17 de abril de 2009, e foi reeleita em 2010 com 50,08% dos votos válidos para exercer mais quatro anos, de 1º de janeiro de 2011 até 31 de dezembro de 2014.

Roseana renunciou ao seu último mandato como governadora do Maranhão no dia 10 de dezembro de 2014. Em maio deste ano, anunciou sua pré-candidatura ao governo do Maranhão nas eleições de 2018.

VIDA PÚBLICA

Roseana ingressou na política em 1990 como deputada federal pelo PFL. Foi eleita governadora do Maranhão em 1994 e reeleita em 1998.

Em 2002, entrou para o Senado Federal depois de desistir da candidatura à Presidência da República. A disputa dela ocorreu em meio a denúncias de corrupção. A PF (Polícia Federal) apreendeu R$ 1,3 milhão não declarado nos cofres da empresa do marido dela, Jorge Murad Junior.

Em 2006, Roseana disputou pela terceira vez o cargo de governadora do Maranhão, mas foi derrotada por Jackson Lago (PDT). No mesmo ano, ela foi expulsa do PFL por ter participado de um comício com o então candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na cidade de Timon.

Em 2009, ela voltou ao governo do Maranhão depois que Jackson Lago e o vice dele, Luís Porto (PPS), terem os mandatos cassados por abuso de poder econômico.

Nas eleições estaduais de 2010, Roseana Sarney foi vencedora com apertada vantagem de 50,08 % dos votos no 1° turno, contra seus principais adversários Flávio Dino (29,49 %) e Jackson Lago (19,54 %). Porém, a vitória só foi facilitada por conta da alta abstenção dos eleitores (23,97%), a maior de todo o Brasil e ainda acusações de irregularidades dos candidatos durante à eleição, incluindo da própria Roseana.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens