Fechar
Buscar no Site

Estudo revela que governos Roseana Sarney ampliaram desigualdade no Maranhão

Um levantamento realizado pela consultoria Macroplan, divulgado por EXAME.com, mostra que os governos de Roseana Sarney levaram o Maranhão à condição de pior estado em qualidade de vida do país e com maior desigualdade social.

O Índice dos Desafios da Gestão Estadual (IDGE), desenvolvido pela consultoria, avalia a situação de todas as unidades da federação em 28 indicadores agrupados em nove áreas. O ranking vai de 0 a 1 – quanto mais próximo de zero, pior é a condição de vida no local.

Em todo o país, o último colocado no ranking é o Maranhão, que contabilizou 0,432 pontos. Em dez anos, a desigualdade de renda perdeu 21 posições, caindo do 5º lugar em 2005 para 26º em 2015.

A pesquisa tem como recorte dez anos (2005-2015). Período em que o Maranhão foi governado por Roseana Sarney por cinco anos, entre 2009 e 2014. Não por coincidência, 2009, 2013 e 2014 foram os anos em que houve o maior número de estados que pioraram ou estagnaram suas posições no ranking.

Em 2015, desenvolvimento econômico e social foram as áreas mais afetadas como consequência da crise econômica e política do país. “Esse resultado é reflexo do ambiente político conturbado e da desaceleração da economia que se agravou a partir de 2014 e resultou na queda do PIB e no expressivo crescimento da taxa de desemprego”, diz Gustavo Morelli, diretor da Macroplan.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens