Fechar
Buscar no Site

Notas Rápidas

Espaço para o golpismo

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse que o golpismo no Brasil “sofreu uma derrota, mas não foi extinto”. Em entrevista ao Estadão, Dino afirmou que, se o presidente Lula tiver problemas na economia, os atos antidemocráticos podem voltar à cena. “A pergunta é: o governo Lula vai melhorar a vida do povo brasileiro? Se a resposta for sim, o golpismo tende a ser uma força declinante. Se o governo enfrentar dificuldades no resultado, aí abre espaço para a emergência do golpismo”, argumentou Dino.

Mudanças na Câmara

Após ser indicado para a secretaria de Cultura pelo governador Carlos Brandão, o presidente da Câmara de São Luís, vereador Paulo Victor (PCdoB), solicitará licença do mandato de vereador a partir do dia 4 de março.  Co isso, a vaga aberta será ocupada pelo primeiro suplente, Marcelo Poeta(PCdoB). Vale lembrar que Paulo Victor pode seguir afastado sem perder o mandato enquanto ocupar a Secretaria de Cultura. E retorna à Câmara caso se desligue da pasta.

Presidência

Outra mudança é na presidência da Câmara de São Luís. Com a licença de Paulo Victor para assumir a Secma, o comandado da Casa ficará com o vereador Francisco Chaguinhas(Podemos). Chaguinhas foi eleito em abril do no passado (biênio 2023/2024) como primeiro vice-presidente do legislativo municipal.

Camarão quer união

O vice-governador do estado do Maranhão, Felipe Camarão, defendeu a unidade dentro do PT e ressaltou que agora é preciso pensar no futuro e no fortalecimento do partido. “A sociedade tem muita esperança no nosso partido, senão nós não teríamos o Lula de volta na presidência, senão não teríamos o Coletivo Nós na câmara e não teríamos o PT na vice-governadoria do estado do Maranhão. Eu faço, portanto, uma evocação para que o PT nos próximos 43 anos siga firme, unido e marchando junto pela esquerda brasileira”, finalizou Felipe Camarão, que voltará a dirigir a secretaria de Educação do governo Brandão. Nesta segunda-feira, o PT se reúne para indicar nomes para a Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular(Sedihpop); Secretaria do Trabalho e Economia Solidária(Setres), e Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia (IEMA), conforme ficou combinado com o governador após reunião no Palácio dos Leões.

Direitos

O Partido dos Trabalhadores completou 43 anos de sua fundação e atuação no país. O deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) destacou que o partido é imprescindível para a democracia do país e para a conquista de direitos para o povo brasileiro. “O PT foi muito importante e estratégico no agendamento de temas que fizeram com que nós tivéssemos um outro patamar na história dos direitos em nosso país. Razão pela qual é sempre importante celebrarmos esses momentos”, frisou Jerry, durante evento realizado na Câmara de Vereadores de São Luís.

Consenso

O governador Carlos Brandão anunciou que tem buscado, junto ao governo federal, soluções para atender a demanda de reajuste salarial dos professores estaduais. Ele destacou a importância de buscar uma compensação fiscal diante das perdas que os estados tiveram no último ano devido à dedução da arrecadação. “Estamos atentos à questão do reajuste dos professores. Já debati com o governo federal sobre compensações aos estados devido às perdas fiscais nos últimos anos. Compensação inclusive na educação, fundamental para auxiliar na viabilização do reajuste salarial da classe”, afirmou.

Proposta

Os professores da rede estadual solicitaram ao governo do Estado o reajuste de 15% do salário estabelecido pelo governo federal. Carlos Brandão recordou que o Maranhão já é um dos estados que melhor paga a categoria. “Os professores estaduais já recebem o 3° maior salário do país para a jornada de 40h e acima do piso. Dos 15 itens solicitados, oito foram aprovados pelo nosso governo, e podem contar com o nosso compromisso para valorizar a categoria, com responsabilidade fiscal”, completa o posicionamento.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens