Fechar
Buscar no Site

Lula lidera, e Bolsonaro se consolida em 2º, aponta Datafolha

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fortaleceu sua liderança e o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) está isolado em segundo lugar da corrida presidencial, segundo indica pesquisa do Datafolha.

A constatação coincide com o momento em que o PSDB tenta emplacar o nome do governador Geraldo Alckmin (SP) como o candidato das forças de centro no pleito de 2018, contrapondo-o aos extremos da esquerda e direita, personificados respectivamente em Lula e Bolsonaro.

Além disso, o apresentador Luciano Huck, alvo de especulações para a mesma tarefa, disse que não será candidato.

O instituto fez 2.765 entrevistas entre 29 e 30 de novembro, em 192 cidades. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.

Como houve alterações em cenários, só é possível comparação com levantamentos anteriores nas simulações de intenção espontânea de voto no primeiro turno e estimuladas no segundo.

O tucano, hoje, está em quarto lugar na disputa em um cenário com a maior gama de candidatos colocada, empatado numericamente com o ex-governador Ciro Gomes (PDT, 6%) e tecnicamente com o ex-ministro do Supremo Joaquim Barbosa (sem partido mas cortejado pelo PSB, 5%) e o senador Alvaro Dias (Podemos, 3%).

Aqui, Lula lidera com 34% e Bolsonaro o segue com 17%. Marina Silva (Rede) aparece numericamente acima do pelotão encabeçado por Alckmin e Ciro, mas tecnicamente empatada com ambos.

Na simulação em que o nome de Alckmin é substituído pelo do prefeito paulistano João Doria, que disputava a indicação tucana, o desempenho é semelhante.

Quando a intenção de voto é questionada sem apresentação de nomes, Lula surge com 17% das citações e Bolsonaro, com 11%. Todos os outros pontuam de 1% para baixo. O “ninguém” tem 19% e não sabem afirmar em que candidato votariam, 46%.

Lula ganha em todos os cenários de segundo turno. Ele ampliou em quatro pontos percentuais sua vantagem, em relação à pesquisa feita no fim de setembro, no confronto com Alckmin (52% a 30%), Marina (48% a 35%) e Bolsonaro (51% a 33%).

O tucano empata tecnicamente com Ciro (35% a 33%) e Marina ganharia de Bolsonaro (46% a 32%).

A candidatura Lula poderá ser barrada, já que está previsto julgamento em segunda instância da condenação por corrupção no caso do apartamento no Guarujá -o petista pegou nove anos e seis meses de prisão.

Se a condenação for ratificada no colegiado, legalmente ele está fora, mas pode haver recursos. O PT acredita ser possível mantê-lo na disputa pelo menos até o primeiro turno, se condenado.

O principal cenário sem Lula vê Bolsonaro com 21%, Marina com 16% e Ciro se beneficiando de votos do petista, com 12%. Alckmin segue com 9%, empatado tecnicamente com Alvaro Dias (5%).

Um dos nomes citados para substituir Lula, o ex-prefeito paulistano Fernando Haddad ficaria com 3%, empatado tecnicamente com a Manuela D´Ávila (PCdoB, 2%). Nas simulações sem Lula, o voto em branco ou nulo sobe bastante, de 12%-14% para de 25% a 30%.

Isso indica um mar de eleitores a serem pescados pelos remanescentes na corrida, se Lula estiver ao fim fora.

Em termos de perfil do eleitor, não há mudanças significativas em relação ao que já foi apurado até aqui.

Lula tem a preferência entre mais pobres, menos escolarizados e moradores da região Nordeste. Bolsonaro faz especial sucesso entre homens, jovens e com renda maior. No estrato mais rico do eleitorado, a disputa é mais pulverizada.

Editoria de Arte/Folhapress
Simulação 2º turno - Datafolha
Simulação 2º turno – Datafolha

CANDIDATOS ‘ECONÔMICOS’

O ministro Henrique Meirelles (Fazenda) quer ser candidato, mas tem desempenho baixo hoje.

Oscila entre 1% e 2% de intenções, mesmo nível de Paulo Rabello de Castro (PSC), João Amoêdo (Novo) e Guilherme Boulos (cortejado pelo PSOL).

Rabello de Castro é o atual presidente do BNDES e apareceu no programa partidário na TV, há duas semanas, como pré-candidato. (Folha de SP)

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

8 respostas para “Lula lidera, e Bolsonaro se consolida em 2º, aponta Datafolha”

  1. Mandioca disse:

    Só mesmo um asno da tua estirpe para, ao analisar as simulações “achar” que esse pederasta está em segundo lugar.
    Esse viado enrustido, incompetente e LADRÃO, isso mesmo, bolsonaro ( há exemplo de flávio dino, escrito com minúsculas mesmo por serem apenas CANALHAS ) é LADRÃO jamais irá a um IMPROVÁVEL segundo turno com Lula.
    Esse vagabundo amealhou alguns adeptos neste mais do que miserável estado, incluindo ai o titular do fétido blogue, simplesmente pela fato de, ser este estado, o detentor dos piores índices educacionais deste mais do que miserável e inculto pais.
    Repito, quem vota em bolsonaro além de VIADO é débil mental.

  2. Jacinto Pinto Aquino Rêgo disse:

    Esse Mandioca deve ser uma bicha enrustida e rejeitada. Mas acerta qdo fala sobre a Bolsonária.

  3. DAVI disse:

    LULA/DILMA/PT deixou como herança para o povo uma RECESSÃO NUNCA VISTA com mais de 20 MILHÕES DE DESEMPREGADOS ….não tem empregos para o povo, como sustentar suas famílias ????? a violência atingindo níveis assustadores, os bolsões de miséria envolta das cidades no Brasil inteiro, um LULADRÃO , SAFADO, CARA DE PAU, DESONESTO, CORRUPTO ele e sua pupila a MACHONA DILMA —-mulher macho —é triste—afundou com o BRASIL —e ainda ter brasileiros com o LULA —LULADRÃO —-todos nós sabemos que IGUAL AO LULA TEM PELO MENOS 10 000 (TEMER////AÉCIO////e mais 10 000 ladrões//// —IGUAISZINHOS —-mas vamos tentar RENOVAR NA ELEIÇÃO PARA PRESIDENTE —DEVE APARECER ALGUM CANDIDATO — FICHA LIMPA—-vamos torcer para isso—agora LULADRÃO é demais—-é o fim do mundo.

  4. TEODORO disse:

    GENTE, atenção—-uma pesquisa pode ser comparada a fotografia tirada num momento , de um determinado ângulo….. e também MOSTRA A BURRICE QUE SEMPRE IMPEROU NO ELEITORADO BRASILEIRO—o eleitorado MAIS BURRO DO MUNDO—–não podemos culpar nem o *** fotógrafo, nem a*** máquina fotográfica pelo INSTANTÂNEO CAPTURADO …….a nossa realidade é feia, suja, burra mesmo ……fazer o que ????????

  5. Carlose disse:

    É lula ou Bolsonaro não tem mais ninguém é ponto final nessa porra.

  6. Sr. Martin disse:

    É Bolsonaro!!! Sai fora bando de comunistas. Vamos transformar o Brasil em país de primeiro mundo. Vamos todos comprar carros por preços baixos e não surreal (wv gol por R$40.000,00) vsf. R$ 40.000,00 é para comprar carro de verdade ( BMW, Mercedes….) Tem muito bandido aí, vamos dar um fim nisso aí seus alienados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens