Fechar
Buscar no Site

Na GloboNews, Flávio Dino defende criação da Guarda Nacional, com 10 mil integrantes

Em entrevista à GloboNews nesta quarta-feira (16), o governador Flávio Dino defendeu a criação da Guarda Nacional, com 10 mil integrantes, para reduzir a criminalidade no país. Para ele, essa medida é muito mais eficiente do que simplesmente endurecer penas.

“O criminoso não vai consultar o Código Penal para calcular a pena [dos crimes que vai cometer], isso não resolve o problema”, afirmou Flávio Dino.

Uma das prioridades anunciadas pelo Ministério da Justiça, sob comando de Sergio Moro, é justamente um pacote para endurecer as penas. O governador avalia que isso não resolve. “Não podemos achar que apenas mudar a lei vai garantir a redução da criminalidade. A questão central é gestão”, disse.

Flávio deu o exemplo do Ceará, que tem cerca de 19 mil policiais e recebeu algumas poucas centenas de profissionais da Força Nacional de Segurança para enfrentar os ataques criminosos que o Estado vem sofrendo. “É uma gota no oceano.”

“Eu defendo a criação da Guarda Nacional, como existe no Canadá, por exemplo. Seriam 10 mil integrantes para ajudar de verdade os Estados em momento de crise e para dar conta do que a Polícia Federal e as Forças Armadas não podem ou não querem fazer”, acrescentou o governador.

De acordo com ele, é possível diminuir o efetivo das Forças Armadas, já que não há nenhuma perspectiva de guerra com países vizinhos. “Podemos reduzir gastos com isso e criar a Guarda Nacional. Aí, sim, ajudaria efetivamente os Estados.”

Flávio também frisou que é preciso dar atenção ao Sistema Único e ao Fundo de Segurança Pública, regulamentados em 2018. Esses recursos poderiam ser usados para melhorar a segurança nas fronteiras.

“Em vez de demagogia e coisas puramente retóricas, é preciso cuidar dos problemas reais”, resumiu o governador.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens