Fechar
Buscar no Site

Conheça os 11 vereadores de São Luís que querem ser deputados em 2019

Pelo menos 11 dos 31 vereadores de São Luís se lançaram em voos mais altos este ano, com candidaturas para deputado estadual ou federal. Caso os indicados sejam confirmados pela Justiça Eleitoral e o cenário não se altere, este será o maior número de representantes do Palácio Pedro Neiva de Santana, sede do legislativo da Capital, na disputa proporcional, seja pela Assembleia Legislativa ou pela Câmara dos Deputados, desde 1989.

Dos 11 vereadores indicados por suas siglas para concorrer no pleito de 7 de outubro, apenas uma é mulher. As convenções partidárias foram o primeiro passo para oficialização das candidaturas. De acordo com o calendário definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), elas foram realizadas entre os dias 20 de julho e 5 de agosto. Depois disso, as siglas tiveram até o último dia 15 de agosto para registrarem os pedidos de candidatura no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O órgão deve julgar todas as solicitações até o dia 17 de setembro.

Confira abaixo, por ordem alfabética, quais são os vereadores confirmados pelos partidos em suas convenções para concorrer na disputa proporcional deste ano:

BÁRBARA SOEIRO (PSC)

Maria Bárbara Araújo dos Santos Silva, mais conhecida por Bárbara Soeiro, é bacharel em Direito. Filha de Doca Batista e Raimunda Araújo, nasceu em 19 de abril de 1964 na cidade de Brejo, distante a 198 km de São Luís. Desde nova, já tinha aptidão para liderança e formação de grupos, e sempre esteve à frente quando assunto era lutar por direitos na sala de aula.

Bárbara é casada com o radialista e ex-vereador de São Luís, Albino Soeiro, com quem tem dois filhos, Ilana e João Otávio. Ela resolveu entrar na vida pública para dar continuidade ao legado do marido no legislativo ludovicense depois de quatro mandatos. Mulher, mãe de família e defensora de direitos da sociedade, Bárbara foi eleita pela primeira vez em 2012 e reeleita em 2016. Suas principais bandeiras de atuação é a garantia dos direitos da mulher e agora buscar ser a voz da sociedade maranhense na Assembleia Legislativa.

ESTEVÃO ARAGÃO (PSDB)

Estevão Assunção Aragão, nasceu em São Luís, no dia 3 de fevereiro de 1978. Advogado, formou-se em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em 2002. É pai de três filhos. Antes de ingressar na política, Estevão Aragão já era servidor público de carreira, atuando como oficial de Justiça do TJ-MA.

Em 2012, foi eleito vereador de São Luís, com 5.123 votos pelo Partido Popular Socialista (PPS). No início de 2014, filiou-se ao Solidariedade (SD), assumindo a presidência do Diretório Municipal de São Luís.

Em 2016, assumiu a vice-presidência do Diretório Municipal Partido Socialista Brasileiro (PSB) na capital, legenda por onde disputou sua reeleição e no mesmo ano, foi reeleito vereador de São Luís, com 4.942 votos. Desde o início deste segundo mandato, exerce a função de 5º secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal.

Em abril de 2018, deixou o PSB e se filiou ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), como membro da executiva estadual.  Apontado com um dos principais nomes da atual legislatura na Câmara, Estevão Aragão é um parlamentar forte e atuante, que faz oposição ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior com responsabilidade, baseado em fatos e documentos. Agora, disputará uma vaga na Assembleia Legislativa do Maranhão pelo seu atual partido, o PSDB.

GENIVAL ALVES (PRTB)

Genival Alves da Silva, filho mais novo de cinco irmãos, nasceu no dia 15 de novembro de 1968, em Fortaleza (CE). Ainda muito pequeno mudou-se com os pais para a cidade maranhense de São Benedito do Rio Preto, ficando órfão com menos de 3 anos de idade e, sob os cuidados de sua avó Alice, portadora de necessidades visuais, que enxergou aquela criança com os olhos do coração.

No início da década de 80 foi morar no município de Humberto de Campos (cidade natal de seus familiares) e enfrentou desde cedo as dificuldades de uma vida sem recursos. Em seguida foi trazido para São Luís, criado no bairro Vila Esperança por sua avó e sua tia Flor, permanecendo com elas até os 17 anos. Ao contrário de muitas outras histórias que você já deve ter ouvido, Genival Alves ousou ser mais, batalhou e não se acovardou, estudou, formou-se em Administração e Direito, especializou-se em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal do Maranhão.

Casado há quase 20 anos com a funcionária Pública Rosiane Vale, apoiadora fiel de sua luta. Pai de 4 filhos: Max Atilla, Michael, Alice e Maria Clara, aos quais orienta nos princípios da humildade, respeito, carinho e responsabilidade.  Homem de fé participa ativamente da Paróquia São Francisco e Santa Clara (localizada no Turu, bairro em que reside), Genival é um exímio defensor da família.

Com o anseio de quem tem sede de mudança, ele decidiu concorrer pelo seu partido (PRTB) ao mandato de vereador da cidade de São Luís e em 2016 foi abraçado pelo povo que o elegeu para a Câmara Municipal. Desde então, a vontade de honrar a função que exerce aliada ao seu caráter e perseverança, o fizeram ainda mais incansável.

Desde o início do seu mandato, o vereador Genival Alves mostrou que veio para lutar pela sociedade nas questões que afligem a população como saúde, infraestrutura, transporte, educação, esporte/lazer e cultura. Prova de sua atuação diferenciada, arregaçou as mangas e colocou em prática uma de suas maiores bandeiras: Projeto Saúde na Comunidade.

Compromisso firmado ainda em seu período de campanha, ganhou forma e com apenas 17 meses de mandato, já esteve em diversas comunidades atendendo mais de 12 mil famílias, realizando 31 mil procedimentos, oferecendo serviços de consulta médica, odontológica, coleta de preventivos, entrega de medicamentos e outros atendimentos, além de ações socioeducativas.

GUTEMBERG ARAÚJO (PRTB)

Gutemberg Fernandes Araújo, nasceu em São Luís e cresceu nas imediações do bairro do Monte Castelo. Formou-se médico e tornou-se Cirurgião, Professor e também escritor. É casado com a também médica Kika Araújo e tem um filho, chamado Guilherme. Em seu quarto mandato na Câmara Municipal de São Luís, Gutemberg Araújo se destaca pela longa folha de serviços prestados na capital.

Gutemberg Araújo também é focado em ações sociais, e em especial voltado para mulheres e crianças. Atualmente está à frente de vários programas sociais como o “Cuidando de Você”, “Saúde na Comunidade” e um programa de rádio “Conexão Saúde com Dr. Gutemberg”, que estava sendo veiculado na Difusora AM 680, sempre aos sábados, de 10 as 11h, onde eram divulgadas informações, dicas de saúde e prevenção sobre os mais diversos temas para todo o Maranhão.

Dr. Gutemberg é pioneiro na implantação de cirurgia bariátrica no Maranhão e possui diversos trabalhos nacionais e internacionais publicados sobre o assunto. Ele foi secretário Municipal de Saúde na gestão do ex-prefeito João Castelo (PSDB).

HONORATO FERNANDES (PT)

No exercício do segundo mandato de vereador de São Luís, Honorato Fernandes, de 44 anos, é analista de sistemas e especialista em gerenciamento de projetos, com formação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Ele é o primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara da capital.

Casado com a pedagoga Érika Maria Machado Fernandes, pai do economista Marcio e da pequena Rafaela, o pré-candidato é filho da saudosa professora Ieda Batista, lendária ativista de movimentos populares e uma das fundadoras do PT no Maranhão. Apesar do forte vínculo com o petismo (a mãe dele foi candidata a deputada federal pela sigla), só se filiou oficialmente ao PT em 2011. Em 2012, encarou o primeiro vestibular das urnas, elegendo-se vereador com 3.664 votos.

Em 2016, experimentou um crescimento de quase 30% no eleitorado, uma vez que foi reeleito com 4.609 votos.  No Processo de Eleições Diretas (PED) que o levou à presidência do PT Municipal, conquistou 52% do eleitorado e ainda se mobilizou pela eleição de Augusto Lobato, eleito presidente estadual da agremiação partidária.

MARCIAL LIMA (PRTB)

Marcial Lima de Arruda, nasceu no dia 7 de maio de 1966 na cidade de Grajaú (MA). Ele é casado com a assistente social, Maria do Socorro Barbosa de Arruda, com quem tem uma filha, a arquiteta Mariana Barbosa de Arruda.

Estudou nas escolas Antoniano e Urbanos Santos, ambas em Grajaú, no Centro-Sul do Estado. Em São Luís, estudou no Colégio Meng e depois formou-se em Comunicação Social com Habilitação em Rádio, TV e Jornalismo na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Na Faculdade, foi presidente em duas gestões do Centro Acadêmico Wladimir Herzog, membro do DCE (Diretório Central dos Estudantes) e membro de vários conselhos da UEBB.

Marcial Lima é um profissional bastante conhecido no meio jornalístico. Ele foi presidente duas vezes da Associação Campinense de Imprensa (ACI) e integrante do Conselho de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Paraíba. Em Campina Grande, no Agreste Paraibano, trabalhou como repórter e apresentador das Rádios e TV Borborema, Panorâmica FM, CBN e Rádio Cidade AM de Esperança na Paraíba.

Na cidade de Grajaú, trabalhou como apresentador na Cidade FM (91.1) e foi correspondente do Jornal O Imparcial, um dos diários mais antigos do Maranhão. Na Capital Maranhense, trabalhou 13 anos como repórter da TV Mirante, afiliada da Rede Globo, atualmente é apresentador do Programa Acorda, Maranhão, da Rádio Mirante AM e exerce a função de vereador, eleito com 5.007 votos.

PAVÃO FILHO (PDT)

João Pavão Filho, mais conhecido como Pavão Filho, é formado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão. Além de advogado, também é professor do Município de São Luís (licenciado para o exercício do mandato popular). Concluiu, em junho de 2009, o Curso de Pós-Graduação em Direito Eleitoral, com habilitação para o magistério superior.

Com o slogan “Pavão é Povão”, ele disputou sua primeira eleição para vereador da capital maranhense em 1988, sendo eleito pela primeira vez com aproximadamente 1.000 votos. Em 1992, foi reeleito com aproximadamente 2.000 votos e, em 1996, elegeu-se pela terceira vez para a Câmara de São Luís, com aproximadamente 5.000 votos. Como vereador, foi Relator Geral da Constituinte Municipal de 1990, que elaborou a nova Lei Orgânica de São Luís.

Pavão Filho foi eleito pela primeira vez Deputado Estadual em 1998, com aproximadamente 10 mil votos. Em 2002, foi reeleito com aproximadamente 20 mil votos e renovou o mandato em 2006, com mais de 33 mil votos. Exerceu o cargo de Secretário Municipal do Orçamento Participativo do Município de São Luís, no período de fevereiro de 2011 a março de 2012. No mesmo ano, foi eleito pela quarta vez Vereador de São Luís, com 4.842 votos. Em 2016, foi eleito pela quinta vez vereador de São Luís, com 8.511 votos, sendo o quarto mais votado da Capital.

PEDRO LUCAS (PTB)

Filho do deputado federal Pedro Fernandes, presidente do PTB no Maranhão, Pedro Lucas, tem 36 anos, é administrador e está no exercício do segundo mandato de vereador de São Luís. Foi presidente da Agência Metropolitana de São Luís (Agem), função que ocupou até o mês de abril deste ano.

Em 2012, encarou o primeiro vestibular das urnas, elegendo-se vereador com 4.089 votos. Em 2016, experimentou um crescimento de quase 100% no eleitorado, uma vez que foi reeleito com 9.049 votos. Atualmente ele também é presidente municipal da agremiação partidária na capital.

RICARDO DINIZ (PRTB)

Ricardo Diniz é graduado em Administração de Empresas pelo UNICEUMA em São Luís. É pós-graduado em Planejamento Estratégico e Administração Pública pela Faculdade São Luís.

Foi professor do curso de Administração de Empresas da Faculdade São Luís. Em 2012 foi eleito pela primeira vez vereador por São Luís com 2.987 votos pelo Partido Humanista da Solidariedade-PHS.

Em seu primeiro mandato, “Meu Querido”, como é mais conhecido, protocolou várias Proposições Legislativas voltadas para a saúde, educação e geração de emprego e renda. Se revelou um parlamentar atuante, apresentando e votando leis, além de ser um fiscal da atuação do Poder Executivo.  Nesse período, presidiu a Comissão de Educação da Câmara Municipal de São Luís e a Comissão de Indústria e Comércio. Nas Eleições de 2016, o vereador Ricardo Diniz foi reeleito para o segundo mandato com 4.205 votos de confiança no seu trabalho. Ele é o 3º vice-presidente da Câmara de São Luís.

Em seus dois mandatos de vereador, Ricardo Diniz teve vários projetos aprovados. Ele também realiza projetos sociais nas comunidades como o ‘Craques do Futuro’ que consiste na realização de palestras educativas, atendimentos médicos e odontológicos, escolinhas de futebol de campo, natação e reforço escolar, além de várias práticas esportivas, o  “Movimente-se” que nasceu na Cidade Operária e é composto por moradores que se reúnem às segundas, quarta e sextas-feiras, a partir das 18h, para praticarem atividades físicas no Viva do bairro, como por exemplo o aulão aeróbico ao som do ritmo Zumba,  com acompanhamento de profissionais da área de educação física. O projeto deu tão certo que se estendeu para outros bairros, como Vila Nova, Alto da Esperança e São Raimundo e o objetivo é levar qualidade de vida e resgatar a autoestima dos moradores.

Ricardo criou os projetos Plantando Vidas para despertar a consciência ecológica da população e o Meu Querido Olhar, para melhorar a saúde ocular de jovens estudantes de escolas comunitárias e municipais.

SÁ MARQUES (PHS)

José Raimundo de Sá Marques, mais conhecido como Professor Sá Marques, nasceu em São Luís e cresceu no Bairro do João Paulo. É filho da folclorista Lili Sá Marques e de Luís Marques, motorista da Assembleia Legislativa. Estudou o primário na Escola Duque de Caxias, o antigo ginásio, na escola Luís Viana e o segundo grau, na Escola Técnica do Maranhão, onde, assim como a sua família, participou de várias atividades artísticas desde a infância (Boi de Morros, como entre os primeiros brincantes, dança, música e etc.)

Sá Marques trabalhou na ALUMAR (Alumínio do Maranhão) e na Companhia Vale do Rio Doce em Carajás. É graduado em Direito com especialização em Ciências criminais, matéria processual civil e em História, exercendo até hoje a profissão de Professor de História há quase trinta anos e de Direito há mais de uma década, procurando sempre dedicar todo o seu cabedal de conhecimentos e de vontade inabalável a pregar o sucesso de todos.

Foi diretor de Sindicato das Instituições privadas de Ensino do Maranhão e também integra a briosa Polícia Civil do Maranhão há quase três décadas, na qual sempre procurou estar ao lado da ética no trato do público e da urbanidade, além da certeza de estar ao lado da Lei.

Sá Marques foi eleito vereador de São Luís, em 2016, com 4.685 votos conscientes. Nesses dois anos de legislatura já teve vários projetos aprovados dentre os quais, dois merecem destaques: o projeto “Gratuidade temporária do passe em transporte público” para que mulheres vítimas de violência possam buscar apoio psicossocial e o Projeto que incentiva a criação de uma semana Municipal de doação de medula óssea. Ele também conseguiu aprovar vários Requerimentos e Indicações para bairros diversos da Capital.

SILVINO ABREU (PRTB)

A trajetória política de Silvino Abreu (PRTB) é interessante. Ele nasceu no dia 08 de fevereiro de 1955, na cidade maranhense de Palmeirândia (MA). Empresário e contabilista, Silvino exerceu três mandatos consecutivos, perdeu duas eleições e retornou no pleito de 2016 para cumprir o quarto mandato. É uma pessoa extremamente simpática, que chega à Câmara diariamente conversando com seguranças da Casa e quem mais encontrar pela frente.

Vive sempre de bom humor e é visto frequentemente, após as sessões, cercado de colegas e de funcionário da Câmara, no pátio, contando e ouvindo conselhos. É daqueles que perde o amigo, mas não perde a piada, mas se notabiliza pela assiduidade nos trabalhos.

Silvino costuma dizer que os problemas do Brasil se resumem à corrupção e assegura que o Parlamento, mesmo sendo um órgão com prerrogativas para legislar e fiscalizar, acaba se transformando num instrumento de ação social, por conta das demandas apresentadas por uma população carente.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens