Fechar
Buscar no Site

Edivaldo e Flávio Dino entregam complexo viário da Forquilha à população

“Aqui a situação era bem complicada. Além de pegar engarrafamento todo momento que passasse, quando chovia, a gente tinha que esperar a água secar para seguir viagem. Agora está bem mais simples. Antes eu saia de casa 6h da manhã para levar minha esposa para ao trabalho, pois ela entra às 7h. Agora já estamos saindo um pouco mais tarde”, disse o mecânico Antônio Ribamar Leitão, morador de São José de Ribamar ao falar da melhoria que trouxe para população a obra realizada pela Prefeitura de São Luís e Governo do Estado na Forquilha, onde foi construindo um complexo viário. A obra foi entregue na manhã deste sábado pelo prefeito Edivaldo e pelo governador Flávio Dino.

Seu Antônio  faz o percurso todos os dias para a capital maranhense. “Essa parceria com o governo foi o melhor acerto das duas gestões. A gente que morava para cá se sentia abandonado. Agora com essa obra não só os moradores de São Luís estão felizes, mas também os de Paço do Lumiar e de São José de Ribamar”, completou.

O resultado da intervenção, que compreende uma área de 15 mil metros quadrados e beneficia cerca de 20 bairros no entorno já é sentido pela polução. O complexo viário de São Luís foi construindo em uma das áreas de maior fluxo de veículos da Capital e de grande movimentação de pessoas, em razão do grande número de comércio existe na região. Durante a inauguração o prefeito e o governador conferiram o resultado dos serviços e conversaram com a população. As modificações viárias garantiram a fluidez ao tráfego, reduziu o tempo de percurso entre os destinos e, consequentemente, solucionou os congestionamentos na região.

“A entrega desta obra é muito importante para a mobilidade da região metropolitana de São Luís e para o bem estar geral da população. É uma obra que abrangeu drenagem e reordenamento geométrica que deu fluidez ao trânsito. É importante dizer que essas intervenções vão continuar na região, a exemplo da ponte ligando as MAs 201 e 202. Com isso a gente vai melhorando. Daqui a duas semanas vamos anunciar uma grande intervenção do programa Mais Asfalto nos quatro municípios da região metropolitana” anunciou o governador Flávio Dino.

O complexo viário da Forquilha compreende a alteração na MA-201 (Estrada de Ribamar), MA-202 (Estrada da Maioba), Forquilha e Forquilhinha, Avenida Guajajaras e Jerônimo de Albuquerque. As vias são responsáveis por interligar as cidades de São Luís, São José de Ribamar e Paço do Lumiar, por onde transitam uma média de 12 mil veículos em horário de pico. O serviço é fruto de mais uma parceria do Governo do Estado e Prefeitura de São Luís que vem investindo na melhoria da mobilidade urbana com intervenções e reordenamento do tráfego nos principais corredores da cidade.

“A parceria entre Prefeitura e Governo tem resultado em muitos avanços para São Luís. A obra deste complexo viário da Forquilha é mais um exemplo. O conjunto de intervenções inteligentes proporcionaram mais fluidez ao trânsito, mas a obra foi além disso. Os serviços estruturantes de drenagem, asfaltamento e iluminação com certeza garantiram mais qualidade de vida para quem transita e aos moradores do entorno, valorização e melhoria do aspecto urbanístico da região”, destacou o prefeito Edivaldo. “Mais uma importante parceria da Prefeitura de São Luís e Governo do Estado. Ao entregarmos este Complexo Viário demostramos que é possível resolver problemas históricos quando se tem compromisso com a população”, completou.

SERVIÇOS 

O trabalho foi iniciado pelos serviços de alargamento dos canteiros centrais nas imediações do Pop Center (Cohab), e da pista no sentido Cohab-Forquilha. Na rotatória maior, o antigo retorno da Forquilha, foi criado um cruzamento semafórico de dois tempos, permitindo a fluidez de veículos em dois sentidos: em direção ao Anil/Maiobão e Maiobão/Anil. Já na atual rotatória da Forquilhinha, foram criadas alças para direcionar o fluxo no sentido Maiobão/Anil; Maiobão/Cohab e vice-versa.

As alterações do trânsito na área incluíram ainda a criação de novas alças de retorno na Avenida Guajajaras, nas proximidades do Centro Elétrico; e outra na Cohab, próximo ao Terminal de Integração, para permitir o escoamento dos veículos nos sentidos Anil/Cohab/aeroporto/Anil.

“Estamos comprovando que o trabalho feito em parceria e com inteligência tem resultados mais satisfatório. Ainda mais nesse momento de crise em que os investimentos no setor público estão desaparecendo em todo país. Aqui apontavam um viaduto como solução e provamos que com criatividade conseguimos resultado até melhor”, disse secretário municipal de Trânsito e Transporte, Canindé Barros.

O trecho de aproximadamente 15 mil metros trabalhado recebeu todo serviço de drenagem profunda. Foram feitos assim como os novos retornos, a divisão do fluxo de veículos, novo asfalto, construção de calçadas, meios-fios e sarjetas. Também já foram realizadas intervenções para drenagem e pavimentação da Avenida Guajajaras, as rodovias MA-201 e MA-202.

Além do serviço macro, outras importantes intervenções foram executadas para desafogar o trânsito na região. Entre elas estão as melhorias das condições de tráfego nas ruas dos bairros Forquilhinha e Cohab, que dão acesso à Avenida Jerônimo de Albuquerque, como Rua do Livramento, Rua 01, Avenida 08 e Rua 04, que já receberam serviços de drenagem e asfaltamento.

“Esta é uma obra muito importante para os moradores, tendo em vista que no período de chuvas eram frequentes os alagamentos. Agora o escoamento está perfeito”, avaliou Andréia Araújo, moradora do Residencial Samabaia.

“Nosso objetivo, que tem sido o alvo desse trabalho realizado para melhorar a mobilidade, é dar mais fluxo no trânsito. Nesta região fizemos a requalificação de ruas e avenidas do setor da Cohab, eliminamos a rotatória da Forquilha os dois retornos na Cohab e Guajajara, a modificação da chamada Forquilhinha. Isso fez com que tivéssemos mais celeridade no trânsito com passagens livre e sistema de semáforos”, descreveu o secretário de Infra-estrutura do Estado, Clayton Noleto.

Nas últimas duas semanas foi liberado o cruzamento para fluxo de veículos após a implantação da sinalização semafórica pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) o que imprimiu maior segurança para pedestres, bem como mobilidade urbana e fluidez do trânsito. Um conjunto de faixas de pedestres e semáforos nos quatro sentidos da avenida substituíram a rotatória, pondo fim aos enormes engarrafamentos e facilitando a travessia de pessoas a pé.

ILUMINAÇÃO

Além dos serviços estruturantes, no trecho em que os serviços foram executados, uma nova iluminação foi implantada. Novas luminárias em LED, as mesmas usadas nas Avenidas Guajajaras e Jerônimo de Albuquerque. Foram instalados aproximadamente 35 novos postes e 55 luminárias ao longo da rotatória para auxiliar os motoristas na visualização dos novos acessos, no período noturno. O projeto de iluminação contemplou também a instalação de 800 metros de eletrodutos para controle do abastecimento do sistema elétrico subterrâneo, evitando assim a exposição de cabos elétricos, fator que polui a paisagem urbana da cidade.

“É uma grande obra de infraestrutura e urbanização da cidade para resolver um antigo problema. Estado e município dividiram as obras de drenagem que é muito importante. Resolve em definitivo um problema que se arrastava há tempos causando transtornos a um grande número de pessoas. Dias melhores virão”, disse o secretário municipal de Infraestrutura, Antonio Araújo.

Para o morador do bairro há 22 anos, Armstrong Almeida da Silva, as obras mudaram una realidade.” Tá tudo mundo gostando dessa obra que esperamos há anos”, disse Armstrong.

O evento contou com a participação do deputado federal, Julião Amin, do deputados estaduais Bira do Pindaré, Rogério Cafeteria,   dos vereadores Raimundo Penha, Pereirinha, do presidente da Agência Metropolitana, Pedro Lucas Fernandes, do presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Maranhão (Sinduscon), Fábio Nahuz, dos prefeitos Domingos Dutra (Paço do Lumiar) e Luiz Fernando (São José de Ribamar),do vice-prefeito Eudes Sampaio (São José de Ribamar), dos secretários de Estado Márcio Jardim (Esporte), Gerson Pinheiro (Igualdade Racial), Tatiana Pereira (Juventude) dos secretário municipais Fátima Ribeiro (Segurança Alimentar), Andreia Lauande (Criança e Assistência Social) e Conceição Castro (Comunicação).

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens