Fechar
Buscar no Site

O início da atuação parlamentar dos governistas e oposicionistas na Assembleia

A sessão plenária desta quarta-feira (13) da Assembleia Legislativa foi uma vitória dos governistas para os oposicionistas. O principal assunto das discussões foi o fechamento do Hospital de Matões para reforma.

Desde a semana passada, o assunto vem sendo discutido no plenário, inclusive com pedido de explicações por parte da Secretaria de Saúde, feito pelo deputado Adriano Sarney (PV). Já Wellington do Curso (PSDB) preferiu a exibição nas redes sociais, como é sua característica.

O fato é que enquanto os oposicionistas buscam se aproveitar da Fake News em relação ao fechamento da unidade de saúde, governistas estão unidos para ajudar os 14 municípios que são diretamente beneficiados com o Hospital de Matões.

O líder do governo, deputado Rafael Leitoa (PDT), explicou que o governo já se reuniu com os secretários municipais da regional que abrange a unidade hospitalar para pactuar, em consenso, como o Hospital funcionará após a reforma.

O discurso de Leitoa foi seguido de elogios e explicações de vários outros deputados. Médico, Yglésio (PDT) explicou a dificuldade herdada pelo atual governo em relação aos hospitais de 20 leitos.

“É um legado do antigo sistema de construção de unidades de saúde no Maranhão dos idos aí de 2010 a 2014. Hospitais de vinte leitos encontram uma dificuldade fundamental, que é o financiamento. Eles não são financiados pelo Ministério da Saúde. Não é reconhecido. É um peso grande na conta do Estado”, esclareceu Yglésio.

Quem também entrou no assunto foi Wendell Lages (PMN). Assim como Yglésio, ele participou de reunião ontem com o secretário de saúde, Carlos Lula, e saiu satisfeito com o resultado.

Outros deputados governistas como Ciro Neto (PP), Ricardo Rios (PDT), Antonio Pereira (DEM), Helena Duailibe (SD), Marco Aurélio (PCdoB) e Dra. Thaíza (PP) elogiaram os esforços realizados pelo governo do Estado no sentido de reorganização de todo o sistema de saúde, e apresentaram soluções para diminuir os impactos do fechamento temporário do Hospital de Matões.

Enquanto os governistas lutam pelos reais interesses da população, a oposição só quer se aproveitar da situação para criticar o governo, sem efetividade alguma.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens