Fechar
Buscar no Site

Lobão quer volta da doação de empresas para campanhas eleitorais

A assessoria do senador Edison Lobão (PMDB) confirmou que o parlamentar, presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), deve levar à votação na comissão uma PEC que pode trazer de volta as doações eleitorais por parte de empresas.

As informações são do Estadão Conteúdo. Segundo a reportagem, Lobão deve nomear nos próximos dias um relator para a PEC 113C/2015, que trata do tema das doações para companha por parte de pessoas jurídicas.

Após elaboração do relatório, Lobão já pretende encaminhar o texto para votação na CCJ, segundo sua assessoria. O projeto já foi aprovado na Câmara dos Deputados, em 2015, e se for aprovado por duas vezes pelo Senado, pode ser encaminhado para sanção do presidente Michel Temer (PMDB).

Para o senador Armado Monteiro (PTB), o financiamento de campanha por empresas é uma alternativa à proposta de criação de um fundo eleitoral abastecido com verbas públicas, estimado em R$ 3,6 bilhões.

“Vamos, sim, fazer uma articulação no colégio de líderes para promover um acordo e examinar isso com celeridade na CCJ. Tenho total disposição de fazer com que prospere, por causa do tempo”, disse o senador.

A Câmara dos Deputados agendou para esta terça-feira (22) a votação que pode aprovar a criação do fundo eleitoral com recursos públicos. As críticas da opinião pública ao fundo fizeram com que muitos parlamentares defendessem a volta do financiamento privado.

Além de Monteiro e Lonão, são favoráveis à proposta Renan Calheiros (PMDB), Fernando Collor (PTC), Aécio Neves (PSDB), Tasso Jereissati (PSDB), o vice-presidente do Senado, Cássio Cunha Lima (PSDB), e o antigo relator da PEC, Antônio Carlos Valadares (PSB).

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens