Fechar
Buscar no Site

Empossados cinco novos promotores de justiça do MPMA

Em sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça, realizada na manhã desta quinta-feira, 5, foram empossados cinco promotores de justiça substitutos do Ministério Público do Maranhão. Os novos integrantes são: Francisco Jansen Lopes Sales, João Cláudio de Barros, Francisco Antônio Oliveira Milhomen, José Artur del Toso Júnior e Nilceu Celso Garbim Júnior.

A cerimônia foi realizada na sala dos órgãos colegiados, na sede da Procuradoria Geral de Justiça, em São Luís, reunindo autoridades, amigos e familiares dos empossados.

Presidida pelo procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, a solenidade teve início com a entrada dos empossados na sala. O promotor de justiça Francisco Jansen Lopes Sales prestou o juramento e foi acompanhado pelos demais empossados.

A procuradora de justiça Selene Coelho de Lacerda fez a leitura do termo de posse, que foi assinado pelos novos membros do MPMA. Em seguida, eles receberam o ato de nomeação do procurador-geral de justiça.

Representando os novos promotores, Francisco Sales destacou a trajetória desde a inscrição no concurso, a realização das provas, a aprovação e a expectativa pela nomeação. “Hoje, com muito orgulho, ingressamos nas fileiras do Ministério Público do Maranhão, mas não nos enganemos, a batalha para chegarmos aqui foi só o começo”.

O empossado lembrou a necessidade de dedicação ao trabalho e exercício do ofício com destemor, mas com o respeito e dignidade que o cargo exige, além do cuidado com os cidadãos. “Devemos, antes de tudo, ser humildes com as pessoas que nos procuram, para que eles não se constranjam na nossa presença”, afirmou Sales.

Em seguida, o presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem), Tarcísio Bonfim, falou sobre a opção dos presentes pela carreira ministerial, a responsabilidade com o povo e o bom atendimento. “Jamais deixem de atender a todos com urbanidade, de investigar os fatos que lhes cheguem e de atuar de forma austera e intransigente, sem abrir mão do bom senso e do equilíbrio na aplicação da lei”.

Na avaliação do corregedor-geral do MPMA, Eduardo Jorge Hiluy Nicolau, há muito trabalho a ser feito na defesa da cidadania e isso aumenta os desafios da instituição. “Ainda somos e ainda queremos ser mais, e com toda força, a instituição a quem o povo brasileiro depositou sua mais sincera confiança”.

Ao dar as boas-vindas aos novos promotores, Luiz Gonzaga Martins Coelho destacou as ações institucionais de combate à improbidade administrativa e a premiação, em primeiro lugar nacional do MPMA, do Prêmio do CNMP, na categoria “redução da corrupção”, com o programa “Ministério Público Contra a Corrupção e a Sonegação Fiscal”.

O chefe do Ministério Público estadual maranhense enfatizou que os promotores chegam à instituição em um momento grave da conjuntura nacional. “É preciso repensar a arquitetura institucional para adequar as demandas organizacionais ao momento econômico. É preciso reforçar a ação institucional articulada para que a resolutividade de nossa intervenção prestigie todo o corpo social”, avaliou Gonzaga.

No mesmo sentido, o procurador-geral de justiça declarou a confiança nos novos promotores de justiça. “Cada um dos colegas ora empossados saberá dignificar o juramento que fez e fará do compromisso assumido o motor para uma carreira dedicada ao serviço público, ao serviço em favor de todos e de cada cidadão”.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens