Fechar
Buscar no Site

Espetáculo de ballet “Para Ler e Dançar” leva ao palco crianças da rede municipal de ensino

Sonho realizado”. Foi assim que Jennyfer Ariele, 7 anos, resumiu sua participação no espetáculo “Para Ler e Dançar”. A apresentação, que aconteceu sábado (16) e terá apresentação domingo (17), no auditório Maria Izabel Rodrigues, da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco, é fruto de dois anos das atividades do programa ‘Dançando e Educando’, executado pela Prefeitura de São Luís. Como Jennyfer, cerca de 150 outras crianças tiveram oportunidade de apresentar o resultado de todo o empenho e dedicação às aulas de ballet, oferecidas pelo programa.

O prefeito Edivaldo, ao lado da primeira-dama de São Luís, Camila Holanda, que é idealizadora do programa, acompanhou a apresentação das crianças. “Nossa gestão está muito satisfeita com os frutos dessa iniciativa na vida das crianças. Para nós é uma grande honra contribuir para que muitas delas possam fazer o que gostam e realizar o sonho de dançar. Ver o sorriso no rosto de cada uma é gratificante e demonstra que estamos na direção certa e investindo em ações capazes de transformar realidades”, enfatizou o prefeito.

A primeira-dama de São Luís, Camila Holanda, avaliou positivamente o espetáculo e reforçou o intuito da Prefeitura ao investir em ações como essas. “Esse é resultado de um trabalho que envolve sensibilidade e cuidado. Com esse programa, estamos conseguindo realizar sonhos e transformar vida de crianças e suas famílias. Essa é uma ação que vem somar às diversas iniciativas do poder público municipal de apoio à arte, à cultura e ao lazer”, acrescentou Camila Holanda.

Com um misto de imaginação e realidade, o espetáculo “Para Ler e Dançar” juntou no palco dança e literatura. Através da dança, as crianças deram vida a histórias clássicas como ‘Chapeuzinho Vermelho’, ‘Branca de Neve’, ‘Mágico de Oz’, ‘Sítio do Pica-pau Amarelo’ e ‘O Corcunda de Notre Dame’. A apresentação contou, ainda, com referências a obras do maranhense Josué Montello e a personagens como Sherazade, uma lendária rainha persa e narradora dos contos de ‘As Mil e Uma Noites’.

Vestida de Emília, personagem do autor brasileiro Monteiro Lobato, Kauany Raquel Chaves, de 7 anos, contou como foi a experiência de estar em um palco. “Foi muito importante pra mim. Eu gosto muito de dançar”, disse. Jennyfer Ariele também relatou o que sentiu durante o espetáculo. “É a primeira vez que participo de uma apresentação assim e mesmo nervosa senti uma felicidade muito grande”, acrescentou.

As coreografias do espetáculo foram desenvolvidas pela coordenadora do programa, Débora Buhatem, e pelos professores Milliane Moreira e Cleo Junior, bailarinos renomados na área. O espetáculo foi apreciado especialmente pelas famílias das crianças, que acompanham e incentivam o trabalho realizado pela Prefeitura de São Luís por meio do programa.

“É maravilhoso fazer o que você gosta e ter uma oportunidade dessa de realizar um sonho, como é o caso das minhas duas filhas bailarinas. Elas nunca tiveram essa chance e o programa fez acontecer na vida delas, é incrível. Incentivamos elas em tudo e ver nossos filhos realizando um sonho é como se estivéssemos realizando um sonho nosso”, afirmou Juelina Paixão, mãe das estudantes Rebeca e Valéria, que participaram do espetáculo.

PROGRAMA DANÇANDO E EDUCANDO

O programa ‘Dançando e Educando’ é executado há dois anos pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e visa favorecer o processo de inclusão social, por contribuir a formação educacional e cidadã e o desenvolvimento biopsicossocial das crianças. Com as atividades do programa, são contempladas escolas do Centro e do Coroadinho. As aulas são conduzidas pela bailarina Débora Buhatem e pela professora Milliane Moreira.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens