Fechar
Buscar no Site

Jornal dos Sarney publica dados equivocados sobre economia do Maranhão

O jornal O Estado do Maranhão voltou a publicar, nesta quinta-feira (2), mais um dado distorcido sobre a economia maranhense. É a segunda vez apenas nesta semana.

Em chamada na primeira página, o jornal de Roseana Sarney diz que a economia do Maranhão deve cair 4,4% em 2019, com base em estudo da Tendências Consultorias. Mas em nenhum momento o estudo diz isso.

O que a Tendências fez foi comparar a estimativa para 2019 com o período pré-crise. Antes da recessão nacional que levou o desastre ao país, existia um forte crescimento em todos os Estados. Agora, o país está saindo lentamente da recessão.

Portanto, o estudo mostra que o PIB em 2019 será menor que o obtido antes da crise nacional, o que é uma tendência em todo o País.

Por exemplo, segundo a Tendências, o PIB brasileiro será 1,6% menor que o verificado em 2014. Isso não quer dizer que o PIB será negativo em 1,6%, e sim que será 1,6% menor que em 2014.

A mesma linha de raciocínio se aplica a outros Estados e ao Maranhão.

O outro equívoco

A manchete publicada na terça-feira (30) pelo jornal de Roseana Sarney dizia que o Maranhão havia tido uma queda expressiva do PIB em 2017. A base da reportagem também era o estudo da Tendências Consultoria. Mas basta olhar o estudo para ver que não há nada sobre 2017 nele. O dado nunca existiu.

Um email da própria consultoria deixou claro que nem chegou a conversar com a equipe do jornal. E que o dado publicado é falso.

Além disso, o jornal da família Sarney sabia que um estudo do Itaú-Unibanco, publicado pela Folha de S.Paulo em março deste ano, mostrava o Maranhão como o Estado que mais cresceu em 2017.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens