Fechar
Buscar no Site

A Base de Alcântara, no Maranhão, e os interesses dos Estados Unidos

1. Os Estados Unidos, além de suas frotas de porta aviões, navios e submarinos nucleares que singram todos os mares, possuem mais de 700 bases militares terrestres fora de seu território nacional nos mais diversos países, em muitas das quais instalaram armas nucleares e sistemas de escuta da National Security Agency (NSA).

2. Os Estados Unidos têm bases de lançamento de foguetes em seu território nacional, como em Cabo Canaveral, perfeitamente aparelhadas com os equipamentos mais sofisticados, para o lançamento de satélites.

3. Os Estados Unidos não necessitam, portanto, de instalações a serem construídas em Alcântara para o lançamento de seus foguetes.

4. O objetivo americano não é impedir que o Brasil tenha uma base competitiva de lançamento de foguetes; isto o governo brasileiro já impede que ocorra pela contenção de despesas com o programa espacial brasileiro.

5. O objetivo principal norte americano é ter uma base militar em território brasileiro na qual exerçam sua soberania, fora do alcance das leis e da vigilância das autoridades brasileiras, inclusive militares, onde possam desenvolver todo tipo de atividade militar.

6. A localização de Alcântara, no Nordeste brasileiro, em frente à África Ocidental, é ideal para os Estados Unidos do ângulo de suas operações político-militares na América do Sul e na África e de sua estratégia mundial, em confronto com a Rússia e a China.

7. O Governo de Michel Temer tem como objetivo central de sua política (que nada mais é do que o cumprimento dos princípios do Consenso de Washington) atender a todas as reivindicações históricas dos Estados Unidos feitas ao Brasil não só em termos de política econômica interna (abertura comercial, liberdade para investimentos e capitais, desregulamentação, fim das empresas estatais, em especial da Petrobras etc.) como em termos de política externa.

8. À política externa cabe cooperar com a execução deste programa de Governo, cujo objetivo é atrair investimentos estrangeiros, além de ações de combate à Venezuela, de afastamento em relação aos vizinhos da América do Sul, de destruição do Mercosul, a partir de acordo com a União Europeia, cavalo de Troia para abrir as portas de um futuro acordo de livre comércio com os Estados Unidos, de adesão à OCDE, como forma de consolidar esta política econômica, e de afastamento e negligência em relação aos países do Sul.

9. Nesta política geral do Governo Temer, o acordo com os Estados Unidos para a utilização da Base de Alcântara configura o caso mais flagrante de cessão de soberania da história do Brasil.

10. Os Estados Unidos, se vierem a se instalar em Alcântara, de lá não sairão, pois de lá poderão “controlar” o Brasil, “alinhando” de fato e definitivamente a política externa brasileira e tornando cada vez mais difícil o exercício de uma política externa independente.

(*) Samuel Pinheiro Guimarães é diplomata. Foi secretário-geral do Itamaraty (2003-2009) e ministro de Assuntos Estratégicos durante o governo Lula (2009-2010).

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

5 respostas para “A Base de Alcântara, no Maranhão, e os interesses dos Estados Unidos”

  1. JEANILSSON disse:

    NUNCA O BRASIL PODERIA VENDER –ALCÂNTARA—PARA OS ESTADOS UNIDOS—NUNCA-NUNCA -NUNCA—–com essa base os EUA fará o que quiser com o BRASIL—-e uma formiguinha o que pode fazer diante de um elefante ????????????????????????????? mas com esse VAMPIRO TEMER , COMPRANDO A CÂMARA E O SENADO COM O DINHEIRO DO BRASIL , DE NÓS , TUDO É POSSÍVEL—-O POVO ACEITA TUDO —-QUEM DEVERIA REAGIR , NÃO REAGE ===AS FORÇAS ARMADAS=====então ……….?????????????? estamos no mato sem cachorro —-

    • Capelobo disse:

      Mais um PPPXTVVL ( personagem pederasta passivo XIBUNGO Triplamente VIADO, vagabundo e LADRÃO) criado pelo blogueiro.

      • JOÃO disse:

        o CAPE VAI SER JUBILADO DA APAE—-em 5 anos de enormes esforços , não aprendeu nada, nadinha de nada, só sabe xingar, latir, late , o mesmo latido , não tem nem criatividade para mudar o latido …parece esses vira latas sem criatividade …….seja vira latas MAS COM CRIATIVIDADE—favor mudar os xingamentos -os latidos—esses enjoaram a todos —OK

  2. RobertoS. da Silva disse:

    Só um Imbecil pra dar credito a esse lunático!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens