Fechar
Buscar no Site

O tapetão e o ‘fantasma’ do caso de Jackson Lago

Anelise Nogueira Reginato, juíza eleitoral de Coroatá, no Maranhão, determinou a inelegibilidade por oito anos do governador Flávio Dino por suposto abuso de poder econômico nas eleições municipais de 2016.

A ação, movida há dois anos e aceita por Reginato às vésperas das eleições, partiu da coligação “Coroatá com a força de todos”, liderada por Teresa Murad, mulher do ex-secretário de saúde de Roseana Sarney, Ricardo Murad. Dino foi acusado pela coligação de usar o programa de asfaltamento de ruas do governo para beneficiar Luís de Amovelar, do PT, candidato a prefeito de Coroatá em 2016.

A magistrada cita um áudio no qual o secretário de Comunicação Social e Assuntos Políticos do Maranhão, Márcio Jerry, teria prometido a entrega do asfasto “com as eleições (…) dia 2 de outubro”.

Em seu twitter, Dino afirmou que ele o vice-governador Carlos Brandão Junior não estão inelegíveis para estas eleições. “O resto é a velha prática do grupo Sarney/Murad. Estão com síndrome de abstinência de privilégios. Aí ficam inventando coisas sem sentido.”

Como a decisão é em primeira instância, Dino não será impedido de concorrer. Segundo interlocutores do governador, o principal risco, caso ele se reeleja, é a partir de 2019, quando a ação deve chegar ao Tribunal Regional Eleitoral. Uma decisão desfavorável a Dino poderia levar a uma cassação de seu mandato, que teria de ser confirmada no Tribunal Superior Eleitoral.

O caso preocupa ao se lembrar a campanha judicial contra Jackson Lago, governador do Maranhão eleito em 2006, falecido em 2011. Ele foi acusado de abuso de poder econômico e de compra de votos por Roseana Sarney, que ficou em segundo lugar no pleito. Em 2009, o TSE julgou a ação movida pela filha de José Sarney e decidiu, em votação apertada, anular os votos de Lago e de seu vice por abuso de poder num golpe judicial perpetrado contra um governador eleito legitimamente. À época, o tribunal ordenou a diplomação de Roseana.

Em 2010, Jackson Lago disputou novamente ao governo do Maranhão e o grupo Sarney tentou novamente boicotá-lo alegando que a candidatura pedetista estava sub judice e que seus votos não seriam válidos. Os veículos de comunicação sarneisistas e aliados trataram de disseminar no interior do estado que Jackson não era candidato e que seus votos seriam anulados. Fizeram isso durante toda a campanha. Apenas a poucos dias das eleições, por força e influência da oligarquia, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) liberou o registro de candidatura de Lago. O Ministério Público do estado questionava a candidatura de Lago por ele ter sido cassado em abril de 2009.

A equipe do governo estadual confia que o clima no judiciário local e nacional mudou desde então. Eles se apegam a uma decisão favorável a Luciano Leitoa (PSB), prefeito de Timon e aliado de Dino. Leitoa sofreu ação semelhante como a de Dino: foi acusado de abuso de poder político pelo uso eleitoral do programa Mais Asfalto. De acordo com interlocutores do governador maranhense, a acusação contra Leitoa não prosperou no TRE.

Apesar de analisar que há uma jurisprudência favorável, quadros próximos a Dino preocupam-se com o “fantasma” do caso de Lago, até pelo ambiente desfavorável no judiciário nacional em relação ao caso de Lula. Ex-juiz federal, Dino confia que a condenação será revertida na Justiça, mas a conjuntura política inspira cuidados.

(Com informações da Carta Capital)

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

7 respostas para “O tapetão e o ‘fantasma’ do caso de Jackson Lago”

  1. Capelobo Junior disse:

    Nesse momento aparecem tantos analfabetos políticos, mas sabemos quem são eles!!! Exaltam tanto o ex juiz por ser conhecedor das leis. Querem fazer comparações com Jackson lago, é importante salientar que nem a familiar do falecido quer aproximação do atual governador, outra coisa quem saiu espalhando nos quatro cantos do maranhão que ele estava inelegível foi flavio dino, mas parecem que tem memoria curta, até entendo que estão defendendo o seu ganha pão. o contraste de tudo isso é que esse cidadão se gaba de seu ex juiz e conhecedor das leis e estava fazendo toda essa presepada. Pimenta nos olhos dos outros é refresco.

  2. Francisco barbosa disse:

    rosigana nunca mais chau e 65 de novo papai

  3. Mandioca disse:

    TODA cassação de mandatos realizados pela “justiça” ou pelas casas parlamentares (Câmaras e Senado) é Imoral, é GOLPE.
    A cassação de Jakson não poderia ser diferente, foi GOLPE, da mesma forma que foi GOLPE o afastamento de Dilma, de Collor e centenas de prefeitos pelo Brasil afora. Aliás, depois que a Alumar acabou, digo que a maior indústria do Maranhão é a indústria de cassação de prefeitos, pelo menos é a que envolve MAIS DINHEIRO (né mesmo turma da máfia de toga preta?). O POVO coloca, só o POVO tira.
    Zé Reinaldo quando Governador ( foi preso por isso ) saqueou o estado do Maranhão para eleger Jakson Lago Governador e flávio dino ( sempre com minúsculas por motivos muito mais que óbvios) Deputado Federal. Foram centenas de milhões de reais comprando consciências e votos, foi um derrame de dinheiro que afundou mais ainda este mais do que miserável estado.
    Zé Reinaldo melava o bico com fartas doses de “12 anos” e dizia sem se importar com que estivesse por perto ( pessoas ligadas ao Chiquinho ESCROQUE estavam ), que ACABARIA com o estado, mas derrotaria Sarney.
    A Justiça não deveria ter permitido tamanho descalabro, a Justiça eleitoral deveria ter tornado Jakson INELEGÍVEL (como está fazendo com dino agora ) naquele instante, ANTES DAS ELEIÇÕES, deixar o POVO eleger Jakson e depois cassa-lo foi golpe sim, da mesma forma que é golpe querer cassar os marginais que governam Coroatá.
    Só quem pode dar um pé na bunda da corja dos “Almovelar” é o povo de Coroatá que os colocou onde estão.

  4. Mandioca disse:

    “Em 2010, Jackson Lago disputou novamente ao governo do Maranhão e o grupo Sarney tentou novamente boicotá-lo alegando que a candidatura pedetista estava sub judice e que seus votos não seriam válidos. Os veículos de comunicação sarneisistas e aliados trataram de disseminar no interior do estado que Jackson não era candidato e que seus votos seriam anulados.”

    MENTIRA, MENTIRA, MENTIRA,
    Quem espalhava essa MENTIRA de que os votos de Jakson seriam ANULADOS era flávio dino que almejava ir para o segundo turma com Roseana.
    EU vi dino afirmar essa mentira em Bacabal e em Imperatriz
    A família de Jakson Lago e os antigos correligionários dele sabem disso, Pergunta se os filhos de Jakson PELO MENOS falam com dino?
    Pergunta em quem a viúva de Jakson e os filhos dele irão votar?

    Pergunta para Rubem Brito, Aziz ou algum ex Pedetista AUTÊNTICO se eles votam em dino?
    Em tempo, Roseana elegeu-se no primeiro turno dando uma surra em Jakson e flávio dino JUNTOS.

  5. Mandioca disse:

    “Apesar de analisar que há uma jurisprudência favorável, quadros próximos a Dino preocupam-se com o “fantasma” do caso de Lago, até pelo ambiente desfavorável no judiciário nacional em relação ao caso de Lula. Ex-juiz federal, Dino confia que a condenação será revertida na Justiça, mas a conjuntura política inspira cuidados.”

    UÉ?
    dino e caterva não vociferaram que iriam limpar a bunda com o despacho da Juíza?
    Não disseram que simplesmente iriam IGNORAR o “gesto tresloucado” da magistrada?
    A decisão não era monstruosa?

  6. LEOMAR disse:

    ESSA MALDITA OLIGARQUIA SARNEY-ROSE ENGANA —–BILIONÁRIOS X MARANHÃO NA MISÉRIA —- ESTÃO DESESPERADOS PELO =COFRE DO MARANHÃO= QUEREM O COFRE UTILIZA DE TODOS OS MEIOS , BRUXO – COMPADRE ( full time ) nas bruxarias, satanás, demônios, o inferno NÃO ACEITAM QUE O POVO MARANHENSE TOMOU NOJO , ASCO, VERGONHA DE SARNEYS—ROSE ENGANA—MURADS—-LOBÕES —( cruz credo –xô satanás — para o inferno —o inferno está esperando …..xô ) VAMOS TODOS NÓS DEFENDER NOSSO MARANHÃO DOS ETERNOS LADRÕES- LADRONA —-RATÕES- RATAZANA DE BILHÕES DE DINHEIRO PÚBLICO DO MARANHÃO/BRASIL —-VAMOS DEFENDER NOSSO MARANHÃO VOTANDO FICHA LIMPA—— FICHA LIMPA —FICHA LIMPA —-e ……e……e…….. adeus ratões ……adeus ratazana …..adeus …..MARANHÃO LIBERTO PARA SEMPRE —-VIVA NOSSO MARANHÃO —-VIVA O MARANHÃO DE FLÁVIO DINO —– AVANTE MARANHÃO COM DEUS E NOSSOS VOTOS EM FICHA LIMPA —-COM DEUS VENCEMOS E VENCEREMOS SEMPRE —-COM DEUS —-DEUS —-DEUS .. DEUS PODE MAIS …..SEMPRE.——PODER MAIOR DE DEUS . VITÓRIA DE DEUS….SEMPRE.

  7. LEOMAR disse:

    MARANHENSES DO BEM —DECENTES=====CRISTÃOS ….. VAMOS UNIR NOSSAS FORÇAS NA DEFESA DO NOSSO MARANHÃO —-TODOS OS CRISTÃOS SABEM DE COR E SALTEADO O MAL QUE OS DEMÔNIOS, AS TREVAS, LÚCIFER E SEUS COMANDADOS CAUSAM NA TERRA, TRAZENDO MISÉRIAS, DOENÇAS, O PIOR PARA O CRISTÃO , PARA TODOS QUE TEM FÉ EM DEUS. AS TREVAS UTILIZA DE BRUXOS = BRUXARIAS A PESO DE OURO , OURO PURO , MUITO OURO , DEMÔNIOS GOSTAM DE OURO, OURO, OURO ,,,,,, PARA EXECUTAR SUAS DESTRUIÇÕES —— o SATANÁS teve a petulância de atentar até a JESUS NO DESERTO —vejam aonde as trevas chegam …….. vamos todos em nossas IGREJAS – TEMPLOS DE DEUS- DE JESUS – ORAR PEDINDO PROTEÇÃO PARA NÓS, PARA O MARANHÃO, PARA O BRASIL ,( a cada dia mais assistimos o ataque das trevas, dos demônios, de satanás e seus comandado) QUE A FORÇA DA JUSTIÇA DIVINA CAI SOBRE TODO MAL, BRUXARIAS, FEITIÇARIAS, POIS O PODER DE DEUS TUDO PODE —TUDO VENCE -DEUS É O SENHOR DO UNIVERSO —-vamos unir e orar pois as trevas, o mal infinito, lúcifer e seus vassalos estão no ataque , querem desesperados o COFRE DO MARANHÃO — MAS, MAS, MAS, TEMOS DEUS E NOSSOS VOTOS EM FICHA LIMPA PARA NOS PROTEGERMOS E PROTEGERMOS NOSSO MARANHÃO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens