Fechar
Buscar no Site

O medo de Sarney, Roseana e Zequinha da força de Lobão

Chamou atenção dos mais atentos a ausência do senador Edison Lobão (MDB) nas últimas visitas de Roseana (MDB) a municípios da Baixada Maranhense. Dando como desculpa o fato da mobilização ter sido surpresa, devido a mais um fracasso retumbante, ela inclusive usou esse argumento para justificar a falta do seu segundo pré-candidato ao Senado Federal.

Acompanhada apenas do deputado federal Sarney Filho (PV), Roseana visitou as cidades de Mirinzal, Central do Maranhão e Pinheiro. Edison Lobão e seu filho, Edinho Lobão, participaram de praticamente todas as caravanas realizadas no começou do ano pela pré-candidata ao governo do grupo Sarney, que percorreu mais de 20 cidades do Maranhão.

A ausência da família Lobão na caravana da Baixada Maranhense reforça a tese de que Sarney Filho está preocupado com a sua eleição e por isso estaria disposto até a boicotar Edison Lobão para conseguir se eleger senador.

Lobão lidera as pesquisas e é um forte candidato a se eleger novamente ao Senado. Isso é uma ameaça à eleição de Zequinha Sarney, já que o governador Flávio Dino deve eleger no mínimo um senador (o seu primeiro nome é o do deputado Weverton).

Com cenário adverso para Roseana, é praticamente impossível que o grupo Sarney eleja seus dois senadores, dada a influência que os votos do candidato ao governador tem para a escolha do senador. Com Flávio Dino muito à frente nas pesquisas, é natural que ele puxe a sua grande quantidade de votos para os seus dois senadores.

Com isso, pelo menos um senador eleito deve vir do grupo de Flávio Dino. Isso se ele não fizer os dois, o que é mais natural historicamente nas eleições do Maranhão. Com a perspectiva de eleger pelo menos um do grupo Sarney, Zequinha sabe que o seu grande concorrente na luta pelo Senado é o próprio Lobão.

Talvez esteja aí explicada a ausência de Edison Lobão na caravana de Roseana. O boicote de Sarney Filho é evidente também nas suas alianças políticas. Em vários municípios ele fará dobradinha com candidatos de Flávio Dino, justamente na intenção de esvaziar seu companheiro de chapa, que na verdade está virando o mais preocupante adversário.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens