Fechar
Buscar no Site

Análise: O juízo final dos Sarney

É ponto pacífico na crônica política maranhense que a eleição de 2014 transformou-se em um plebiscito. De um lado os que queriam a manutenção da família Sarney. Do outro os que queriam a mudança.

Esses venceram por dois terços aqueles. E eis que pela primeira vez em 50 anos o Maranhão vê concluir uma gestão que não é ligada à família.

Depois de um início um pouco nebuloso por incertezas, a disputa de 2018 parece enfileirar-se finalmente no horizonte da História.

O que se colocará à mesa este ano é uma espécie de Juízo Final do sarneysismo.

Como em uma instância recursal, o povo maranhense é chamado a confirmar ou não uma sentença: vocês não querem mesmo ser governados pelos Sarney?

O início da propagada Caravana da Guerreira é um sinal neste caminho. Estavam lá, Roseana Sarney, seu sobrinho, Adriano Sarney e seu genro, Edilazio. Ao lado, Lobão, amigo intestino da casa, e seu filho, Edinho. E só.

É certo, faltavam Sarney pai, Sarney filho, o genro de Sarney, Murad e sua filha, Andrea. Na festa da família, a foto ficou incompleta.

Mas, no que deveria ser a grande largada de uma líder de volta ao lar dos Leões estava ali apenas o sumo da família e agregados.

Pleiteando a volta ao berço esplêndido.
O povo do Maranhão dirá se têm sucesso.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

12 respostas para “Análise: O juízo final dos Sarney”

  1. leandro disse:

    adeus oligarquia sarna —adeus —o povo acordou do pesadelo sarney e tomou nojo, repugnância de oligarquia que saqueou o Maranhão por longos 50 anos de poderio e império. Desde que nascemos vemos as mesmas figuras que se sentem DONOS DO MARANHÃO e de SEU COFRE—O COFRE DO MARANHÃO A ALEGRIA SUPREMA DA FAMIGLIA, O LASTRO DE TUDO POR longos 50 anos . OLIGARQUIA BILIONÁRIA e com aposentadorias MILIONÁRIAS —75 000,00 —–55 000,00 por mês- QUE SORTE TEM A OLIGARQUIA SARNA — além de BILIONÁRIA ( de onde mesmo veio os BILHÕES DOS SARNEYS ??????????????????????) ainda tem aposentadorias MILIONÁRIAS—como DEUS foi bom com a oligarquia e seus laranjas —eternamente IMPUNES , SEMPRE LIVRES, LEVES E SOLTOS . QUE SORTE!!!!! mas longe do cofre por 3 ANOS 2 MESES E 9 DIAS —que tortura, não sabem viver sem ele , o amado cofre do MARANHÃO , mesmo tendo BILHÕES E MAIS BILHÕES —-mas quanto mais bilhões melhor não é mesmo ????. O MARANHENSE ACORDOU DO PESADELO SARNEY—-ACORDOU DO PESADELO ENGANA/ ENGANA—-sente vergonha do passado tenebroso , sente enganado, trapaceado, passado para trás pelos vigaristas eternos e NÃO VOTA MAIS EM SARNEYS, NÃO VOTA MAIS EM ENGANA/ENGANA, NÃO VOTA MAIS EM LARANJAS DOS SARNAS, NÃO VOTA MAIS EM VELHARIA CARCOMIDA, ENFERRUJADA DA ETERNA POLITICA MARANHENSE. VIVA A LIBERTAÇÃO DO MARANHÃO PELO COMPETENTE GOVERNADOR FLÁVIO DINO —NOVO MARANHÃO COM NOVOS POLITICOS —FORÇA JOVEM RENOVAÇÃO —

  2. Luiz disse:

    Bobagens, teremos outras alternativas fora de Dino Corrupto e Roseana Corrupta.
    Pode ser esse terceira via a realmente mudar o Maranhão, ja que flavio Dino mudou para pior.

  3. Ribeiro disse:

    Eu tó é a coragem desses políticos como Sarney, Lobão, João Alberto filhos e netos ainda se achar com garra pra pedir votos ao povo. Qual o discurso ? o passado deles, diz tudo enganaram o povo do Maranhão bastante, Basta minha gente.

  4. Sergio disse:

    essa terceira via quer me dizer que é o homem que desviou milhoes de uma prefeitura pobre como a de anajatuba?

  5. Heitor disse:

    o MARANHÃO desde 1935-1965= 30 anos de ERA VITORINO FREIRE—–1964-2014=50 anos de ERA SARNEY—OLIGARQUIA que mandou e desmandou , deixando o MARANHÃO com os piores indicadores sociais do Brasil, no atraso, na miséria e milagrosamente a OLIGARQUIA BILIONÁRIA e com aposentadorias MILIONÁRIAS—-são fatos comprovados na história —não é opinião , são verdades ocorridas no passado , não tem como contradizer. EM 2014 FINALMENTE O POVO DEU UM BASTA NA OLIGARQUIA SARNEY —-destronando do trono do Maranhão com a eleição do governador FLÁVIO DINO , que em 3 anos , 2 meses e 9 dias com trabalhos e esforços trouxe PROGRESSOS, DESENVOLVIMENTO E SIGNIFICATIVAS MELHORAS NA QUALIDADE DE VIDA DO POVO , já que o estado foi entregue uma SUCATA que sofreu rapinagem durante 50 anos de IMPUNIDADE, DE DÉSPOTAS QUE MANDAVA E AS OVELHAS DO PRESÉPIO OBEDECIA. Nos 50 anos de oligarquia e nas 4 gestões da rose escândalos dignos de jornal nacional e fantástico da rede globo, o Maranhão e o Brasil escandalizavam diante de tanto mau caratismo , de tanto deboche descarado. COM O COMPETENTE GOVERNADOR FLÁVIO DINO , reconhecido por especialistas, sites independentes, jornal de peso como FOLHA DE SP— site G1 DE NOTICIAS, etc como um dos melhores governadores do BRASIL , houve em somente 3 anos melhoras em alguns índices sociais , NESSE RITMO EM 50 ANOS ??????????? um exemplo –a mansão da praia—utilizada para festas sultanescas da SULTANA dos governos passados, para rega bofe com dinheiro público, caviar, lagostas e champagne francesa FOI TRANSFORMADA PELO GOVERNADOR FLÁVIO DINO NO PROJETO NINAR para crianças com microencefalia e dificuldades neurológicas. UMA MANSÃO DE PRAIA de custo caríssimo para os cofres públicos, para bajulação e exibição do PODERIO foi transformada no PROJETO NINAR….UMA GRANDE EVOLUÇÃO –UMA ENORME EVOLUÇÃO —-agora é uma gota d’água no oceano das necessidades ??? É SIM —- por mais que se fizer o ABISMO SOCIAL DEIXADO PELOS 50 ANOS DE OLIGARQUIA SARNEY nunca será totalmente CURADO —NO MÁXIMO COM MUITO TRABALHOS EM ANOS, ANOS E MAIS ANOS PODERÁ SER AMENIZADO —AMENIZADO —-foram décadas e décadas de abandono das necessidades do povo . O MARANHÃO PARA A OLIGARQUIA NÃO PASSAVA DE UMA PROPRIEDADE PARTICULAR , PARA USO E FRUTO DA FAMIGLIA. ISTO É CLARO COMO A LUZ DO SOL. VAMOS ANALISAR NOSSA HISTÓRIA em vez de ficar cuspindo para cima , o cuspe pode cair no rosto de quem cuspiu.

  6. Carlos disse:

    Flávio Dino dinovo com certeza é o Laranjal NINGUÉM quer laranja podre

  7. É triste vê pessoas que não enxerga um palmo na frente do NARIZ, que continua querendo os atrasos, alguns se acostumaram a puxar carroça, se acostumaram a viver na chibata, só muito sumo de mastruz para curar essa demência cronica que continua nas mentes de meia dúzia de gatos pingados querendo e tentando a volta do atraso? será que esses que tenta e querem a todo os custo a volta dos atraso , será que esses abnegados são realmente Maranhenses? ou são só ás viúvas acostumadas e ter contratinhos de políticos e não irem trabalhar? já acostumaram a mamar nas tetas do estado e agora estão querendo ás boquinhas de volta? os Maranhenses do bem, aqueles que tem caráter, dignidades, vergonha na cara, jamais irá querer sofrer novamente, é impossível de acreditar que em pleno século XXI ainda tem trouxas que goste de viver na chibata? será? isso deve ser piada de mal agorentos, o Maranhão e o seus habitantes, não merecem mais viver com pessoas descompromissadas com o social, já chega destes conterrâneos sofrerem nas mãos de pessoas perversas que só pensam no bem estar deles, que chegue logo outubro para que possamos ter ás certezas que os Maranhenses do bem se curaram e aprenderam a votar.

  8. joão disse:

    O JUSTO —seu comentário acima a mais absoluta VERDADE frase por frase . Mas com a internet, celular houve uma grande conscientização das pessoas que não se deixam mais serem enganadas , tapeadas por VIGARISTAS BILIONÁRIOS , CLEPTOCLÃ ETERNA . Mas devido ao atraso, a chibata dos sarneys durante 50 anos mantiveram as ovelhas do presépio / MARANHÃO sonolentas, hipnotizadas no cabresto .COM A ELEIÇÃO DO GOVERNADOR FLÁVIO DINO houve a libertação do MARANHÃO DAS GARRAS DOS ABUTRES e em 3 anos trouxe PROGRESSO e MELHORAS SIGNIFICATIVAS NA QUALIDADE DE VIDA DO MARANHENSE deixado pela oligarquia SARNEY com os piores indicadores sociais do Brasil, UMA VERGONHA DESUMANA E MEDONHA , mas todos nós sabemos que os SARNAS NÃO TEM VERGONHA NA CARA , aliás em lugar nenhum. É DESANIMADOR VER MARANHENSE PAGANDO O PATO DO ATRASO DEVIDO AOS 50 ANOS DE IMPÉRIO SARNEY E ainda ……defendendo essa oligarquia e seus laranjas. MAS CONFIEMOS EM DEUS , DEUS PODE MAIS , DEUS VENCE OS DEMÔNIOS SEMPRE.

  9. JOZIEL disse:

    MARANHENSES DO BEM, MARANHENSES DECENTE vejam novamente a fotografia do palanque —-VEJA AS FIGURAS—FIGURAÇAS — que vejo desde que me entendo por gente—-VOCÊS QUEREM ESSAS FIGURAÇAS ADMINISTRANDO NOVAMENTE O ==COFRE DO MARANHÃO ???????????????????????????????????????????????????????????????? QUE DEUS NOS LIVRE DO SATANÁS E SEUS COMANDADOS —QUE DEUS NOS PROTEJA DO MAL E DE SEUS COMANDADOS —-QUE DEUS NOS PROTEJA E PROTEJA NOSSO MARANHÃO DO MALÍGNO . SÓ DEUS NA CAUSA —SÓ DEUS E NOSSOS VOTOS EM FLÁVIO DINO —FLÁVIO DINO 2018—estaremos livres para sempre do MAL.

  10. Lizaldo Nobre disse:

    Obra: SONETO
    Título: MAU, SÓ, AO LÉU (MAUSOLÉU)

    Autor: Benigno Dias

    Cai um SOL em seu triste ocaso

    Mergulha a noite num clarão

    A estrela que volta a brilhar

    É uma beta de escorpião

    Após anos na vala comum

    Mortos fazem rebelião

    Duma vez todos se exumam

    Dando o lugar ao VESPILÃO

    Grande Maranha significa,

    Assim falou padre Vieira,

    “Mesma coisa que Maranhão”

    Mas se o vigário fosse vivo

    Veria que seu dito valeu

    Enquanto “Sarnê” foi mandão.

    GLOSSÁRIO:

    * Ocaso: o pôr-do-sol

    Beta de Escorpião: estrela que, na bandeira nacional, representa o Maranhão.

    Vespilão: no Império Romano, coveiro que enterrava os pobres em valas comuns.

    Maranha: negócio intrincado, astúcia, mentira……etc.

  11. O Analista disse:

    O Maranhão precisa de um Governador acima dessa polarização (Sarney x Anti-Sarney).
    Isso já está ficando enfadonho para não dizer manjado.

    O Maranhão clama um Governador de VERDADE.

    Flávio DINO é um Comunista MENTIROSO.

  12. joão disse:

    FLÁVIO DINO O MELHOR GOVERNADOR DA HISTÓRIA DO MARANHÃO –DESDE 1935 ATÉ 2014—-80 anos perdidos na roubalheira e rapinagem da era vitorino e dos 50 anos de oligarquia sarna. FLÁVIO DINO querendo ou não é considerado o MELHOR GOVERNADOR DO MARANHÃO DE TODOS OS TEMPOS e na atualidade do BRASIL —por analistas independentes, por site de notícias, por jornais sérios —-SÓ DE TER LIVRADO O MARANHÃO DAS GARRAS DOS ABUTRES ==SARNAS=== já valeu tudo além de uma competente administração. Houve grandes melhoras num Maranhão entregue uma sucata pela engana/engana — A OLIGARQUIA dominou tudo e todos saíram na marra do poder com os votos dos maranhenses do bem, dos maranhenses decentes, dos maranhenses que tem vergonha na cara de ter sofrido por 50 anos na chibata dos sarneys—-saíram BILIONÁRIOS ( de onde veio os bilhões dos sarnas ????????) e ainda tem defensores da CLEPTOCLÃ ( novo nome criado pelo dep CARLOS MINC) minha avó dizia que trouxas , burros NÃO ACABA NUNCA . E É VERDADE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens