Fechar
Buscar no Site

Lula retira pedido de soltura no STF para impedir discussão sobre elegibilidade

O ex-presidente Lula, candidato do PT ao Planalto, decidiu retirar do Supremo Tribunal Federal seu pedido de soltura, por entender que seria embutida, a contragosto da defesa, uma discussão sobre sua elegibilidade. Foi o que informou seu vice, Fernando Haddad, e a presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), que o visitaram na sede da PF em Curitiba nesta segunda (6).

A jornalistas Gleisi disse que Lula tomou a decisão de forma consciente, abrindo mão de sua liberdade em nome do compromisso com o país e de sua dignidade. O pedido de desistência foi protocolado no STF nesta tarde. A estratégia foi antecipada pelo Painel.

Segundo ela, o petista não aceita a “chicana” que seria a antecipação da discussão sobre a legitimidade de sua candidatura à Presidência.

“A impressão que causou é que o pedido de liberdade seria usado para julgar a elegibilidade, que não constava no pedido”, disse Haddad. “Para não correr risco, está retirando este pedido hoje, porque a dignidade dele é mais importante do que a liberdade neste momento. Para deixar claro que no dia 15 vamos levar a registro a nossa chapa.”

O pedido inicial foi feito pela defesa no final de junho. Nele, Lula requeria que o Supremo atribuísse cautelarmente a seu recurso extraordinário (tipo de recurso que tramita no STF contra uma condenação) o chamado efeito suspensivo, a fim de suspender os efeitos do acórdão condenatório do TRF-4 (Tribunal Regional federal da 4ª Região).

A defesa havia pedido expressamente a suspensão da execução da pena e mencionado várias vezes, ao longo da petição, a questão da inelegibilidade gerada pela condenação.

Dois ministros do STF ouvidos pela Folha na semana passada opinaram que, para a defesa retirar a questão eleitoral da análise da corte, teria de desistir de todo o pedido, incluindo o de soltura. Isso porque, segundo esses magistrados, um pedido para suspender os efeitos de um acórdão condenatório em geral envolve a eficácia do acórdão como um todo (cumprimento da pena e inelegibilidade).

Ainda nesta segunda, o TRF-4 negou pedido do PT para que Lula participasse do debate da TV Bandeirantes entre os presidenciáveis, a ser realizado nesta quinta (9). O partido pedia que Lula fosse autorizado a participar do debate via videoconferência, assim como em atos da pré-campanha.

A juíza Bianca Arenhart disse que o partido não tem legitimidade para propor a ação, que deveria ter sido apresentada pela defesa de Lula.

Antes de a decisão vir a público, Gleisi afirmou que Haddad e Manuela D’Ávila (PC do B), que devem assumir os postos de candidatos a presidente e vice diante do provável veto à candidatura de Lula na Justiça, serão a voz do petista nas ruas, nos debates, e em qualquer lugar onde Lula estiver impossibilitado de ir.

“Nosso pedido é que o Lula vá ao debate ou possa indicar um representante”, afirmou o ex-prefeito de São Paulo.

Gleisi e Haddad ressaltaram que o ex-presidente ficou muito satisfeito com a coalizão formada com PC do B e Pros. “Isso nos dá em torno de dois minutos de tempo de TV, suficiente para que nós levemos nosso plano de governo ao conhecimento da população”, disse o vice. (Folha de SP)

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

3 respostas para “Lula retira pedido de soltura no STF para impedir discussão sobre elegibilidade”

  1. João Luiz Pereira Tavares disse:

    Pessoas que sofreram Lavagem Cerebral via João o Milionário Santana:

    E o PT, hein?
    Bom…, quem vota no “lula livre”, do
    PT e seus satélites ao estilo de PCdoB (e,
    também, no bregaço do Petismo) é:

    1.
    Autoritário,
    2.
    Grotão convencido a sabichão,
    3.
    Pessoas toscas,
    4.
    Pessoas que sofreram Lavagem Cerebral, via

    João-o-Milionário-Santana (o ex-publicitário do

    brega petismo),
    5.
    Bregas e barangonas,
    6.
    População reacionária,
    7.
    Ladrões, bandidos e mulheres revoltadas;
    8.
    Imbecis de toda ordem!


    O petismo, lula, dilma etc. são totalmente

    autoritários de esquerda…
    Vejamos. Eis tais pessoas:
    Elas têm uma abordagem mental tão estreita como
    o buraco de uma agulha (PT, PCdoB): ali não cabe
    outra opinião além da sua, outra crença ou outra
    verdade, algo que ela mesma criou ao longo da
    sua vida.
    Ser petista é ser brega.

  2. Mandioca disse:

    Lula é esperto,lula vai até o final para ver o que vai dar.
    Quem FINANCIA toda essa ” resistência” de Lula?
    São centenas de advogados, acampamentos, carreatas, viagens e mais viagens de “visitantes” ilustres e coisa e tal.
    Quem financia isso tudo?
    Bem, sabemos é conhecemos bem um desses financiadores.
    Flávio Dino usando o dinheiro do miserável povo maranhense está BANCANDO criminosamente parte da defesa do Luladrao.
    Não é só apoio “moral” não, é dinheiro de um povo morto de fome que está sendo canalizado para “defender” um ladrão.
    Lula é Dino e dino é Lula, embora alguns vermes, dejetos, lixos e outros estrume com qualificativos menos nobres insistam em dizer que o canalha travestido de Governador está “apenas” enganando o povo maranhense DIZENDO que apóia Lula em troca de votos dos bandidos que apoiam o Lularapio.
    dino é Lula e Lula é dino, afinal BANDIDOS SEMPRE SE APOIAM.

  3. EDUARDO disse:

    SANTO LULA -SANTO LULA LADRÃO SEU LUGAR É NA PRISÃO MAS JUNTO COM =TODOS= OS LADRÕES/LADRONAS—-RATÕES/RATAZANAS DE MILHÕES/BILHÕES DE DINHEIRO PÚBLICO DO MARANHÃO E DO BRASIL—- TODOS PRESOS JUNTO COM O CHEFÃO MOR = LULA ===SANTO LULA ==== que se diz inocente, martirizado pela democracia, logo, logo estará fazendo MILAGRES pelo sertão nordestino . CANALHAS, CRETINOS, CARAS DE PAU PARA TODOS OS LADOS , PARA TODOS OS GOSTOS —– LUGAR DE HONORÁVEIS BANDIDOS LADRÕES/LADRONAS É NA ……..PRISÃO . PRISÃO ……PRISÃO……

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens