Fechar
Buscar no Site

Notas Rápidas

Lago quer recuo de Ana

O deputado estadual eleito Rodrigo Lago (PCdoB) espera que a sua colega de partido, deputada Ana do Gás, recue da sua candidatura avulsa à primeira vice-presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão. “Estamos trabalhando para que a deputada compreenda esse processo democrático e avalie sua posição, qualquer deputado pode se lançar de forma avulsa, mas a construção da eleição da mesa se dá por consenso e acordos políticos. A gente espera que a deputada compreenda isso e recue nesse ponto”, disse Lago na Mirante AM.

Democrático

Em eleição interna no PCdoB, o deputado Rodrigo Lago teve três votos dos colegas deputados – a maioria – para ser o nome de consenso para a 1ª vice-presidência da Assembleia. Já Ana do Gás obteve dois votos. “Houve um processo democrático, que foi consensual na composição da chapa com os demais partidos que hoje compõem a Assembleia Legislativa”, afirmou Rodrigo. A eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa será realizada no dia 1º de fevereiro, tendo a deputada Iracema Vale(PSB) como candidata única de consenso para presidir a Casa. Ana do Gás espera vencer Rodrigo Lago no voto com o apoio da base do governador Carlos Brandão.

PSD de olho em Eliziane

Em ofensiva no Senado Federal, o PSD acertou a filiação da senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) e pode ultrapassar o PL. O partido ainda trabalha para filiar mais um senador até a semana que vem, engordando ainda mais a bancada. O PSD também tem trabalhado para filiar a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA). A parlamentar do Maranhão já conversou com o próprio presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab e com diversos colegas de Senado, como Otto Alencar (PSD-BA) e Omar Aziz (PSD-AM).

MDB

Aliados de Eliziane Gama afirmam que a senadora também avalia o convite do MDB —partido de Tebet, de quem é próxima— e deve considerar o cenário regional. No Maranhão, o MDB está sob domínio da ex-governadora Roseana Sarney. Já o PSD sofre forte influência do prefeito de São Luís, Eduardo Braide. A assessoria de Eliziane Gama afirmou que a senadora ainda está conversando com diferentes partidos. Com a ida da senadora para o PSD, o partido deve começar a próxima legislatura como a maior bancada do Senado. Hoje, PSD e PL estão empatados com 13 parlamentares cada um.

Medalha

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) revogou a Medalha Especial do Mérito Cândido Mendes que havia sido dada pela Corte, no ano passado, ao ex-ministro da Justiça e Segurança Pública e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal Anderson Torres. Na Assembleia Legislativa, o presidente Othelino Neto fez pedido de revogação do o Título de Cidadão Maranhense a Anderson Torres. O ex-ministro de Bolsonaro é acusado de ter facilitado o acesso de manifestantes à Praça dos Três Poderes no dia 8 de janeiro.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens