Fechar
Buscar no Site

Notas Rápidas

O apoio de Brandão nos grandes municípios

Após assumir o comando do PSB no estado, o governador Carlos Brandão anunciou apoio ao deputado federal Duarte Jr. na eleição para prefeito de São Luís em 2024. Se será uma candidatura única do grupo ou se a estratégia melhor será lançar vários nomes para enfrentar o prefeito Eduardo Braide(PSD), isso dependerá de pesquisas que serão realizadas, como informou o próprio governador em reunião com dirigentes partidários da base aliada.

Além de São Luís, o partido de Carlos Brandão já tem candidatos definidos nos demais municípios da Grande Ilha. Em São José de Ribamar o PSB terá como candidato à prefeitura o presidente da Câmara, Dudu Diniz, que também tem o apoio da presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale. Em Paço do Lumiar, o nome que será apoiado pelo governador é o do advogado e empresário Fred Campos. Já em Raposa o ex-prefeito José Laci contará com o apoio de Brandão.

Em relação a outros municípios grandes, o governador Carlos Brandão deve definir no fim de janeiro ou no mais tardar até depois do carnaval.

É o caso, por exemplo, de Timon, onde Brandão tenta reunir a oposição em torno do deputado Rafael para enfrentar a atual prefeita Dinair Veloso. Em Caxias, Brandão tem preferência pelo nome da presidente do PSDB, Lycia Waquim, filha da secretária-chefe de Gabinete do Governo do Maranhão, Luzia Waquim. No entanto, Fábio Gentil tem resistido à indicação do governador e deve bater o pé pelo sobrinho, já que alega não ter perdido eleição na cidade. Em Bacabal, o deputado Roberto Costa deve sair candidato e espera ter o apoio do governador, assim como Vinicius Vale em Barreirinhas, a prefeita Belezinha em Chapadinha e o prefeito Rigo Teles em Barra do Corda. Em contrapartida, em Pinheiro a ex-deputada Thaiza Hortegal, apoiada pelo prefeito Luciano Genésio, não deve ter o apoio do governador. Em outros municípios, onde há mais de um aliado, Brandão deve adotar a neutralidade.

Brandão no ato de Lula pelo 8 de janeiro

O governador Carlos Brandão(PSB) confirmou ao blog do John Cutrim que estará presente no ato organizado pelo Palácio do Planalto no 8 de janeiro. Já governadores que já estiveram alinhados com o ex-presidente Jair Bolsonaro sinalizam que devem faltar. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), é um dos que levará falta. Ele está em viagem à Europa e retorna ao Brasil apenas em 9 de janeiro, dia seguinte ao evento. Ibaneis Rocha (MDB), governador do Distrito Federal; Jorginho Melo (PL), de Santa Catarina; e Claudio Castro(PL), governador do Rio de Janeiro, também não deverão comparecer.

Braide desmente fake

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), negou que multas estariam sendo aplicadas por radares municipais em veículos que trafegam sem licenciamento pela capital. “A turma da Fake News não cansa mesmo! 1. A taxa de licenciamento de veículos é estadual; 2. Não existe aplicação de multa por radares do Município em veículos sem licenciamento”, explicou.

SMTT nega multas

O titular da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de São Luís, Diego Rodrigues, explicou a situação. “Não existe multa automática, que detecta licenciamento atrasado, feita por sensor de radar. É multa feita com talonário normal, não é multa feita por sensor. Está escrito RADAR na multa, porque o nome do sistema, como um todo, é Radar. O nome do sistema utilizado é “RADAR”, mas isso não implica que os radares de trânsito estejam registrando automaticamente veículos com licenciamento atrasado”, detalhou.

Só em 2024

A votação do Orçamento de 2024 da Prefeitura de São Luís deve ocorrer só em janeiro de 2024. A Comissão de Orçamento, Finanças, Planejamento e Patrimônio Municipal (COFPPM) da Câmara de São Luís continua analisando as 72 emendas apresentadas ao projeto. Vale ressaltar que uma decisão judicial determina que o Orçamento seja aprovado da forma original que foi enviado pelo executivo municipal.

Nenhuma proposta

O deputado federal maranhense Wolmer Araújo (Patriota) é listado como um dos parlamentares que não apresentaram nenhuma proposta em 2023. No entanto, Wolmer assumiu o mandato agora em dezembro. Assim como ele, outros suplentes em exercício que assumiram recentemente também figuram no ranking com menos apresentação de propostas de autoria própria: Luciano Galego(1), Paulo Marinho Jr.(4), Henrique Jr. (4), Mariana Carvalho(5), Silvio Antonio(5), e Dr. Allan Garcês(16).

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens