Fechar
Buscar no Site

Fufuca quer votar reforma, mas não seria eleito no ‘distritão’

André Fufuca (PP-MA) quer fazer em uma semana o que Rodrigo Maia (DEM-RJ) não conseguiu desde que assumiu a presidência da Câmara. Com a promessa de votar a reforma política nesta quarta-feira (30), o jovem deputado deve colocar em plenário a cláusula de barreira e o fim das coligações proporcionais logo.

O curioso é que os pontos que ele colocará para andar na Casa são justamente os que o tirariam da Câmara se já estivessem vigentes em 2014.

Fufuca não seria eleito se estivesse valendo o sistema de “distritão”. O Maranhão tem 18 deputados e ele foi apenas o 19º mais votado, sendo puxado pela coligação no quociente eleitoral.

Aos 28 anos, completados no último domingo (27), o médico André Luiz Carvalho Ribeiro foi o 19º candidato a deputado federal mais votado do seu Estado nas eleições de 2014, com 56.879 votos. Como o Maranhão tem 18 cadeiras na Câmara, ele não teria sido eleito caso o sistema eleitoral em vigor fosse o “distritão”, que pode ser escolhido pelo Congresso para valer nas eleições do ano que vem.

Não é só isso. Fufuca foi  eleito pelo PEN, nanico estreante da eleição que elegeu apenas dois deputados. Ambos do Maranhão. Ele só é 2º vice-presidente porque se filiou ao PP. (Veja)

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens