Fechar
Buscar no Site

José Sarney, agora e sempre

Não há na política brasileira personagem que melhor personifique a máxima do célebre romance político “O Leopardo”, de Lampedusa, que o ex-presidente José Sarney. “Se queremos que tudo permaneça como está, é preciso que tudo mude” (“Se vogliamo che tutto rimanga come è, bisogna che tutto cambi”). Sarney é certamente a melhor representação do político que sempre acha um jeito de se aliar às mudanças, garantindo assim que, para ele, tudo continue sendo do mesmo jeito. Exatamente como o Príncipe de Salina, “O Leopardo”, ensina a seu sobrinho, Tancredi, no célebre romance de Lampedusa, que foi citado por aqui por Itamar Garcez. Onde habitam políticos como Renan Calheiros e Romero Jucá, Sarney é o grande príncipe.

É impressionante que aos 87 anos, atualmente afastado de qualquer mandato político, Sarney ainda apareça no centro da discussão de poder, apontado por supostamente ter vetado a indicação do deputado Pedro Fernandes (PTB-MA) para o Ministério do Trabalho. Quem declara ter sido vetado por Sarney é o próprio Pedro Fernandes. E Sarney nega qualquer veto ou consulta. Pode ser verdade. Mas, ao longo da vida, Sarney sempre declarou muito menos poder do que realmente exerceu. A discrição tem sido uma de suas características. Sua influência geralmente é bem maior do que o que ele admite ou declara. Faz parte do mito que criou.

José Ribamar Ferreira de Araújo Costa, que incorporou o Sarney ao seu nome graças a um certo senhor inglês, Sir Ney, a quem seu pai era muito ligado, tem a capacidade de adaptação às mudanças diretamente relacionada à sua biografia. O filme que Gláuber Rocha fez, Maranhão 66, por encomenda do próprio Sarney, quando ele se elegeu governador do Maranhão em 1966, já é uma boa mostra disso. Sarney chegava ao governo maranhense para por fim ao coronelismo exercido por Vitorino Freire. O filme de Gláuber mostra Sarney em um comício tradicional, prometendo mudanças, e intercala as imagens desse comício a cenas do pobre povo maranhense e suas carências.

Na ditadura militar, Sarney incorporou-se à Arena, o partido que apoiava o regime. Foi o presidente do PDS, o partido que substituiu a Arena na volta do pluripartidarismo. Presidiu a convenção na qual o PDS escolheu Paulo Maluf como candidato à Presidência da República para suceder o general João Figueiredo. Uma reunião tão tensa que Sarney foi para ela armado. Alguns meses depois, porém, o presidente do PDS estava ao lado da dissidência, batizada de Frente Liberal, que se uniu ao PMDB na Aliança Democrática para eleger Tancredo Neves presidente, na eleição indireta, pelo Colégio Eleitoral, que derrotou Maluf. De presidente do PDS, alguns meses antes, Sarney era agora o candidato à Vice-Presidência da República na chapa de Tancredo. “É preciso que tudo mude…”

Quis o destino que Tancredo, vítima de um quadro de inflamação abdominal que negligenciou durante a campanha, não tomasse posse. Tancredo permitiu que o quadro se tornasse grave a agudo, e acabou obrigado a se internar no Hospital de Base. Foi o início de uma via crucis do qual não mais saiu com vida. No dia seguinte à internação, Sarney tomou posse como presidente interino. Tancredo morreu no dia 21 de abril. Sarney, ex-presidente do partido que apoiava a ditadura, era agora o presidente para por fim à ditadura. “É preciso que tudo mude…”Ao falar sobre esse período, Sarney já contou que ele mesmo sentia-se durante a campanha um intruso. Evitava comícios da oposição com medo de ser vaiado. Mas virou o presidente. Conduziu a redemocratização. Foi aliado de Fernando Henrique Cardoso até certo momento. Foi aliado de Luiz Inácio Lula da Silva. É aliado de Michel Temer. E, mesmo afastado oficialmente da política, ainda aparece relacionado à escolha de ministros.

Seja por qual razão for, Pedro Fernandes não será ministro do Trabalho. Segundo o noticiário, para o cargo irá Cristiane Brasil, a filha de Roberto Jefferson, aquele que denunciou o mensalão. Mas essa já é uma outra história… (Por Rudolfo Lago)

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

15 respostas para “José Sarney, agora e sempre”

  1. JOSÉ PEDRO disse:

    a nossa sorte é que não existe imortalidade****** para a raça humana. Um dia, um dia, um dia teremos que entrar no caixão – a contra gosto- e ir solenemente para nossa última morada , descortinando todo o cenário da colheita que DEUS exige de todos nós—-A LEI DE DEUS: PLANTOU TERÁ QUE COLHER. Então aguardemos a justiça divina , chegou para os outros LADRÕES E LADRONAS de dinheiro público , chegou para o paulo maluf. Já está sendo triturado por DEUS – o começo de sua justiça que continua assombrosamente após a sepultura . NADA NEM NINGUÉM FICA IMPUNE PERANTE DEUS—só nos resta AGUARDAR e agradeçer a justiça divina o que a justiça da terra jamais faria . AGUARDEMOS….

    • Capelobo disse:

      Mais um PPPCVXSPEC ( Personagem Pederasta Passivo Xibungo corno viado SORVETEIRO COM PICOLÉ grande grosso MUITO DURO enfiado TODINHO NO C. ) criado pelo blogueiro.

      • JOSÉ PEDRO disse:

        CAPE-LOUCO —-cuidado com a MOENDA DE DEUS—-tritura não só os ladrões e ladronas de dinheiro público mas vai junto para aproveitar a energia os LAMBE C…. dos ladrões e ladronas de dinheiro público. Você vai querer ser triturado junto com esses HONORÁVEIS BANDIDOS ?????????? pense bem cape-louco —toma 50 gotas de rivotril por dia para restabelecer a razão e parar de xingar/ nomes feios, boca suja —para lambe c… é esperado ….não é surpresa //// ….o cara é tão doido, pra lá de marrakech …..cape louco na sua paranóia —nóia —-você que tem esse vício —explica detalhadamente, nos mínimos detalhes ……como VOCÊ coloca picolé grande , grosso e duro no seu fogoiô ??????? você deve ser especialista nesta modalidade de ABERRAÇÃO . Conta para nós CAPE -LOUCO ESSE *SEU* SEGREDO .VOCÊ SENTE PRAZER ?????? conta cape-louco lambe c….de honoráveis bandidos.CONTA.

  2. Mandioca disse:

    Foi exatamente isso que aconteceu neste mais do que miserável Estado.
    Mudou tudo, mas as coisas permaneceram exatamente do jeito que eram, quiçá piorou , e muito.
    Claro, para os analfabetos amilhados pelos bandoleiros que estão abancadas no poder, houveram melhoras. TALVES sim, mas ape as para os Barroso, dinos, portelas e outros canalhas.

  3. Ze Renato disse:

    Algo mais a acrescentar, alguma coisa a mais é elogio para Sarney, fim da vida, qualquer coisa apartir de ontem é lucro, Sarney está consciente do que praticou, não adianta fazer de Sarney um homem decente, pura perda de tempo, é da sua natureza, ser um escorpião. SARNEY viverá o bastante para pagar os seus pecados, que são muitos, que viver verá.

  4. HEITOR disse:

    “”José Sarney, agora e sempre”””—–CRUZ CREDO JORNAL PEQUENO, NÃO DIZ UMA FRASE DESTA.!!!!!….AGORA E SEMPRE …..NÃO, NÃO, E NÃO !—-ESCONJURO EM NOME DE DEUS , NO SANGUE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO QUE TEM PODER PARA VENCER E LEVAR PARA O ABISMO DO INFERNO ESSES ===LADRÕES E LADRONAS DE DINHEIRO PÚBLICO —-logo está chegando DEUS E SUA JUSTIÇA —AGUARDEM —-ninguém escapa a justiça divina—-veja O LADRÃO MOR PAULO MALUF , doente, canceroso, alquebrado, uma sombra do paulo maluf do passado, arrogante, cínico, debochado,vaidoso, prepotente……agora está sendo moído pela MOENDA DE DEUS E SUA JUSTIÇA—todos os ladrões e ladronas de dinheiro público podem colocar a BARBA ou o BIGODE DE MOLHO………aguardem para nosso deleite e contentamento a JUSTIÇA DE DEUS—-

  5. S .Mar disse:

    A página há 3 anos foi virada, hoje, nós maranhense juntamente com o governador Flávio Dino escrevemos uma nova história, uma nova ordem política de desenvolvimento e crescimento para o estado, a eleição que se avizinha irá confirmar que a popularidade do governador Flávio Dino ainda se encontra acima de 65%, isso significa que o governador Flávio Dino realizou as mudanças necessárias, eficiente e coloca o Maranhão numa nova página, a página da mudança para o Maranhão, a página de todos nós.

    • Capelobo disse:

      É MARDA ou MERDA na cabeça?

    • JOÃO disse:

      S.MAR SEU COMENTÁRIO É A MAIS ABSOLUTA VERDADE—-VERDADE —VERDADE—somente os trouxas, burros, jegues de puxar a carroça do trono dos sarneys que não aceitam as VERDADES DE SEU COMENTÁRIO —ainda bem que esses maranhenses burros, trouxas, jegues são somente 10 % . 90% DOS MARANHENSES APOIAM O EXCELENTE GOVERNADOR FLÁVIO DINO —GRAÇAS A DEUS-

      • Capelobo disse:

        Mais um PPPCVXSPEC ( personagem pederasta passivo Xibungo viado viado corno sorveteiro com picolé grande grosso descomunal enfiado Todinho no C. ) criado pelo blogueiro.

        • JOÃO disse:

          KKKKKKKKKKKKKKKKK….KKKKKKKKK…….KKKKKKK atenção o CAPE É LOUCO —escreve a mesma frase ………KKKKKK…..KKKKKK……KKKKKKKKK…… as reticências são para tomar o fôlego, respirar entre uma rizada e outra—CAPE-CAPRINO

  6. Jonx disse:

    Piorou para voce que é do lado dos Sarneys eles estão sem confiança muitos rejeitados muda de lado pula deste barco que furado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens