Fechar
Buscar no Site

Notas Rápidas

Codevasf disputada

O governo Lula (PT) avalia manter o engenheiro Marcelo Moreira no comando da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) e trocar superintendentes nos estados. Moreira foi indicado pelo deputado Elmar Nascimento (União Brasil-BA) para presidir a empresa em 2019, no início do governo Jair Bolsonaro (PL). A estatal mudou de vocação na gestão Bolsonaro e passou a escoar verbas de emendas parlamentares em obras de pavimentação e na compra de maquinários, como tratores.

PCdoB quer indicar no MA

A Codevasf se tornou um dos órgãos mais cobiçados por congressistas no governo Bolsonaro pela agilidade em executar contratos de pavimentação e de doação de maquinário. No Maranhão, o PC do B é uma das legendas que tenta indicar o novo superintendente. Segundo o blog do John Cutrim apurou, além do PCdoB, PSB e mais dois partidos estão de olho no comando da estatal no estado.

Favorito para vaga TCE-MA

O jornal Folha de São Paulo destaca o favoritismo do advogado Daniel Itapary Brandão, 37, que deve ser indicado na próxima semana para uma vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão. A indicação é da Assembleia Legislativa, mas tem o respaldo do governador, que será o responsável por homologar a nomeação. A sabatina para escolha do novo conselheiro acontecerá na próxima terça-feira (14) na Assembleia. A votação será na quarta (15).

Candidato único

Daniel Brandão se inscreveu na sexta-feira (10) para concorrer à vaga de conselheiro e será o único candidato a disputar o cargo, que é vitalício e possui remuneração mensal de R$ 41,8 mil. O nome de Daniel é consenso entre os deputados estaduais que devem referendar a indicação. Se for confirmado na vaga, ele terá como uma das funções analisar e emitir pareceres sobre as contas de prefeituras e do governo estadual.

Requisitos

Líder do governo, o deputado estadual Rafael Leitoa (PSB) diz que Daniel Brandão cumpre os requisitos para ocupar o cargo e que sua indicação não possui relação com o parentesco com o governador. “A Assembleia Legislativa é quem tem a prerrogativa de indicar. Daniel é um advogado que tem boa relação com todos os parlamentares. Quando surgiu a ideia do nome dele, houve pouca resistência”, afirmou ao jornal Folha de São Paulo. Rafael Leitoa ainda afirmou que, caso seja indicado, Daniel agirá com independência e que, caso não se sinta confortável em analisar as contas do governo do tio, poderá se declarar impedido.

Convite a Braide

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide recebeu o convite do presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira, para se filiar ao partido. Hoje no PSD, Braide foi cortejado durante a posse da nova executiva do Republicanos no Maranhão.

Juscelino a favor

Quatro ministros do atual governo votaram a favor da autonomia do Banco Central, medida classificada como “bobagem” pelo atual chefe deles, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Simone Tebet (Planejamento), o deputado maranhense Juscelino Filho (Comunicações), Daniela do Waguinho (Turismo) e André de Paula (Pesca) ajudaram a aprovar a regra em 2021 quando exerciam mandato parlamentar. A base de apoio do presidente também se posicionou majoritariamente a favor da medida que estipula mandatos fixos para o comando da instituição e tenta blindar a direção do BC de interferências políticas.

Federação

As cúpulas do Progressistas, União Brasil e Avante querem fechar nos próximos dias uma federação entre os três partidos. Com o acordo, a bancada na Câmara deverá ter 115 deputados, levando em conta os parlamentares atualmente em exercício. Caso se concretize, a federação pode se tornar a maior bancada da Casa, ultrapassando o PL do ex-presidente Jair Bolsonaro, que conta com 99 parlamentares.

Indefinido

Um entrave para a conclusão do acordo, no entanto, é a busca de uma solução para ajustes regionais que ainda precisam ser costurados —alguns parlamentares do PP e da União Brasil estão céticos quanto à criação da federação. Isso porque a federação obriga uma atuação partidária conjunta por ao menos quatro anos nos âmbitos municipal, estadual e nacional, o que inclui as disputas eleitorais desse período. Ao blog do John Cutrim, o presidente do PP no Maranhão, deputado André Fufuca, disse que ainda não há uma definição sobre o assunto.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens