Fechar
Buscar no Site

FHC faz apelo por união de candidatos de centro contra ‘cenário sombrio’

Em carta publicada nesta quinta-feira no Facebook, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso diz que o quadro eleitoral atual é sombrio e faz um apelo pela união de candidaturas de centro para eleger o que chamou de candidatos “mais capazes”. “Ante a dramaticidade do quadro atual, ou se busca a coesão política, com coragem para falar o que já se sabe e a sensatez para juntar os mais capazes para evitar que o barco naufrague”.

O ex-presidente alerta que a união é importante para evitar a escolha do eleitorado por um “salvador da pátria” ou de um “demagogo, mesmo que bem intencionado”, cuja eventual gestão pode levar ao aprofundamento da crise econômica, social e política.

” É hora de juntar forças e escolher bem, antes que os acontecimentos nos levem para uma perigosa radicalização”, diz o ex-presidente, que ainda acrescenta:

“Diante de tão dramática situação, os candidatos à Presidência deveriam se recordar do que prometeu Churchill aos ingleses na guerra: sangue, suor e lágrimas. Poucos têm coragem e condição política para isso. No geral, acenam com promessas que não se realizarão com soluções simplistas, que não resolvem as questões desafiadoras”, afirma o ex-presidente, alegando ser necessário “deter a marcha da insensatez”.

“Ainda há tempo para deter a marcha da insensatez. Como nas Diretas-já, não é o partidarismo, nem muito menos o personalismo, que devolverá rumo ao desenvolvimento social e econômico. É preciso revalorizar a virtude da tolerância à política, requisito para que a democracia funcione”.

No texto, o tucano não menciona nenhum candidato, nem mesmo o seu correligionário Geraldo Alckmin, que patina nas pesquisas de intenção de voto. Logo após a repercussão da postagem em seu Facebook, o ex-presidente foi ao Twitter e explicou que sua intenção na carta é clamar por “sensatez” e aliança dos candidatos “não radicais”. No Twitter, Fernando Henrique afirmou afirmou que quem veste melhor o figurino é Alckmin.

“Enviei carta aos eleitores pedindo sensatez e aliança dos candidatos não radicais. Quem veste o figurino é o Alckmin, só que não se convida para um encontro dizendo “só com este eu falo”, escreveu o ex-presidente em sua conta pessoal do Twitter. FH continua: “Os maiores interessados nesse encontro e nessa convergência devem ser os próprios candidatos que não se aliam às visões radicais que opõem ‘eles’ contra ‘nós””.

A presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), criticou a carta de Fernando Henrique e disse que Bolsonaro é cria do PSDB. “O homem das elites quer juntar os sensatos para as eleições! Aqueles que não aceitaram o resultado das urnas em 2014, deram o golpe, foram para o governo Temer e aprovaram as reformas que jogaram o país na crise. Vergonha alheia, Bolsonaro é cria tucana”, escreveu Gleisi, no Twitter. (O Globo)

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens