Fechar
Buscar no Site

Casarão Tech comemora 1 ano com diálogos sobre inovação, empreendedorismo e tecnologia


O primeiro hub de inovação público do Maranhão completou 1 ano no último sábado (19) e para celebrar a data, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), promoveu no local uma série de atividades relacionadas à inovação e ao empreendedorismo.

Diálogos, troca de conhecimento e experiências marcaram o primeiro dia de programação (sexta-feira, 18) em que startups do Programa Inova Maranhão participaram do give back, um momento em que as pequenas empresas compartilharam sobre os principais problemas e dificuldades encontradas na estruturação do seu negócio.

“Nós pensamos nesse momento chamado give back para que as startups participantes do Programa Inova Maranhão pudessem apresentar para a comunidade e para as pessoas que tem interesse na área de inovação tudo aquilo que elas aprenderam durante o período de doze meses no Casarão Tech Renato Archer”, explicou o secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles.

“Nós fizemos também um meetup, uma grande roda de conversa com os representantes do ecossistema de inovação do Maranhão e os líderes de outros ambientes de inovação para traçar as estratégias e perspectivas para o ano de 2019”, ressaltou o secretário.

A tarde da sexta-feira também apresentação dos cases de sucesso de duas startups a Trackage, especializada em monitoramento inteligente, e a BirminD, especializada em otimização industrial.

A diretora administrativa da Trackage, Patrícia Cicci falou sobre como o modelo de negócio da empresa mudou e se adaptou às oportunidades do mercado. “Nós tínhamos um produto que acabou mudando por conta das demandas apresentadas pelo mercado.É importante saber, quem deseja empreender precisa estar disposto a se moldar, inovar e seguir a tendência do mercado ou corre o risco de ficar estagnado em algo que naquele momento pode não estar dando retorno financeiro”, destacou.
Aeromodelismo

Além dos talks sobre sobre o ecossistema de inovação, a programação contou com exposições de aeromodelismo dos grupos Carcará da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), e Sirius Rocket da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Os grupos apresentaram protótipos de foguetes similares aos foguetes reais utilizados nos lançamentos de satélites, com sistemas miniaturizados de propulsão, controle e recuperação. Os protótipos são produzidos com materiais econômicos sem perder a eficiência.
A equipe Carcará Rocket Design também foi a responsável pela monitoria durante a Maratoninha Maker Espacial.

CTRA
Em um ano de funcionamento o hub de inovação recebeu:
– Mais de 70 eventos como seminários e encontros
– Cerca de 120 reuniões
– Mais de 10 mil visitantes

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens