Fechar
Buscar no Site

Investigações avançam e surge nome de deputado do MA no esquema de agiotas

Deputado Júnior Lourenço/Foto: Reprodução

Matéria publicada no Portal AZ, de Teresina

As investigações que a polícia do Maranhão e o Ministério Público estão fazendo em conjunto conseguiram chegar em alguns nomes importantes que fazem parte da organização criminosa. Eles são acusados de tráfico de influência, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, sonegação de impostos e fraude em licitações.

Uma grande operação que está prestes a acontecer, deve apresentar o desmonte do esquema que suga milhões de reais de dinheiro do contribuinte desde a década passada, sob o comando do mesmo chefe. Os negócios são montados com a  troca de emendas parlamentares por votos, comandadas pelo ex-prefeito de Miranda do Norte, Júnior de Lourenço, agora deputado federal. Lourenço figura como ponto de partida da investigação, e em torno dele foram identificados os agiotas e os laranjas que completam a estrutura da organização criminosa.

No Maranhão, as investigações procuram os laranjas dos políticos

Também fazem parte da trama os contadores e advogados, que ajustam a documentação oficial para dar aparência de legalidade aos negócios. Para a obtenção das vantagens, a quadrilha estaria usando um esquema conhecido por compra de emendas parlamentares, negociando votos em troca de obras e serviços públicas, que permite a eleição de deputados, prefeitos e vereadores.

Mas o lado obscuro do negócio está além do crime eleitoral da captação irregular de sufrágio, ou compra de votos. O centro do escândalo é a locação de serviços municipais, terceirizados aos agiotas, que pagam adiantado altos valores em espécie, procurando fugir do controle administrativo e fiscal do Estado, e, ainda, passando ao largo da justiça eleitoral, da receita federal e do COAF, o que garante o livre trânsito do dinheiro.

Os agiotas, por sua vez, sabem que as emendas parlamentares são a garantia do pagamento dos valores adiantados para custear campanhas eleitorais. Também entram nesses acordos uma variedade muito grande de carros de luxo, camionetas, tratores e caminhões, usados para a garantia dos negócios, bens que somente são devolvidos quando as emendas parlamentares começarem a ser liberadas.

A polícia já tem informações de que pelo menos um pré-candidato a prefeito nas eleições do próximo ano é parte integrante do negócio, e foi um dos principais articuladores da campanha de Lourenço. Trata-se de Diego Freitas Figueiredo, irmão e sócio de Thiago Freitas Figddueiredo, que figuram como titulares da Gold Comercio e D Freitas Figueiredo Entretenimento, algumas das empresas por onde transitaram milhares de reais desses negócios investigados. O que mais chama a atenção é o volume constante de depósitos vultosos, com altas somas de dinheiro recebidas e transferidas para outros integrantes do esquema, muitas vezes sem qualquer lastro probatório de negócio, e com uso de notas fiscais frias e notas superfaturadas.

As empresas  têm no escritório de contabilidade um ponto em comum com outros negócios do grupo, no endereço da Proativa Contabil, na Rua das Crioulas, 134/202, Centro, São Luis/MA, que também é investigado. Os laranjas usaram muitas notas promissórias e cheques das empresas para garantir a arrecadação de dinheiro para a campanha de Junior de Lourenço.

Os laranjas Diego e Thiago Figueiredo, seu irmão, são a face mais visível dos negócios dessa organização criminosa, e as empresas ainda estão em operação, inclusive a de D Freitas Figueiredo Entretenimento é muito usada em período pré-carnavalesco para pagamentos de festas e shows que permitem a lavagem de milhares de reais. Também a Gold Comercio tem em seu portfólio clientes famosos, empresários e prefeitos, sempre sob o comando dos agiotas que financiam os negócios ilícitos.

Diego Figueiredo é tido como pré-candidato a prefeito de sua cidade natal, São Vicente Ferrer, onde seu pai já foi político com mandato. Também Diego é identificado como homem de confiança de Junior Lourenço, mas a polícia não descarta a hipótese de que Diego venha a ser preso a qualquer momento, podendo até mesmo já ter sido decretada a sua custódia.

A polícia sabe que Diego é peça chave do esquema e teme que ele seja morto em queima de arquivo, porque o risco de sua prisão pode causar danos para a organização criminosa, e também pode assustar os chefes da quadrilha, pelo volume de informações que detém, havendo sempre a possibilidade de uma colaboração premiada para se beneficiar da delação, entregando todos os outros integrantes do esquema.

O pedido da quebra de sigilo de Diego Figueiredo já foi feito e a análise de suas contas pode desencadear uma investigação sem limites, com desdobramentos inesperados na história política do Maranhão.

Um outro nome, mantido em sigilo, também funcionou como laranja do esquema, e por sua conta do banco Santander passaram alguns milhões de reais, inclusive uma recente aquisição de motocicletas da marca Honda, na cidade de Rosário, levadas para locação no município de Miranda do Norte, sob o comando do agiota Pacovan e de Lourenço. Esse laranja está sob custódia da polícia e seu depoimento é considerado bombástico, porque detalha nomes, valores e movimentos do esquema.

Nesse contexto, o Porto do Itaqui é também peça chave do grupo, com outros agiotas envolvidos, e por onde os milhões adiantados da campanha começaram a fazer o caminho de volta . O Porto tem como patrono um agiota que teve o nome mantido em sigilo, para não prejudicar o andamento das investigações, mas se sabe que a polícia seguiu e fotografou uma entrega de malas de dinheiro deixadas em um apartamento luxuoso do agiota. O nome do colaborador está sendo mantido em sigilo, porque dessa delação existe a expectativa de que todas as peças do quebra cabeça sejam mostradas, até porque o informante já disponibilizou a quebra de seu próprio sigilo bancário, telefônico e fiscal. (Matéria publicada no Portal AZ de Teresina)

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

18 respostas para “Investigações avançam e surge nome de deputado do MA no esquema de agiotas”

  1. maria Gorete Tidrigues disse:

    É ladrão demais… Kd o MP? Em mirand todo mundo sabe disso.. As investigações dormente tem começo e n tem fim.. por que?

  2. Maria G. Rodrigues disse:

    Agora fiquei preocupada. Depois que entendi melhor. Deputado envolvido com agiotas? Prefeitos corruptos? Ainda tem
    Isso? Contas de laranjas? O crime organizado patrocina as prefeituras e assumem até o lixo? Bem, é um lixo imundo tudo isso, ou Ié o fim do mundo… ou o começo de um mundo novo. Seria tudo isso verdade, meu Deus?? Sera que tem algo a mais que ainda não foi revelado? Ou tem muito a mais que ninguém ainda sabe? Que terá nessas contas desses laranjas? De onde vem o dinheiro, para onde vai? Existem saques? As imagens das câmeras vão mostrar quem recebe dinheiro em espécie? Identificados, vão falar? O Maranhão tem muitos homens de bem, mas também tem outros que são apenas homens se bens… Esses últimos valem bem menos que os primeiros…

  3. Eva disse:

    E só olhar e passar em Miranda que vê que ali tem um monte de laranjas, chega do povo mirandese sofrer enquanto o prefeito que também e só uma laranja, quem manda e Lourenço. Espero que as investigações vá a fundo e que tenha punições.

  4. Gloria disse:

    Não duvido que essa ação toda seja pra fazer cair no colo do Dino, melhor governador que o estado já teve!!!
    canalhas! canalhas! canalhas!
    Fora bozo! Fora sarneys sarnentos! Lula livre!!!

  5. Gloria disse:

    Nao duvido nada que essa seja uma acao pra cair no colo do Dino melhor governador que o Maranhao ja teve!
    E os canalhas dos sarneys sarnentos continuam livres! Fora bozo é sua quadrilha! Lula livre!!!

  6. Francisco Martins disse:

    O povo dessa cidade ( Miranda do Norte ) estar sendo manipulados há décadas e com o consentimento do poder público.
    Conheço bem essa pobre cidade, que sofre com esse descaso que submete o povo a condições suburbana.
    Já passou da hora de MP, PF, órgãos competentes e darem uma resposta plausível, e curar a boa sociedade dessa DOENÇA e desses seres ditos humanos.
    Vamos vê se a grande imprensa local também contribua no sentido de levar essas informações ao conhecimento do todos a dar voz a essas vítimas.

  7. Fabiana disse:

    John, se eles (s) já foram presos, ótimo, foi grande furo seu. Mas se ñ foram presos, a publicação pode ter sido prematura

  8. Carlos Augusto disse:

    Nem precisa investigar, todos sabemos que esse aí faz tempo que vem … o dinheiro público. Principalmente dos Mirandeses. Essas investigações começam e não terminam, ele … até os juízes.

  9. Carlos Augusto disse:

    Por mim nem precisa de investigação, todos sabemos que ele … o dinheiro público a tempos. Essas investigações começam e não terminam, ele com certeza vai comprar quem estiver a frente da mesma.

  10. Carlos Augusto disse:

    Esse daqui rouba e não é pouco, vai acabar comprando quem estiver a sempre dessa investigações.

  11. Carlos Augusto Sousa disse:

    Ele … não é segredo pra ninguém, vai acabar comprando quem estiver a frente dessa investigação.

  12. Marcelo disse:

    Porque todos fazem parte do governo comunista.

  13. Francisco Araujo disse:

    Eu tinha ligeira impressão do quê esse povo cresceram muito rápido, parece q acertava na loteria acumulada todos os meses, tem mais gente é só procurar q chegamos lá e vai da certo.

  14. Godinho disse:

    A agiotagem de dinheiro de prefeituras e de emendas no Maranhão não acaba nunca, porque tem muita gente que ganha dinheiro com tudo isso. Aposto que a essa altura do campeonato o que tem de advogado bandido e de agenciadores de processos no forum e no TJ vibrando porque vem aí a oportunidade de ganharem muito dinheiro. Tudo começa com os advogados que encorajam todos a perpetrar crimes. A OAB/MA deveria criar uma forma da sociedade discriminar esses perniciosos causídicos, bem como a banda boa da OAB deveria discriminar essa gente, tal qual a classe dos médicos faz com os médicos aborteiros.

  15. João Macedo da siva disse:

    A quadrilha do Lula está ramificada no Maranhão.

  16. a polícia tem que envestigar também esses bando de colombianosemana que estão no Brasil ganhando dinheiro com agiotagem e não pagam impostos tá espalhado no Maranhão e no Brasil isso a polícia faz vista grossa também tem que ser combatido todo tipo de corrupção e lavagem de dinheiro porque quem termina pagando a conta somos nós trabalhadores

  17. UM CRÁPULA!!! disse:

    Isso não vai acabar nunca! Maranhão, o paraíso da agiotagem das verbas das prefeituras e de emendas parlamentares!! Um modo fácil e rápido de se juntar dinheiro e patrimônio, bem como um péssimo exemplo aos jovens que ainda não perderam a esperança no que é certo e querem algo com a vida. Nada a ver com agiotagem de colombianos e de agiotas ao estilo antigo do MA, que também estão ou estavam fora da lei. O pior é que esse carma, como disse certa feita o ex-senador João Alberto de Souza sobre o crime organizado, parece que está encravado em setores dos três poderes do Estado. Dizem até que tem alguns advogados vagabundos por ai, que transitam socialmente por todos os meios, que “oficializam” e incentivam essa prática nefasta. Outros estão só aguardando as prisões pra faturarem também muita grana, quiçá do produto do roubo!? Estes é que deveriam sofrer as maiores reprimendas do Poder Judiciário. E “o Cuba” sente orgasmos com toda essa movimentação da polícia, pois é mais uma forma dele se impor pelo medo, cobrando e barganhando posicionamentos, perante a banda podre da classe política do Maranhão que também lhe dá sustentação. Rsrsrs

  18. Rogerio Sousa disse:

    Essa história de “Emenda Parlamentar” é um cancer.
    Imaginem que essa pessoa nem deputado era e ganha muito dinheiro com o tal negócio.
    Meu Deus, onde vamos abrir os olhos com essa roubalheira toda.
    Esse dinheiro faz falta em investimentos importantes na saude, educaçao e infraestrutura.
    Um Pais que é carente de tudo menos de corrupçao.
    É de inojar mesmo quem sabe que tudo isso é verdade.
    Eu ja sabia disso a muito tempo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens