Fechar
Buscar no Site

Governo e Prefeitura de São Luís entregam praças no Centro Histórico e na Lagoa da Jansen

O estímulo ao turismo, o impulso à economia e a valorização das riquezas arquitetônicas do Centro Histórico estão contempladas nas ações de urbanização promovidas pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de São Luís. As intervenções beneficiaram as praças Valdelino Cécio e Faustina, além da Praça Frei Antônio no Parque Estadual da Lagoa da Jansen, com obras de reforma e paisagismo. Os espaços estavam deteriorados e foram totalmente recuperados. A entrega, que aconteceu nesta quarta-feira (14), contou com presença do governador Flávio Dino, do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior e de secretários do Estado e do Município.

Na ocasião, o governador ressaltou a importância da obra, considerando a área histórica e sua importância para o turismo e lazer da cidade. “Essa parceria é muito importante porque permite que a gente possa otimizar os esforços visando urbanizar a cidade. É o que nós estamos vendo aqui, espaços antes degradados, e, hoje, totalmente recuperados para os moradores, para a vizinhança, no Parque Estadual da Lagoa e no nosso Centro Histórico, que é patrimônio da cidade de São Luís, do Estado, da União e patrimônio da Humanidade e que por isso temos um cuidado especial, para, progressivamente, o Centro Histórico ser ainda melhor, além da ótima programação cultura que temos mantido lá”, disse o governador, ovacionado por populares.

Também presente ao evento, o prefeito Edivaldo destacou a importância da entrega dos espaços renovados à população. Na área do Centro Histórico, a parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís já recuperou também as praças Nauro Machado e do Pescador, devolvendo com qualidade à comunidade espaços antes sem estrutura. Já na Lagoa da Jansen, além da praça Frei Antônio, Governo e Prefeitura também entregaram, em junho deste ano, a Praça da Lagoa.

“A recuperação desses logradouros públicos dá à população mais opções de lazer e convivência. A parceria com o governo possibilita à Prefeitura somar esforços, e, assim, ampliar o alcance de suas ações. É um trabalho feito de forma conjunta para o bem da população, e que vem sendo aprovado pelas pessoas da nossa cidade”, disse o prefeito Edivaldo.

As obras de construção, reforma e revitalização das estruturas de concreto foram realizadas pela Sinfra, assim como a recuperação de trocas de itens como bancos e calçamento. O titular da Sinfra, Clayton Noleto, apontou como maior benefício da revitalização o estímulo ao turismo e à economia. “É importante incentivar a vinda de turistas e a geração de renda e obras deste porte realçam a beleza das áreas históricas valorizando o patrimônio arquitetônico maranhense”, disse o gestor.

Os serviços vão garantir mais segurança e conforto para que a população desfrute o patrimônio histórico que o bairro representa. Os projetos foram avaliados e aprovados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-MA) e as obras executadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) e Subprefeitura de São Luís. “Ações desta natureza são constantes para recuperar e devolver à população este importante espaço cultural da cidade, para que o bairro mantenha a tradição de atrair turistas e ser ponto de lazer e acesso à cultura”, disse o subprefeito Fábio Carvalho.

“A inauguração desses dois novos equipamentos urbanos, em postos turísticos da cidade, confirma o compromisso do governo Flávio Dino com a população de São Luís e os turistas que visitam a nossa Ilha! Mais opções de lazer”, disse o secretário de Estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino.

Lagoa da Jansen

A Praça Frei Antônio foi outro espaço público revitalizado pelo Governo do Estado. Construída entre a Rua Frei Antônio e a Avenida Professor Mário Meireles, contorno da Lagoa da Jansen, a praça estava tomada pelo matagal e entulho. Com os serviços, os moradores passaram a desfrutar de um espaço com bancos, paisagismo e playground. A rua lateral também foi urbanizada e recebeu pavimento em bloquetes, calçada e sarjeta.

Revitalização

As duas praças são áreas de grande circulação de pessoas e palco de eventos culturais, atrativo para público diverso, principalmente jovens, que aproveitam para socialização. A Praça da Faustina, na Rua do Giz, é ponto conhecido de apresentações de Tambor de Crioula; na Valdelino Cécio, na Rua 28 de Julho, a juventude costuma se reunir para o bate papo. Os serviços incluíram colocação de piso, novos bancos, lixeiras, pintura nas paredes laterais, paisagismo e nova iluminação.

As praças receberam iluminação do tipo colonial, incluindo, ainda, revitalização de luminárias, lâmpadas e postes, ampliando a malha de iluminação pública. A iluminação tem tom artístico com cores direcionadas, que embelezam os monumentos, casarões, calçadas, valorizando a arborização, e agregando valor estético.

O trabalho de paisagismo inclui o plantio de diversas mudas de árvores tipo ipês e palmeiras imperiais. Outras secretarias envolvidas nas obras foram o Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur), a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e o Fundo Municipal de Iluminação Pública (Fumip).

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens