Fechar
Buscar no Site

O custo Sarney para o Maranhão

unnamed

Durante 50 anos de domínio da oligarquia Sarney, os cofres públicos do Maranhão eram constantemente saqueados por desvios em todas as áreas, alguns com cifras bilionárias, como no caso da saúde. O desperdício era habitual na administração oligárquica, e o favorecimento era palavra de ordem, sobretudo aos mais próximos do clã.

Na segunda-feira (17), o governador Flávio Dino inaugurou mais uma mega unidade do Viva e a diferença entre o custo-benefício comparado com a unidade que existia no Shopping Jaracaty – que é de propriedade da família Sarney – chega a ser abissal. A discrepância entre as duas unidades demonstra os desmandos que eram cometidos com o dinheiro público no Maranhão e a mudança que está em curso.

O custo mensal do Viva do Shopping Jaracaty era de R$ 67.717,37, enquanto no Shopping da Ilha o Governo vai gastar R$ 27.500,00 todo mês. A economia de quase 40% entre as duas unidades é ainda mais significativa quando se compara com os serviços oferecidos. Mesmo gastando bem mais, o Jaracaty só possuía 07 postos de atendimento e 19 guichês, e oferecia os serviços: RG, Balcão do Cidadão, Detran, Carteira de Trabalho, seguro desemprego e TRE.

Mesmo operando com 40% menos recursos, a mega unidade do Shopping da Ilha, que possui o dobro do tamanho do Jaracaty com 600m², possui 20 postos de atendimento e 61 guichês, e oferece aos usuários os serviços de: RG, antecedentes criminais, Balcão do Cidadão, Procon, Carteira de Trabalho, seguro desemprego, Detran, Semfaz, Caema, Jucema, Banco Pag Fácil e Caixa Econômica Federal.

O Viva, que mais que dobrou suas unidades durante a gestão do governador Flávio Dino, é um dos exemplos das mudanças que estão acontecendo e do zelo com a máquina pública e com o dinheiro dos maranhenses. E esse exemplo é também um dos que confirma que o custo Sarney sempre foi muito alto para o estado.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens