Fechar
Buscar no Site

O histórico de erros graves do Instituto Ibope no Maranhão

O instituto Ibope divulga, no próximo dia 23, pesquisa para governador e senador do Maranhão. Mais uma vez, a pesquisa foi contratada pela TV Mirante, de propriedade da família Sarney. Vale lembrar que em eleições no Maranhão, o Ibope coleciona uma série de erros graves.

Assim foi na disputa para governador do Maranhão há quatro anos. O Ibope chegou a divulgar que Flávio Dino tinha 42% e Lobão Filho 30%. Com a abertura das urnas, Dino alcançou 63% dos votos válidos, contra 33% de Edinho, uma diferença exorbitante, bem diferente dos índices divulgados pelo instituto.

Para o Senado também não foi diferente. O IBOPE na última pesquisa indicava que Gastão Vieira seria eleito com 51% dos votos contra 40% de Roberto Rocha. O resultado foi totalmente inverso: Rocha foi eleito senador com 51,54% contra 44,48% de Gastão.

Em 2006, o Ibope colocava que Roseana Sarney ganharia em 1º turno com 70%. Roseana teve 47,21%. Em 2008, por exemplo, o instituto realizou pesquisa em que apontava João Castelo (PSDB) com 46% das intenções de votos, enquanto Flávio Dino (PCdoB) aparecia com 24%. Ao término da apuração, Flávio Dino foi para o 2° turno com 34% dos votos. Ou seja, 10 pontos percentuais a mais que o índice previsto pelo Ibope.

O Ibope tem também uma série histórico de erros em eleições em São Luís.

Na disputa para prefeito de São Luís, em 2012, o Ibope divulgou pesquisa de primeiro turno apontando João Castelo com 29% das intenções de voto e Edivaldo 26%. Com a apuração oficial, Edivaldo venceu com 36,44% dos votos válidos, contra 30,60% de Castelo. O Ibope falhou no seu prognóstico. Já no segundo turno, o Ibope deu Castelo com 36% e Edivaldo 31%. Com 100% das urnas apuradas, Holanda recebeu 56,06% dos votos. Castelo, por sua vez, recebeu 43,94% dos votos válidos.

Na eleição para prefeito de São Luís em 2016, o Ibope apontou que, a quatro dias do pleito, Edivaldo Holanda Júnior tinha 42% e iria para o segundo turno com Wellington do Curso que pontuava com 32% das intenções de voto. Ao abrir as urnas o resultado foi Edivaldo com 45.66% e Eduardo Braide com 21.34%.

Mais uma vez o Ibope errou feio.

O ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes chegou a questionar, certa vez  em entrevista à Rede TV, a lisura do Ibope e declarou que o proprietário, Carlos Augusto Montenegro, é capaz de “vender a própria mãe” para ganhar dinheiro.

Enfim, restar aguardar o Ibope se aproximar da realidade no dia 23 ou catalogar mais um erro em eleições no estado.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

11 respostas para “O histórico de erros graves do Instituto Ibope no Maranhão”

  1. Mandioca disse:

    O principal erro que Deus comete é permitir que um verme da tua envergadura, um analfabeto de pai e mãe continue a excretar imbecilidades pela cloaca.
    Tu sabes que as ferramentas afiadas e pontiagudos das profundezas do inferno te aguardam, como aguardam à todos os lacaios que adoram bandidos e assassinos.

  2. Gean disse:

    Esse tal Ibope vai querer manipular a pesquisa, mas nós maranhenses já sabemos que a vitória é do Flávio Dino.
    A maldita família Sarney vai tentar tomar o poder na justiça porque com votos eles não ganham.

  3. José Araújo disse:

    Éguas mandioca, então tu tá lascado, vc adora a OLIGARQUIA MORIBUNDA.

  4. Eduardo disse:

    Eita mandioca contra fatos não há argumentos, por isso vomita ódio. Dinovo 65.

  5. Carlos disse:

    É claro que vão favorecer a “guerreira” de alguns.a mesma coisa esse instituto fez com a Marta Suplicy quando foi candidata a primeira vez a prefeita de São Paulo, nas pesquisas o tal Ibope sempre mostrava ela em terceiro ou quarto lugar quando na verdade ela disputava tecnicamente empatada com Paulo Maluf, eles mostraram nessa situação o Mário Covas que era do PSDB e a Marta na época era do pt a candidata na época processou o farcante instituto. Esse instituto é uma farsa já prejudicaram muita gente. A total audiência da tv Globo é a prova principal da desfaçatez desse instituto aquilo não existe.esse instituto é um braço da tv Globo

  6. antonio carlos disse:

    EM 2014, A ÚLTIMA PESQUISA DO IBOPE NO MARANHÃO, 2/10/2014, PARA GOVERNADOR, TEVE OS SEGUINTES NÚMEROS: FLÁVIO DINO 49% LOBÃO FILHO 32% SAULO 1% PEDROSA 1% NULO/BRANCO 6% INDECISOS 11% COM MARGEM DE ERRO +/-3% LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO SOMENTE OS VOTOS VÁLIDOS OS NÚMEROS FORAM ESTES: FLÁVIO DINO 59,03% LOBÃO 38,55% SAULO 1,21% PEDROSA 1,21% COM A MESMA MARGEM DE ERRO +/-3% NÃO É UM ERRO TÃO GRAVE ASSIM, É? AGORA QUERER COMPARAR OS NÚMEROS DAS PESQUISAS, COM SUAS MAIS DIVERSAS VARIAÇÕES, COM OS NÚMEROS FINAL DA APURAÇÃO, É QUERER DEMAIS, NÃO É?

  7. Heliton disse:

    Vixi mandioca, porque estas tão revoltado? Acontece mandioca, que o povo do maranhão estão farto dos mesmo, chega de sarneys, loboes, rochas, castelos. Esta cambada de ladrões que sempre usurparam o maranhão.

  8. Carlos Sousa disse:

    Mandioca lacaio da oligarquia DESGRAÇADA te acalma… a mandioca vai entrar literalmente em ti é só em Outubro… tá chorando antecipado… kakakakakakaka XÔ SATANÁS… XÔ jogadora de pife… XÔ mandioca chorona!!! Kakakakakakaka

  9. Carlos Sousa disse:

    Mandioca lacaio da oligarquia desgraçada te acalma a mandioca vai entrar literalmente em ti é só em Outubro… tá chorando antecipado… kakakakakakaka… XÔ Oligarquia Desgraçada nunca mais… XÔ jogadora de pife… XÔ mandioca chorona!! É 65 Dinovo!!

  10. Jonx disse:

    Égua do mandioca desesperado,aceita
    Calado que dói menos

  11. Manoel Henrique disse:

    O Ibope passa o tempo todo tentando manipular a opinião pública mediante pesquisas fraudulentas. Ao final, para não ficar feio, tentam remediar e se aproximar o máximo possível da realidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens