Fechar
Buscar no Site

Nova espécie de peixe é descoberta no Maranhão

Peixe é endêmico do rio Preguiças e do rio Munim

Uma nova espécie de peixe foi encontrada dentro da área do Parque Nacional de Lençóis Maranhenses. A descoberta foi publicada recentemente na revista ZooKeys, em um artigo científico descrevendo a nova espécie de peixe, demoninada Hyphessobrycon piorskii. A espécie é endêmica sendo encontrada apenas entre o rio Preguiças e o rio Munim, ambos no estado do Maranhão.

O Parque é a única unidade de conservação de proteção integral na área de ocorrência da espécie. As atividades de campo da pesquisa foram autorizadas no SISBIO e tiveram apoio logístico do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O nome da espécie homenageia o professor, doutor Nivaldo Magalhães Piorski, pela sua contribuição no conhecimento ictiológico do estado do Maranhão. O professor Nivaldo, inclusive, participou da elaboração do Plano de Manejo do Parque de Lençóis Maranhenses em 2002.

O autor do artigo é o mestrando do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação da Universidade Federal do Maranhão Erik Cristofore Guimarães. Leia aqui

Comunicação ICMBio

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens