Fechar
Buscar no Site

Notas Rápidas

Lahesio e Rocha

Em entrevista coletiva, o pré-candidato a governador Lahesio Bonfim(PSC) disse que aceitaria ter Roberto Rocha como candidato a senador na sua chapa. “Águas passadas, agora passou. Ele tá na casa dele, eu tô na minha casa. Agora é hora de fazer política, e se faz política somando e multiplicando, nunca subtraindo e dividindo. Então, eu acho que o senador deve estar a pensar, com quem se juntar, porque é assim que a gente faz política. E, da minha parte, nós estamos de porta aberta se ele quiser vir compor, para o Senado, [o partido] está de portas abertas”, afirmou.

Com Bolsonaro

Ainda na coletiva, Lahesio Bofim reiterou seu apoio ao presidente Bolsonaro. “Sempre teve e sempre vai ter. Repito, agora respeito cada um que tem suas vontades. O nosso foco é o governo do Maranhão”, disse.

Weverton no Baixo Parnaíba

O senador Weverton (PDT) teve mais um fim de semana de agenda intensa no interior do estado. Após participar do #MataRomaMaisFeliz, na sexta-feira (1), o senador, junto com uma grande comitiva composta por deputados, lideranças de diversos segmentos e prefeitos, iniciou uma série de visitas em vários municípios do Baixo Parnaíba. No sábado, o parlamentar esteve em Santana do Maranhão. De lá, o senador seguiu para Tutóia. De Tutóia Weverton seguiu para Magalhães de Almeida e foi recebido pelo prefeito Nonato Carvalho. No domingo, o Weverton seguiu para Chapadinha. O senador terminou o fim de semana na cidade de Milagres.

Braide muda

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide anunciou que a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa) passa a ser comandada por Nirvana Anchieta. “Agradeço ao Júnior Vieira pelo grande trabalho à frente da Secretaria até o dia 1° de abril, quando se desincompatibilizou do cargo por conta das eleições deste ano”, disse.  Júnior Vieira é aliado do vereador do Dr. Gutemberg e está filiado ao PSC do deputado Aluísio Mendes.

Sarney lamenta

O ex-presidente José Sarney, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), lamentou a morte da escritora Lygia Fagundes Telles. “Ela era uma pessoa encantadora, de convívio suave, delicado. Sua grande obra de romancista e contista, com obras primas como ‘As Meninas’, os contos de ‘Antes do Baile Verde’, ‘Seminário dos Ratos’ e ‘Invenção e Memória’, ocupa um espaço importante na literatura brasileira. Com ela desaparece a última presença da geração modernista de 1945, de que foi um dos maiores nomes. Quero solidarizar-me com sua família e com nossos companheiros de Academia, na certeza de que ela ficará presente em nossa memória e em sua obra”, disse.

Parceria e união

O governador Carlos Brandão(PSB) sinalizou uma parceria institucional com o prefeito Eduardo Braide. Ao aconselhar, durante encontro no Palácio dos Leões, o futuro presidente da Câmara de São Luís, Paulo Victor, a se aproximar do executivo municipal e manter uma relação de unidade e harmonia, Brandão também dá sinais de que pretende fazer o mesmo com o prefeito da capital.

Osmar destaca maturidade do parlamento

“Esta eleição mostrou a maturidade do parlamento ao convergir para a unidade, ao confirmar o vereador Paulo Victor como presidente da Câmara Municipal de São Luís”, falou o atual presidente da Casa, Osmar Filho (PDT), nesta segunda-feira (04), após a eleição, por unanimidade, da nova diretoria para o biênio 2023-2024. “Acredito que o vereador Paulo Victor terá todas as condições de conduzir a Casa, obviamente prezando pela independência e harmonia do Legislativo Municipal e, sobretudo, visando os interesses da população e da cidade”, falou o pedetista, que como presidente, conduziu todo o processo.

Nova composição

Com a eleição, além do novo presidente, foram definidos ainda, os demais membros da Mesa Diretora da Câmara. São eles: Francisco Chaguinhas, Ribeiro Neto e Edson Gaguinho, que ocuparão os cargos de 1º, 2º e 3º vice-presidente, respectivamente; para o cargo de 1º secretário foi eleito Aldir Júnior; Beto Castro será o 2º secretário; Fátima Araújo será a 3ª secretária; Andrey Monteiro, 4º secretário; e Antônio Garcez, 5º secretário. Os eleitos vão assumir dia 1.º de janeiro de 2023, quando encerra o mandato do atual presidente, vereador Osmar Filho.

Inscrições abertas

O desembargador Lourival Serejo, presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), assinou, nesta segunda-feira (4), os editais nº. 292022, nº. 302022 e nº. 312022, para abrir inscrições para o acesso de magistrados e magistradas ao cargo de desembargador ou desembargadora da Corte de Justiça estadual. As inscrições devem ser feitas em um prazo de cinco dias, de acordo com os artigos 168, caput e 169 do Regimento Interno do Tribunal de Justiça. As inscrições deverão ser feitas por meio do sistema Digidoc, cadastradas como “requisição”, na opção “acesso ao cargo de desembargador”, até as 23:59 do último dia dos prazos dos editais.

Merecimento

Segundo os editais nº. 292022 e 312022 – que abrem as vagas para a magistratura do Segundo Grau pelo critério de merecimento – poderão se inscrever, magistrados ou magistradas com mais de dois anos na entrância final e que estejam na primeira quinta parte da lista de antiguidade, dispensando-se esses requisitos se nenhum integrante da primeira quinta parte requerer o acesso e, assim, sucessivamente, de conformidade com o § 1º do artigo 171 do Regimento Interno.

Antiguidade

Já pelo critério de antiguidade, conforme o Edital nº. 302022, poderão se inscrever todos os juízes e juízas de entrância final. Os três cargos de desembargador foram criados pela Lei Complementar nº 242, de 31 de março de 2022.

Regularização

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) informou que cerca de 270 mil maranhenses estão em situação irregular com a justiça eleitoral, com pendências relacionadas aos dados do título de eleitor. O prazo para a regularização de informações e a emissão do título eleitoral vai até 4 de maio em todo o país.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens