Fechar
Buscar no Site

Painel eletrônico da Câmara Municipal de São Luís aproximará sociedade do legislativo

Com o objetivo de proporcionar mais eficiência e transparência ao processo de registro de presença e votação e aproximar a população dos vereadores, a Câmara Municipal de São Luís passa a contar com painel eletrônico de votação. A partir de agora, os vereadores poderão registrar o seu voto eletronicamente, nas votações nominais, além de fazer o registro de presença. Somado a isso, a funcionalidade do painel permitirá um avanço importante na interação entre sociedade e o legislativo: cada morador poderá ter suas demandas exibidas em tempo real aos vereadores.

O presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Astro de Ogum (PR), enfatizou que esta é mais uma ferramenta que promove a transparência e a lisura do trabalho realizado pelos vereadores. “Uma adequação necessária, nessa turbulência que o país passa alguém tem que procurar trabalhar, procurar acertar. Então eu me sinto feliz de colocar uma Câmara para que todos possam acompanhar. As sessões dela serão online para o mundo inteiro ver, sem falar que o povo terá a liberdade de se manifestar. Isso é um avanço que nunca teve”, destacou Astro.

Vereadores elogiaram a iniciativa de dar mais transparência e agilidade à atividade legislativa com a implantação de um moderno sistema digital de votação do Plenário Simão Estácio da Silveira. A população poderá entrar no site da Câmara e enviar suas demandas que serão exibidas nas sessões no painel eletrônico ou se manifestar através das equipes de comunicação da Câmara. A tecnologia permitirá também que um cidadão entre ao vivo no painel e faça sua reivindicação.

Na avaliação do vereador Sá Marques (PHS) este é mais um passo importante dado pelo presidente Astro de Ogum no sentido de modernizar a Câmara de São Luís de acordo com os padrões das demais casas legislativas municipais do país. “A população procura vislumbrar o que cada vereador faz, transparência é uma situação basilar de cristalização das nossas atividades diante dessa criminalização da atividade política”, afirmou. “Além desse desenvolvimento tecnológico, também deve-se destacar a melhoria das condições do prédio e a procura da preservação do que é o patrimônio histórico”, acrescentou Marques.

Para o vereador Marquinhos (DEM), o painel eletrônico é importante porque moderniza a Câmara de São Luís. “Eu fico satisfeito em ter essa Casa bem organizada. O presidente Astro está de parabéns pela implantação desse novo sistema e quem ganha com isso é toda a população”, destacou.

O sistema eletrônico de votação mostra o nome do vereador, o partido, a quantidade de vereadores presentes, assim como os votos e as abstenções. De mais a mais, ainda aproxima a população do legislativo.

“Uma das coisas precípuas do legislativo é se aproximar do cidadão, para que ele possa acompanhar de fato o que seus representantes estão fazendo em prol do município. O painel tem essa função primordial, a transparência de acompanhar de forma direta o trabalho que é feito”, explicou a superintendente de Comunicação da Câmara Municipal de São Luís, Itamargarethe Corrêa Lima.

De acordo com a superintendente, a implantação do painel eletrônico marca uma nova fase na Câmara. “Vamos colocar nossa equipe de reportagem na rua para que o povo possa participar onde por meio do painel eletrônico os vereadores possam saber os anseios dos vereadores lá na rua. O gestor tem que ouvir e saber se o que ele está fazendo agrada a população, pois o cidadão é o verdadeiro patrão dos donos de cargos eletivos”, afirmou.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens