Fechar
Buscar no Site

A história se repete: Temer 2016 imita Sarney 1986

sarney e temer

O presidente Michel Temer (PMDB) o faz lembrar seu colega de partido, o ex-presidente José Sarney, que também chegou ao poder pela via indireta, mas que perdeu totalmente o controle de seu governo e condições políticas de governar ao longo dos anos. Sarney entregou o País mergulhado em uma crise econômica profunda.

Quando substituiu Dilma Rousseff, muitos analistas diziam que Temer teria a chance de se tornar um novo Itamar Franco, que conseguiu fazer reformas importantes e patrocinar o Plano Real, ou de se assemelhar a Sarney, um exemplo de acomodação em relação à crise. Pelo visto, está mais próximo da segunda opção.

Novembro de 1986 – Sarney

O Brasil convive com inflação alta, desemprego, dívida pública incontrolável, economia em crise. Em 1988, a inflação chegava perto de 1000% ao ano, corroendo a moeda e os salários. Em março de 1990 a inflação oscila entre 3% e 4% ao dia. A população sofria com desemprego.

Novembro de 2016 – Temer

O Brasil vive um quando semelhante.

Novembro de 1986 – Sarney

Plano Cruzado II libera preços de produtos, aluguéis e serviços, camufla os indicadores de inflação, definindo nova metodologia de cálculo. Impostos são majorados.

Expertise

Publicado originalmente na coluna Brasília, por Chico Sant'Anna, no semanário Brasília Capital.

As imagens de 1986 e de 2016 revelam uma expertise de depredação incomum, mesmo para movimentos sociais desta natureza. Nos dois protestos poucos foram os vândalos presos, embora largamente fotografados.

Em 86, tudo isso deixou uma pulga atrás da orelha do então governador José Aparecido – PMDB. Ele determinou uma investigação com a participação de entidades civis, como OAB e Sindicato dos Jornalistas. No final, comprovou-se que a depredação, inclusive a queima de viaturas policiais, tinha tido a participação de agentes do Estado, inclusive do militares à paisana. Com informações de Chico Santanna.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens