Fechar
Buscar no Site

Dinheiro desviado por Murad daria pra pagar 1200 anos de aluguel do Hospital de Traumatologia e Ortopedia

O rombo deixado por Ricardo Murad, ex-secretário de Saúde do governo Roseana, daria para pagar 1200 anos de aluguel do prédio onde funcionará o primeiro Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão, que deve ser entregue no segundo semestre deste ano.

Alvo da Operação Sermão aos Peixes, em 2015 Murad foi conduzido coercitivamente a prestar depoimento, apontado pela Polícia Federal como o chefe de uma organização criminosa que desviou cerca de R$ 1 bilhão do sistema estadual de saúde. Segundo os investigadores da PF, o ex-secretário teria subtraído recursos federais destinados ao Maranhão para investimentos na área da saúde. Ele teria desviado metade do valor destinado pelo Governo Federal.

Realizadas entre os anos de 2010 e 2013 e com base em laudo da Controladoria-Geral da União (CGU), as investigações comprovaram superfaturamento por falta de controle dos serviços prestados por empresas terceirizadas e a até mesmo a inexistência de alguns desses serviços. Trocando em miúdos: as empresas eram contratadas pelo ex-secretário, mas não prestavam serviço algum aos maranhenses.

Mentor do esquema, Murad teria usado várias formas para efetuar os desvios, da contratação de médicos e enfermeiras, até os serviços de limpeza dos hospitais e a compra de medicamentos.

Novo hospital

Segundo o governo do Maranhão, a construção do primeiro Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão segue em ritmo acelerado e está em fase de conclusão.

Onde antes funcionava a Clínica Eldorado, será oferecido atendimento público exclusivo na área com capacidade para 34 leitos, sendo oito pediátricos e 26 para adultos, além de 10 leitos de UTI. A expectativa é que o novo hospital desafogue o Hospital Geral Tarquínio Lopes Filho, que atualmente atende casos de câncer e ortopedia.

O prédio que abrigará o novo hospital é alugado pelo governo. Os desvios bilionários operados por Murad dariam para a máquina estadual pagar mais de meio século de aluguel do imóvel.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens