Fechar
Buscar no Site

Investimentos na cultura na gestão Edivaldo

Em entrevista à Rádio Difusora FM e à TV Difusora, o secretário municipal de cultura, Marlon Botão, destacou os investimentos feitos no setor durante a gestão Edivaldo Holanda Júnior. Tomando como gancho a participação popular na gestão, com a posse de 21 novos titulares do Conselho Municipal de Cultura, e a realização da Feira do Livro de São Luís, programada para o período entre 6 e 13 de novembro, Marlon Botão fez um breve balanço da gestão Edivaldo e dos avanços para a área da cultura.

De acordo com o secretário, a capital maranhense está iniciando na atual gestão um modelo pioneiro no setor. Está em implantação a Rede São Luís de Pontos de Cultura. A iniciativa, fruto de parceria com o governo federal, estabelece o fomento a 40 iniciativas culturais em São Luís, selecionadas por meio de edital. A título de premiação pelo trabalho que já desenvolvem, as entidades receberão verba para executar projetos, bem como participarão de ações para preservar e desenvolver as suas manifestações.

Na noite da última quinta-feira (21), Marlon Botão já havia participado do programa Ponto e Vírgula, da Difusora FM, ocasião em que relembrou desafios enfrentados pela atual gestão no setor da cultura. Inquirido sobre o Carnaval de 2013, o secretário de cultura lembrou o caos administrativo e financeiro encontrado no início da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, que culminaram com a não-realização do Carnaval de passarela naquele ano – um acordo comum entre Edivaldo e as agremiações culturais em face da dívida herdada da gestão anterior e da situação de emergência da rede municipal de saúde.

“Tivemos Carnaval naquele ano nos bairros e também na praça Maria Aragão”, explicou Marlon Botão destacando também que, desde aquele ano, o fomento às manifestações tradicionais do Carnaval cresceu dos R$5 mil, pagos em 2012, para os atuais R$70mil. Outras melhorias citadas pelo gestor da Secult foram a mudança na política de seleção das manifestações para o Carnaval e São João; antes fruto de indicação, a escolha dos grupos e agremiações hoje é feita por meio de edital.

O crescimento da participação popular, a partir de iniciativas como a criação do Conselho Municipal de Cultura, a aprovação do Plano Municipal de Cultura e a elevação da antiga Func ao status de secretaria também são avanços citados pelo secretário. “Poucas gestões investiram tanto na cultura quanto a de Edivaldo Holanda Júnior. São investimentos grandes e estruturantes, cujos resultados a população e as manifestações culturais estão sentindo no médio prazo”, afirmou Marlon Botão à Rádio Difusora.

FEIRA DO LIVRO

Programada para acontecer entre os dias 6 e 13 de novembro, a Feira do Livro terá na programação cerca de 80 lançamentos de livros e presença de pelo menos 25 autores de fora do estado. A programação vai acontecer no Centro Histórico de São Luís.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens