Fechar
Buscar no Site

Alunos da U.E.B. infantil Pedro Bertol têm tarde de autógrafos com escritor Wilson Marques

Crianças entre 3 e 5 anos, da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Pedro Bertol, tiveram um encontro especial esta quarta-feira (14) com o escritor maranhense de livros infantis, Wilson Marques, na sede da Associação Maranhense de Escritores Independentes (Amei), no São Luís Shopping (Jaracati). O evento marca o início do projeto ‘Resgate e valorização dos autores maranhenses que escrevem para crianças’, desenvolvido pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Com o objetivo de valorizar as lendas e contos maranhenses e trabalhar o imaginário das crianças para estimular a leitura e a escrita, o projeto foca nas produções locais, onde há uma variedade de bons escritores, que por meio de suas obras estão contribuindo para a difusão da cultura, lendas e costumes do Maranhão. A Prefeitura de São Luís conta com a parceria da Amei e, nesta primeira etapa do projeto, com a dedicação e trabalho dos escritores infantis Wilson Marques e Márcio Henrique Almeida, que visitarão 10 escolas da rede até o mês de outubro, conversando com os estudantes e autografando livros.

“Estamos muito felizes com a retomada deste projeto, que valoriza a nossa cultura e fortalece o trabalho dos escritores locais. Em nome do prefeito Edivaldo, agradeço a parceria da Amei em nossos projetos de leitura e escrita e ao trabalho sério e árduo que vem sendo desenvolvido pelos autores maranhenses, que contribui para o desenvolvimento da Educação no município de São Luís”, disse Moacir Feitosa, titular da Semed.

A coordenadora do Livro Infantil da Semed, Sinara Coelho Lima Rodrigues, diz que a expectativa do projeto ‘Resgate e valorização dos autores maranhenses que escrevem para crianças’ é alcançar todas as 98 escolas de Educação Infantil da rede até o fim do ano letivo de 2018. A superintendente da área de Educação Infantil (SAEI) da Semed, Josie Descovi, também esteve presente ao lançamento desta nova etapa do projeto. “Tem que ter muita sensibilidade para escrever para crianças e os nossos autores maranhenses, parceiros deste lindo projeto, estão de parabéns”, destacou Josie, agradecendo ainda a presença de alguns pais de crianças ao evento.

No encontro com o escritor Wilson Marques, além de levarem para casa um exemplar autografado da obra “A menina levada e a serpente encantada”, os estudantes da U.E.B. Pedro Bertol encenaram um trecho da lenda da serpente que faz referência ao livro do escritor e puderam fazer algumas perguntas para ele.

“Eu gosto muito de livros, a mamãe e o papai sempre leem pra mim. E na minha escola a professora também lê, e eu gosto ainda de desenhar”, disse Eric Julian Amorim Valentim, de 3 anos, que foi à Amei acompanhado de seus pais, Juliana Mendes Amorim e Erik Valentim Campos. “É um grande incentivo para o meu filho vir a estes lugares e participar de projetos que vão estimular ele a ler e a escrever”, comentou Juliana Amorim.

“Estou muito agradecido à Prefeitura de São Luís, que por meio da Semed está dando apoio ao trabalho dos escritores maranhenses. Vejo como um grande esforço da atual gestão, por meio dos profissionais envolvidos neste projeto, de reparar essa lacuna que existe com relação à valorização das obras locais. Torço para que outras oportunidades surjam para a divulgação da cultura local, dos artistas e escritores maranhenses”, declarou Wilson Marques.

“A valorização dos escritores maranhenses e o estímulo à leitura de crianças que estudam ainda na educação infantil nas escolas públicas de São Luís mostra um cenário de mudança que irá transformar a vida dos nossos estudantes”, assinalou o autor Márcio Henrique.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

3 respostas para “Alunos da U.E.B. infantil Pedro Bertol têm tarde de autógrafos com escritor Wilson Marques”

  1. Paula disse:

    Um incentivo a leitura é sempre bem vindo, parabéns pela iniciativa.

  2. João disse:

    Legal, muito bom para a cultura das crianças.

  3. Claudia disse:

    Parabens a prefeitura por incentivar a literatura nas criancas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens