Fechar
Buscar no Site

Notas Rápidas

O início e o “fim” de Dino

O senador e futuro ministro do STF, Flávio Dino, fez uma publicação onde registra o início e o “fim” da sua passagem pela política. Dino postou uma foto de sua passagem pela Câmara Federal, quando foi eleito em 2006 deputado federal, após deixar o cargo de juiz federal após 12 anos (1994 a 2006), e uma outra foto no Senado, onde fica até o dia 21 deste mês antes de tomar posse no Supremo Tribunal Federal.

“Na Tribuna da Câmara, na condição de deputado federal; na Tribuna do Senado, no mandato de senador. Muitos anos entre um momento e outro, muitas experiências, bastante aprendizado. Sou grato”, disse Dino.

Não se sabe mesmo se será o fim de Flávio Dino na política. Em um ato recente na Alema, ele deixou essa possibilidade em aberto e não descartou uma volta à política no futuro. “Quando eu fico triste, eu vejo as eleições dos Estados Unidos, o Biden e o Trump, um com 79 anos, outro com 82, eu digo: ‘eu estou na faixa etária daqui a 20 anos’. Pode ser que volte em igual condição, mas claro, tal qual Ulisses da mitologia, que viajou para voltar aos braços de Penélope, a política do Maranhão é a minha Penélope, e a ela eu pretendo retornar, sobretudo um dia, se Deus me der vida e saúde”, disse.

Indicado pelo presidente Lula ao STF, Flávio Dino poderá ficar na Corte até 2043. Dino tem 55 anos de idade e ministros do Supremo se aposentam compulsoriamente aos 75. Alguns aliados avaliam que Dino pode se aposentar integral como ministro no STF daqui a alguns anos e ser o sucessor do presidente Lula nas eleições de 2030, caso o petista consiga se reeleger no pleito de 2026.

Josimar defende Valdemar

Os deputados federais Josimar de Maranhãozinho e Detinha saíram em defesa do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto. “Minha solidariedade ao companheiro e amigo Valdemar da Costa Neto nesse momento difícil em que o mesmo segue vítima de perseguições. Conheço e confio em Valdemar, sei da sua integridade e compromisso. Não podemos aceitar essa situação arbitrária motivadas por questões políticas”, disse Josimar. Detinha replicou a postagem do marido.

Prisão

Valdemar foi alvo de um mandado de busca e apreensão em operação da Polícia Federal. Os policiais encontraram na residência dele um revólver com o registro vencido e uma pepita de ouro de 39 gramas, que não tinha origem declarada. Com isso, ele acabou sendo preso em flagrante por posse ilegal de arma e usurpação de bens da União.

O ‘virote’ de Brandão

O governador Carlos Brandão aproveitou a abertura da programação oficial do Carnaval do Maranhão para marcar presença no corredor da folia. Em um dos camarotes, Brandão, empolgado, cedeu a um desafio do cantor  Gusttavo Lima e tomou um gole de pinga com o ‘Imperador’ durante apresentação noite desta sexta-feira(9), no Circuito Litorânea, em São Luís. Serão R$ 15 milhões para custear 16 atrações nacionais ao longo de cinco dias de folia. Veja no vídeo acima.

Retorno na quinta

A Câmara de Vereadores de São Luís e a Assembleia Legislativa retornam às suas atividades na próxima quinta-feira (15). A pausa nos trabalhos ocorre em função do feriado prolongado de carnaval seguido da quarta-feira de cinzas.

Madre Deus 

O Carnaval da Madre Deus começa neste sábado (10), quando a Prefeitura de São Luís inaugurará o circuito oficial da festa no bairro e entorno, a partir das 17h30. A Prefeitura segue com uma programação até terça-feira (13), que iniciou ainda nas prévias e continua diversificada, ao som dos blocos tradicionais, marchinhas carnavalescas dos blocos alternativos, tambor de crioula, tribos de índio, turmas e grupos de samba. Tudo com o sotaque, cores e batuques dos artistas e grupos maranhenses. Durante os quatro dias de Carnaval, as atrações se apresentarão em dois palcos, sendo um na Vila Gracinha e outro no Ponto de Fuga. Neste primeiro dia de festa passam pelo palco da Vila Gracinha, a partir das 17h30, o cortejo das tribos de índio, tambor de crioula Milagre de  São Benedito de Dona Nilza, bloco tradicional Os Vampiros, grupo de samba Espinha de Bacalhau, escola de samba Turma do Quinto e banda Mixiricu. Já no palco Ponto de Fuga, as atrações começam às 18h com tambor de crioula Crioulos e Crioulas; bloco tradicional Os Trapalhões; banda Fábio Alta Tensão; bloco do Azedinho: e Bicicleta do Samba.

Bolsonaro nega golpe

Alvo de operação da Polícia Federal, o ex-presidente Jair Bolsonaro minimizou a minuta que previa declaração de estado de sítio e decretação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), encontrada em sua sala na sede do PL, em Brasília, durante cumprimento de mandado de busca e apreensão. Ele negou ter relação com o documento e disse que era peça de um processo solicitado por ele para tomar conhecimento. “Esses papeis que foram encontrados lá pela manhã vazaram e caiu o mundo na minha cabeça, de que ali estava a prova do golpe. Rapidamente conversei com os meus advogados e procurei saber como aqueles papeis estavam lá. Eram peças de um processo que o advogado havia conseguido junto ao ministro Alexandre de Moraes, que é o relator daquele outro inquérito. Então, era peça de processo”, disse à TV Record.

‘Não tenho nada com isso’

Questionado se seu governo tramou um golpe, Bolsonaro voltou a negar e citou o ato golpista de 8 de janeiro. “Esses termos, golpe de Estado, abolição do Estado Democrático de Direito, são completamente… não é nem equivocado, é um crime falar nisso daí. O pessoal do 8 de janeiro, no meu entender, foi levado numa armadilha da esquerda, mas o que aconteceu foi baderna, ninguém tentou de forma violenta, usando armas, como estão sendo acusados e condenados – disse o ex-presidente. – E outra coisa, 1.500 pessoas partiram para um golpe e ninguém sabia de nada? Querem jogar a responsabilidade para mim, mas eu não estava no Brasil. Como eu vou dar golpe fora do Brasil e quando os comandantes militares, que eram novos naquele 8 de janeiro, foram nomeados por mim como presidente a pedido do Lula? Eu não tenho nada com isso e aquelas pessoas, no meu entender, estão sendo injustamente condenadas. Nunca existiu uma tentativa de golpe no Brasil durante meu governo. Eu discutia tudo com todos os meus 23, depois 22 ministros. Sobre tudo o que acontecia, exatamente para me precaver”, disse.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens