Fechar
Buscar no Site

Segundo Jerry, Flávio Dino está melhor nas pesquisas agora que há quatro anos

Mais do que bons números, há um valor simbólico importante na Pesquisa Data Ilha divulgada nesta terça-feira (15) pela TV Difusora, que aponta o favoritismo do governador Flávio Dino. É que, aparecendo com 60,03% dos votos, seria reeleito logo no primeiro turno, com mais de 30 pontos percentuais na frente da segunda colocada, a ex-governadora Roseana Sarney, que aparece com 27,68% dos votos válidos. E é, para o presidente do PCdoB-MA, Márcio Jerry, um dado que diz muito sobre a conjuntura política do Maranhão.

“Governador mantém em maio de 2018 percentual de intenções de votos maior que o de maio de 2014, ano em que foi eleito”, avaliou Márcio Jerry, ao comparar os dois contextos. Para o presidente do partido, a avaliação, que já era muito positiva antes de Flávio Dino ser conduzido ao Governo do Estado, se confirmou ao longo dos últimos três anos de gestão.

Com políticas públicas voltadas para a correção de equívocos históricos com a população mais fragilizada do Maranhão, o governador cumpriu compromissos importantes feitos em 2014. O que explica os números apresentados pelo último levantamento. “Pesquisa Difusora/DataIlha mostra enorme favoritismo do governador Flávio Dino na corrida pela reeleição. Povo reconhece que é honesto e trabalhador, quem honra o mandato que recebe democraticamente”, identificou Márcio Jerry, que acredita que a diferença pode aumentar ainda mais, considerando os ataques midiáticos que o governador sofre diariamente, por meio de factoides e tentativas de notícias falsas.

“A baixaria da oposição, que todo dia aciona estoque de mentiras para tentar atingir Flávio Dino, não surte efeito. O povo não gosta de mentiras e baixarias, o povo gosta de trabalho e seriedade. Por isso Flávio Dino lidera e ainda vai ampliar a enorme vantagem que tem”, pontuou.

Pesquisa

A pesquisa ainda aponta em terceiro lugar, estaria o deputado estadual Eduardo Braide (PMN) com 6,87%, seguido por Roberto Rocha (PSDB) com 2,63%, Maura Jorge (PODE) com 1,40% e Ricardo Murad (PRP), que aparece em último lugar com 1,18%.

Na votação nominal, que considera os indecisos, brancos e nulos, Dino aparece na frente, com 52,36%. Nesse cenário, Roseana se mantém em segundo lugar com 24,15%, seguida por Braide com 5,99%, Roberto Rocha com 2,29%, Maura Jorge com 1,40 % e Ricardo Murad com 1,03%. Não souberam ou não responderam 4,91%. Brancos e nulos somaram 7,86%.

O levantamento também revelou o nível de satisfação do governo Dino entre os maranhenses. Segundo o Instituto Data Ilha, o atual governo é aprovado por 60,09%. 37,01% dos entrevistados disseram desaprovar a atual gestão estadual.

A pesquisa foi registrada sob o número MA-05944/2018 no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e ouviu 2.137 maranhenses entre os dias 9 e 10 de maio. O instituto percorreu 37 cidades do estado.

É a segunda pesquisa Difusora/DataIlha divulgada este ano. A anterior foi em fevereiro e também apontava vitória de Flávio Dino no primeiro turno.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens