Fechar
Buscar no Site

Notas Rápidas

União no MA

O deputado Pedro Lucas se filiou ao União Brasil (fusão do DEM com o PSL) nesta quarta-feira (16). O deputado federal Juscelino Filho, que disputa o comando do União no Maranhão, deu boas vindas a Pedro e disse que, em breve, será definida a situação da legenda no estado. Juscelino defende apoio a Weverton e Pedro Lucas a Carlos Brandão.

Deputados do MA no ‘top five’

O deputado federal Júnior Lourenço(PL) é o terceiro deputado com mais faltas sem apresentação de justificativa, com 47 ausências, segundo levantamento do jornal O Globo. Josimar Maranhãozinho (PL-MA) integra o ranking dos cinco com 30. Lourenço não apresentou projetos e não fez nenhum discurso em plenário desde que assumiu o cargo. O parlamentar, que foi prefeito de Miranda do Norte (MA) de 2009 a 2016, virou notícia em junho do ano passado, quando foi denunciado por peculato e organização criminosa por supostamente desviar recursos do município.

Welington no Agir36 ou PSD

O deputado Wellington do Curso, hoje no PSDB, informou ao blog do John Cutrim que pode se filiar ao Agir36(ex-PTC) ou PSD. O Agir36 é comandado pelo pré-candidato a governador, Lahesio Bonfim e o PSD pelo deputado federal Edilázio Jr.

Novos cargos de desembargador

O Tribunal de Justiça do Maranhão aprovou anteprojeto de lei que cria mais sete cargos de desembargador no Poder Judiciário do Maranhão, em sessão plenária administrativa, nesta quarta-feira (16), em processo sob a relatoria do desembargador Cleones Cunha. O documento que será enviado à Assembleia Legislativa do Estado para apreciação – e, posteriormente, submetido à sanção do governador, caso aprovado – também cria o cargo de 2º vice-presidente do TJMA, que acumulará as funções de ouvidor judicial.

Eliziane na Comissão de Transparência

As senadoras Eliziane Gama (Cidadania-MA) e Kátia Abreu (PP-TO) foram indicadas pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MA), para compor a CTE (Comissão de Transparência nas Eleições), criada no ano passado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O anúncio da participação das parlamentares na comissão foi feito por Pacheco nas redes sociais nesta quarta-feira (16). “Recebi, honrada, a indicação do presidente do Senado para compor a Comissão de Transparência das Eleições. É um momento importante da democracia, quando o povo escolhe seus representantes. Certamente teremos um pleito limpo, seguro, conforme determina a Constituição”, disse Eliziane.

Três representantes

Cabe ao Congresso Nacional indicar três representantes à CTE, que foi criada em 2021 com o objetivo de ampliar a segurança de todas as etapas de preparação e realização das eleições. Antes do anúncio de hoje, apenas um parlamentar fez parte do colegiado: o ex-senador Antonio Anastasia (PSD-MG), que neste ano assumiu o cargo de ministro do TCU (Tribunal de Contas da União). Com a indicação de Eliziane Gama e Kátia Abreu, caberá ainda a Pacheco indicar um deputado federal à comissão.

Rede com WR

Presidente estadual da REDE, Janicelma Fernandes de Sousa usou suas redes sociais para reafirmar o apoio do partido ao senador Weverton (PDT). “A Rede Sustentabilidade-MA deliberou pelo apoio à pré-candidatura do senador Weverton ao governo desde dezembro de 2021, esta posição está mantida e será discutida em outro ambiente agora, o de federação com o PSOL.” disse o comunicado oficial. O PSOL no estado tem Enilton Rodrigues como pré-candidato ao governo.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens