Fechar
Buscar no Site

Ministro do STF critica censura da família Sarney ao Estado de São Paulo

O decano do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Celso de Mello, usou o Plenário Virtual da Corte para criticar a censura articulada pela família Sarney contra o jornal O Estado de São Paulo. A informação é do site Consultor Jurídico, especialista em Direito e Justiça.

A censura está relacionada ao vazamento de diálogos gravados em operação da Polícia Federal que investiga supostas contratações de amigos e familiares feitas pelo então presidente do Senado, José Sarney, por meio de atos secretos para beneficiar a campanha da filha Roseana Sarney em 2006.

Para Celso de Mello, “a liberdade de manifestação do pensamento não pode ser restringida pelo exercício ilegítimo da censura” e que é “intolerável a repressão estatal ao pensamento, ainda mais quando a crítica e a circulação de notícias”.

Em maio deste ano, o ministro do STF Ricardo Lewandowski rejeitou recurso do jornal, apesar de não ter apreciado o mérito do processo. Em 2019 a censura completa 10 anos.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens