Fechar
Buscar no Site

Estudantes e profissionais da Estácio participam de feirinha solidária em São Luís

Professora Fernanda Gonçalves e Coordenadora da ACIB, Leila Pereira, ao centro cercadas pelas estudantes do curso de Nutrição

Sábado foi dia de exercitar a solidariedade e, ao mesmo tempo, experimentar o mercado de trabalho de uma forma bem real, para os alunos do curso de Nutrição, da Faculdade Estácio São Luís. Convidados a participarem, pela primeira vez, da Feirinha Itaqui-Bacanga, os estudantes, orientados pela professora Fernanda Gonçalves, que é responsável pela coordenação do estágio, ofereceram atendimento nutricional gratuito para a comunidade do Anjo da Guarda, onde fica a sede da ACIB – Associação Comunitária do Itaqui-Bacanga, idealizadora da Feirinha.

Assim que chegavam, as pessoas tinham o peso e a estatura medidos pelos estudantes, que, a partir daí, calculavam o IMC – Índice de Massa Corpórea. Com o resultado em mãos, cada paciente passava por uma orientação detalhada a respeito da alimentação saudável e ideal para caso. “Uma alimentação, quando adequada e variada, ajuda a prevenir deficiências nutricionais e proteger contra doenças infecciosas, porque é rica em nutrientes que podem melhorar as defesas do organismo”, assegurou a professora Fernanda.

Dezenas de pessoas tiveram acesso – muitas, pela primeira vez – ao atendimento nutricional. “Pra ACIB, é uma grande honra ter a Estácio como parceira das nossas atividades. Nós estamos só começando; agora, sempre que realizarmos as nossas ações, vamos chamar esses estudantes dedicados e os professores, que são mestres no que fazem”, orgulhou-se Leila Pereira, Coordenadora Geral de Projetos da Associação.

Professora Fernanda Gonçalves e Coordenadora da ACIB, Leila Pereira

Depois da orientação nutricional, quem visitou a Feirinha também pôde conhecer a pirâmide alimentar e tirar dúvidas sobre como selecionar os melhores alimentos. “A gente come tantas bobagens e depois fica doente, sem saber o que causou isso. Mas é como a nutricionista aqui falou pra gente, nós somos o que comemos. Vou ficar mais atenta de hoje em diante à minha saúde e à minha alimentação”, comentou a artesã Maria da Glória, de 52 anos.

Atendimento gratuito

Quem tiver interesse em receber consultoria nutricional gratuitamente deve ficar de olho no calendário acadêmico da Faculdade Estácio. O curso de Nutrição faz atendimento à comunidade, mediante agendamento, duas vezes por semana.

O serviço é realizado pelos estudantes da graduação, orientados pelos professores, na própria instituição, que fica no Canto da Fabril, Centro. “A ideia do nosso laboratório é permitir que os alunos tenham a real vivência do mercado de trabalho e saiam da instituição melhor preparados, e da forma mais humana possível, para atuar nos mais diversos campos da Nutrição”, enfatizou a coordenadora do curso, Monique Carvalho.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens