Fechar
Buscar no Site

Prefeito Edivaldo participa de reunião do Colegiado de Implantação da Região Metropolitana

O prefeito Edivaldo participou, na manhã desta quarta-feira (8), da primeira reunião do Colegiado Deliberativo de Implantação da Região Metropolitana da Grande São Luís (RMGSL), instituído pelo Governo do Estado. O encontro foi presidido pelo governador Flávio Dino e contou com os prefeitos de 13 municípios próximos à Ilha que integrarão a RMGSL. O ato é um dos passos exigidos pelo Estatuto das Metrópoles para a consolidação da Grande São Luís como Região Metropolitana.

O governador Flávio Dino destacou a primeira reunião do colegiado como um passo importante para a plena consolidação da Região Metropolitana. “A partir desta iniciativa, os municípios contemplados têm a oportunidade de cuidar uns dos outros. Por meio dela, é possível a captação de recursos importantes junto ao Governo Federal e ampliação da eficiência na aplicação desses recursos. Além disso, aumentamos também o poder dos municípios na busca de projetos importantes na esfera federal para as suas populações”, disse Flávio Dino.

No encontro, o prefeito Edivaldo destacou a importância do projeto para o desenvolvimento econômico, social e urbano dos municípios envolvidos e ratificou seu apoio e o compromisso da Prefeitura de São Luís nessa iniciativa, tendo em vista que a capital será a sede da Região Metropolitana.

“Reafirmamos aqui nosso compromisso e engajamento a essa iniciativa de grande envergadura proposta pelo Governo do Estado. Sem dúvida, com a consolidação da Região Metropolitana da Grande São Luís, teremos a oportunidade de avançar ainda mais em diversos setores como transporte, infraestrutura urbana, meio ambiente, saúde, entre outros aspectos”, disse Edivaldo.

MUNICÍPIOS

Além de São Luís, a Região Metropolitana contempla outros 12 municípios próximos à capital maranhense: São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa, Alcântara, Bacabeira, Rosário, Santa Rita, Icatu, Axixá, Morros, Presidente Juscelino e Cachoeira Grande.

A iniciativa é uma das prioridades do Governo do Estado e põe em prática o que prevê a Lei Complementar Estadual nº 174 de 25 de maio de 2015, que cria a região. Isto possibilita a aplicação de políticas públicas integradas e articuladas para atender à população de toda da área contemplada, que atualmente é estimada em mais de 1,6 milhões de habitantes e com PIB de 39.4% do Estado.

A reunião do colegiado teve como objetivo formalizar e confirmar o compromisso de todos os gestores pela consolidação da Região Metropolitana, bem como discutir os próximos passos determinados pelo Estatuto das Metrópoles, visando à consolidação plena da RMGSL.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens