Fechar
Buscar no Site

A história envolvendo a amizade de Roseana e Doria no governo Sarney

Em 1986 o então presidente da República José Sarney (PMDB) nomeou o hoje prefeito de São Paulo, João Dória (PSDB) presidente da Embratur (estatal de turismo). Segundo reportagem de jornais da época, o TCU (Tribunal de Contas da União) intimou Dória e outros membros da diretoria a devolver aos cofres públicos 6,5 milhões de cruzados. Segundo o TCU Cz$ 3,7 milhões foram pagos irregularmente para a empresa Procon Informática Ltda, além de gastos com mordomias de entidades privadas. Outros Cz$ 2,9 milhões foram pagos à empresa Foco – Feiras, Exposições e Congressos Ltda, sem qualquer controle da verba aplicada.

Na Embratur, João Doria mostrou que é duro na queda. O ministro da Indústria e Comércio, José Hugo Castelo Branco, na época responsável pela Embratur, tinha uma indicação para a estatal, mas o presidente José Sarney não aceitou.

“Muitos falam que Montoro era o padrinho de Doria. Mas, pelo que o ministro José Hugo Castelo Branco contou na época, a indicação de Doria para a Embratur foi do escritor Jorge Amado, amigo de Sarney e do pai de Doria (que tinha sido deputado federal pelo Estado da Bahia)”, conta José Eduardo Guinle, então dono do Copacabana Palace, muito influente na época.

Sarney atendeu Jorge Amado, mas Doria ficou sem sustentação política no comando da Embratur até que se aproximou de Roseana Sarney, que havia se separado de Jorge Murad e estava morando no Rio de Janeiro.

Doria era solteiro e morava (de graça) numa suíte do Caesar Park, em Ipanema.

“Ele se tornou amigo de Roseana, saía com ela, apresentou a amigos e começaram a dizer que Doria estava na Embratur na cota política de Roseana”, conta o empresário.

Na cota de Roseana, Doria durou até agosto de 1988 na Embratur, quando denúncias de má gestão e desvio de recursos provocaram a demissão dele na Embratur. A história é contada por Joaquim de Carvalho no DCM.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

12 respostas para “A história envolvendo a amizade de Roseana e Doria no governo Sarney”

  1. doralice machado disse:

    POIS É DONA ROSEANA. O SEU NÍVEL E DO JORNAL NACIONAL FAZ O QUE HITLER FAZIA! JOSÉ WILKER PROVOU!
    https://www.youtube.com/watch?v=ei7QVQnv5kA

  2. julio disse:

    Essa tua compulsão pela Roseana tá se transformando em paixão.

  3. doralice machado disse:

    E O SIMÃO JATENE (PSDB) GOVERNADOR DO PARÁ ESTÁ MILHARDÁRIO !!! OS EFEITOS DO ROUBO E DO ASSALTO AOS IMPOSTOS PAGOS PELO CIDADÃO CONTRIBUINTE, LOGO O POVO SENTE O EFEITO. GOVERNADA À ANOS POR TUCANOS, BELÉM DO PARÁ TERÁ 21 BAIRROS SEM ÁGUA POR 2 DIAS. Moradores de Belém, preparem-se: de sexta-feira (20) a domingo (22), o fornecimento de água será interrompido em 21 bairros.

    Com a Estação de Tratamento de Água do Bolonha desligada, das 21h de sexta às 21h de domingo, ficarão sem água os seguintes bairros: Guamá, Condor, Cremação, São Brás, Canudos, Fátima, parte do Marco, Terra Firme, Jurunas, parte de Batista Campos, Pedreira, Telégrafo, Barreiro, Sacramenta, Marambaia, Castanheira, parte de Jaderlândia, Atalaia, Guanabara, parte do Coqueiro e parte da Cidade Nova.
    A explicação da Companhia de Sanamento do Pará é de que a adutora da Estação Bolonha está com um vazamento grave que só pode ser contido com a substituição da parte danificada por uma nova peça. O vazamento decorre do fenômeno de acomodação das terras alagadas sobre as quais a adutora está assentada, no Parque do Utinga.

    De acordo com a Cosanpa, o vazamento foi detectado na segunda quinzena de dezembro. Na época, foram feitos reparos de contenção. Uma análise técnica revelou que era preciso uma intervenção maior para evitar o rompimento.

    Abastecimento

    Para tentar diminuir os grandes transtornos que a obra causará, a Cosanpa informou que os locais onde a falta d água pode gerar riscos, como os hospitais, serão abastecidos por carros-pipa operados pela Defesa Civil. Serviços como a hemodiálise, por exemplo, não serão paralisados. Lugares de grande concentração de pessoas também entram na rota alternativa, bem como conjuntos habitacionais a serem definidos pela companhia.
    https://falandoverdades.com.br/wp-content/uploads/2017/01/belenm-768×402.jpg

  4. jonas vaquer disse:

    A TELEVISÃO…..
    ENCHEU O SACO: APÓS JUSTIÇA CONSIDERAR DENÚNCIA DO TRIPLEX “VAZIA” DE PROVAS, GLOBO TEM DIFICULDADE PARA “INOVAR” DENÚNCIAS CONTRA LULA.
    Informações circuladas nos setores de imprensa dão conta de que a Globo está desesperada após a justiça de São Paulo rejeitar ação contra o ex-presidente Lula no tocante ao Tripléx do Guarujá.

    A juíza considerou a denúncia ‘vazia de provas’, mostrando imparcialidade e analisando apenas os autos do processo.

    Com isso, a denúncia de Dallagnol perde força em Curitiba, pois trata-se do mesmo caso envolvendo o tão propalado tripléx do Guarujá. Bonner, editor-chefe do Jornal Nacional, estaria sendo pressionado, pois a cada dia, o ex-presidente Lula só faz crescer nas pesquisas de intenção de voto.

    O desespero da Globo tem levado a emissora carioca a trazer ao ar um jornalismo quase que ‘medíocre’, reservando os telejornais da emissora para atacar a imagem do líder petista.

    Bonner, editor-chefe do Jornal Nacional, estaria sendo pressionado, pois a cada dia, o ex-presidente Lula só faz crescer nas pesquisas de intenção de voto.

    https://www.youtube.com/watch?v=nxRaaLtRIcY

  5. doralice machado disse:

    A DIREITA COMEÇA A VER A FRIA EM QUE SE METEU? ONTEM, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, falando no evento português do Instituto “Gilmar Mendes”, disse que só a legitimidade do voto dá “condições para o poder ser exercido com a estabilidade necessária para cuidar das coisas que contam para o povo”.

    Sinal tanto para Michel Temer – o homem que acha que ser impopular é virtude reformadora – quanto para a conspiração judicial que tem seu centro na Procuradoria Geral da República e em altas sombras do Judiciário .

    Aqui mesmo, porém, do outro lado do Atlântico, surgiu mais que um sinal, quase uma explicitude, que pode revelar outro movimento de parte da elite que percebe os perigos que a “galinha dos ovos de ouro” Brasil pode estar correndo.

    Registrado pelo El País, as falas de despedidas do empresário Roberto Setúbal, que deixa a posição de presidente do Banco Itaú acertou na testa a movimentação de João Dória Júnior para ser a estrela da corte tucana.

    Cito-as no contexto, muito bem narrado pelo jornal espanhol, no qual apenas “rearrumo” os momentos:

    O presidente do Itaú, Roberto Setúbal, decidiu dar um pitaco sobre a política brasileira nesta terça, que reverbera na corrida eleitoral para 2018. No palco de um evento promovido pelo banco em um hotel em São Paulo, foi questionado pelo economista-chefe do Itaú, Mario Mesquita, sobre a onda dos empresários na política. Setúbal respondeu que há espaço na política para aqueles que gostam do assunto como uma nova carreira.

    (…) Parecia que se referia a Doria quando se referiu à “pessoa certa”. Mas na sequência, falou sobre a necessidade de “bons políticos” mais do que gestores privados.

    “Mas no fim do dia, política é para políticos”, disse ele, que ainda completou. “Não dá para imaginar que um gestor competente vai solucionar os problemas do Brasil”, concluiu.

    O executivo não nomeou diretamente o prefeito João Doria Jr., mas chamou a atenção por ter usado a expressão “gestor”, que é a marca de Doria desde a campanha. “Não sou político, sou gestor”, repetiu ele seguidamente, num bordão que ajudou a elegê-lo prefeito da capital paulista em primeiro turno. Setúbal afirmou que empresários podem ter um olhar diferente para a política. “Nesse sentido, melhora a gestão pública”. Mas deixou clara a falta de entusiasmo com essa saída.

    Como não se conhece casos de megaempresários que tenha feito escaladas de dinheiro e poder falando algo gratuitamente, fica evidente o “contravapor” dado ao “Collor” paulistano.

    Luís Nassif, numa análise com a dose de otimismo que sempre devemos nos injetar ao olhar a política – sem o que seria melhor ir para casa, cuidar apenas da vida pessoal – diz em sua ótima análise no GGN que as cúpulas das elites politico empresarias pode estar “se dando conta de que a destituição de uma presidente legitimamente eleita – mesmo com todos seus erros – e a tentativa de destruição de um partido político, desequilibraram todo o sistema político institucional do país, eliminaram os amortecedores para a Lava Jato, permitindo a maior destruição de riqueza da história. E abrem espaço para que um poder maior se apresente. Vestindo coturnos”.

    Um país sem instituições políticas, ou ao menos com elas exibidas publicamente como se fosse o valhacouto apenas dos piores bandidos, está sujeito a toda sorte de aventureiros.

    E aventureiro são, inevitavelmente, desgraças para nações.

  6. Mandioca disse:

    Cara, não fala em Embratur perto de Flávio Dino. Mete na tua cabeça que a delação onde Flávio Dino é recebedor de R$ 400 000,00 de propina da Odebrecht é só a ponta do Icebergue.
    As delações da UTC e OAS vão mostrar o IB ( Índice de bandides ) de ….. As …. patrocinadas pela súcia de Flávio Dino vão aparecer, é só uma questão de tempo.
    De …, PROVADO, praticamente só Flávio Dino enlameia o nome do sério, Progressista e culto estado do Maranhão.

  7. antonio muniz disse:

    Senhora Doralice Machado e Jonas Vaquer:
    Fico impressionado como os senhores tem predileção por delinquentes, ladrões e “Maus Feitores” com a desenvoltura de quem nutre uma paixão correspondida por gente de baixo calão, mas que detesta outros como as mesmas prática e os mesmos predicados. Sabe minha ilustres senhora, esse termo “Maus Feitos e Maus Feitores” é da lavra da presidente Dilma Rousseff , quando no início dos episódios que levaram aos processos e processados do sistema criminoso denominado Mensalão , episódio esse que prendeu os principais expoentes do PT , da esquerda e consequentemente dos aliados do criador do termo Aloprados, que tenho certeza a senhora os conhece muito Bem! Vou me poupar de citar nomes de maus feitores, mas foram através da citação desses escórias que se chegou ao mais intenso clube de criminosos que se tem notícia em nosso “País”. Sem um gerente eficaz, nenhum empreendimento _legal ou ilegal, criminoso ou não crimino _ prospera. Luís Inácio Lula da Silva (o Lula Paz e amor) em quem eu desgraçadamente votei em todas as eleições , foi esse gerente eficaz, que nem só fez, mas permitiu que fossem cometidos os maiores crime contra a administração de nosso Estado Nação. É bem provável que os nomes que a senhora selecionou no Portal Abutre Brasil 247 sejam de fato os canalhas que a senhora os cita, e é evidente que foram Derrotada nas últimas quatro eleições presidenciais, e que a direita brasileira, capitaneada pelo PSDB, tentou encontrar no discurso anticorrupção uma tábua de salvação, e encontraram, talvez que não para eles mas, para o “Estado Brasileiro” que se viu sem opção dou destronava essa “Esfinge denominada Dilma” ou estávamos sendo levados pela circunstâncias a nos tornar uma “República Bolivariana” tendo como patrono, não O herói americano e “Libertador das Américas Simon Bolívar”, mas Hugo Chaves e seu substituto Maduro…é claro que para quem é comunista , socialista , fabianista e outros “istas”, a ideia de nação só se reveste de sentido se o regime a que defendem possa manipular as massa com aconteceu em todos os países em que que prosperou o comunismo …Concordo com a senhora que as figuras dos tucanos Aécio Neves, José Serra, Geraldo Alckmin e Aloysio Nunes tenham surfado na onda das manifestações convocadas por páginas no Facebook que, em muitos casos, eram financiadas pelo próprio PSDB, mas as de esquerda , que eram também os bandidos que os convocava? Por não terem argumentos palpáveis, o único que sobrou fo a retórica do golpe, como se o maior golpe não tenha sido aquele que quebrou as empresas nacionais , incluindo o BNDS , obrigado a financiar projetos sem retorno em mais de uma dezena de países mundo a fora , como por exemplo, o “Metrô de Caracas, O Porto de Mariel em Cuba, o oleoduto da Bolívia, sequestrado por Hugo Chaves em conluio com Lula…Isso minha senhora, é ou não crime de Lesa Pátria? Com referência ao número de inquéritos instaurados contra Lula e Dilma, nenhum “Brasileiro, nem mesmo Marcola e Fernandinho Beira Mar são detentores de mais processos…hoje mesmo a Agencia de notícia estado postou notícia de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ouça 87 testemunhas em ação penal sobre suposta propina de R$ 75 milhões paga pela Odebrecht em oito contratos da Petrobras. Lula é acusado de praticar os crimes de corrupção passiva e de lavagem de dinheiro. Concordo com a senhora de que ali, sergio moro , a Polícia Federal , a Procuradoria da República, o Ministério Público Federal, a “República Penal de Curitiba, e o STF, ainda terão que trabalhar bastante…Quero que ZÉ Serra se dane, que quem cometeu ilícitos se danem ,as quero o meu direito de ter direito de volta…Que meu verde , mais verde, meu amarelo brilhante, quero meu azul sem fumos , quero meu branco sem manchas…quero meu Brasil Gigante! Não quero sangue escorrendo, mas pontas das baionetas/não quero o Vermelho ocre, somente por discordar , quero tocar minhas trombetas, em apoio a liberdade, que me sentir mais moço, sem um martelo e uma foice apontados a meu Pescoço. Eu sou brasil sem retoques. (Não me deu ao trabalho de corrigir meu texto)

    • antonio muniz disse:

      Mandioca: Será se teus textos são tão bons assim, somente pelo excesso de existir pornografia e falta de educação? Te confesso, leio tudo o que tu escreve, não pelo fato de que eles sejam bons, mas, tão somente porque sou viciado em leitura…Leio até as merdas do insulto desferido contra gregos e troianos…ah! tenho certeza que o John não seguirá o teu conselho…Tua boca porca só caberia um mandioca.

  8. Mandioca disse:

    Cara, já te falei para bloquear textos com mais de 15 linhas, ninguém lê essas merdas.
    Esses personagens políticos/calhordas que a súcia de rato Jerry criou já está enchendo o saco. Tudo bem que tu és obrigado a publicar essas merdas, mas tu já estás ficando sem leitores, afinal de contas os únicos comentários que prestam na merda deste teu blogue são os meus.

  9. Lukas disse:

    Aí essa estorinha é contada por um comunista do Diário do Centro do mundo e tu quer que a gente dê credibilidade???? Vc está louco, querido!!

  10. Raimundo Nonato disse:

    A megera Rosengana sarney, não dar emprego para os honestos. Só os compromissados em roubar para eles.
    Duvido que esses 6,5 milhões ficou só pra ele?, dividiu com ela claro.
    Roseana já nasceu e aprendeu no berço a arte de roubar, roubava dos seus coleguimhas e parentes, não poderia ser diferente, enquanto não fores detida e presa vai roubar, roubar até nao poder mais.

  11. doralice machado disse:

    ESSA TURMA QUE PÕE BANCA JÁ SE ESQUECEU DA BANCA DO DISTINTO…

    https://www.youtube.com/watch?v=lEsGUc5nbsA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens