Fechar
Buscar no Site

Estudantes da rede municipal de São Luís participam de ação em prol da cultura de paz

Estudantes da escola municipalizada Unidade Integrada (U.I.) Severiano de Sousa, no bairro Fumacê, na área Itaqui-Bacanga, têm agora um novo aliado no combate e prevenção às drogas e à violência. A Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias municipais de Educação (Semed) e Segurança com Cidadania (Semusc), firmou parceria com a Fundação Vale e a Associação Comunitária do Itaqui-Bacanga (Acib), para juntas desenvolverem o programa Unidos, que tem a intenção de sensibilizar, orientar e fortalecer não só alunos, mas pais e professores no combate e prevenção às drogas e à violência.

O programa Unidos foi apresentado na tarde desta terça-feira (7) para um grupo de mais de 70 pais de alunos do Ensino Fundamental da Unidade Severiano de Sousa. Para o secretário Municipal de Educação, Moacir Feitosa, envolver os pais e responsáveis dos estudantes é primordial para o sucesso de qualquer ação que diz respeito à segurança e futuro de crianças e adolescentes.

“Estamos somando forças para garantir que nossos jovens possam trilhar caminhos melhores, longe das drogas e da violência, fomentando a cultura de paz. Serão realizadas palestras, gincanas, oficinas, caminhadas e outras ações para sensibilizar toda a comunidade escolar dos riscos e danos advindos da violência”, esclarece Moacir Feitosa.

A analista de relações com a comunidade da Fundação Vale, Conceição Silva, explica que o programa Unidos será realizado em 10 etapas. “Onde as temáticas serão trabalhadas por meio de oficinas, filmes, palestras, gincanas e outras ações de sensibilização dos pais, professores e estudantes”, frisa.

A secretária executiva da Acib, Suelen Chaves, conta que a instituição ficou responsável pela realização das oficinas, que serão definidas após escuta de pais e alunos. “Esta é uma área muito vulnerável, e teremos uma missão muito importante, que é a de realizar atividades, sejam nas áreas de teatro, música, dança, grafite, esporte, e outras, para envolver pais e estudantes, contribuindo para o seu empoderamento e uma vida longe das drogas e da violência”, diz Suelen.

Os professores também serão parte essencial na concretização do programa Unidos, segundo informa a assessora técnica pedagógica da Semed, Maria Alice Bogéa Prazeres. Cerca de 400 estudantes dos turnos matutino e vespertino da Severiano de Sousa estarão diretamente envolvidos, sendo capacitados para o combate e prevenção às drogas e à violência durante os seis meses de realização do programa por meio de encontros semanais (um por turma) e, de forma transversal, na assimilação de conteúdos e realização de atividades que serão desenvolvidos pelos professores em sala de aula.

As temáticas que serão trabalhadas nos seis meses de projeto são: Bullying, Drogas, Indisciplina e Depredação ao Patrimônio Público. Os professores também participarão, com os estudantes, dos encontros semanais e serão orientados a como incluir, da melhor forma, as temáticas do programa no conteúdo curricular, seja na disciplina de Português, Matemática ou outra.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens