Fechar
Buscar no Site

Agência Metropolitana e Prefeitura de São Luís entregam à população área revitalizada na Ilinha

Um novo espaço para o lazer, a realização de atividades de esporte e a convivência social foi entregue na noite de sexta-feira (05) a moradores da Ilhinha. Por meio de parceria entre a Agência Executiva Metropolitana (AGEM) e a Prefeitura de São Luís, a área, localizada na Avenida Ferreira Gullar, na Ilhinha, recebeu projeto paisagístico, iluminação e acessibilidade. Além da urbanização do lugar, que servia para o descarte irregular de lixo, os moradores da região ganharam um espaço adequado para prática esportiva e uma praça para desfrutar de momentos de lazer coletivo e de manifestações culturais. A obra foi entregue pelo prefeito Edivaldo e pelo presidente da AGEM, Lívio Jonas Mendonça Corrêa.

A revitalização do Canteiro da Avenida Ferreira Gullar, próximo ao cruzamento com a Avenida Ana Jansen, era uma antiga reivindicação dos moradores de bairros como Ilhinha, Morros e conjunto Ana Jansen. O local foi totalmente revitalizado passando a apresentar aspecto urbanístico mais atraente.

“Ao longo da nossa gestão, vários espaços já foram transformados. Estamos aqui, ao lado da comunidade da Ilhinha, entregando mais um destes locais, resultado da parceria entre a Agência Metropolitana e a Prefeitura. São lugares que transformam a realidade das pessoas. Em espaços como esse, podemos observar o antes e o depois. Agora, as famílias daqui têm um lugar para se divertir. É mais um equipamento para a cidade de São Luís”, disse o prefeito Edivaldo que, acompanhado pela primeira-dama, Camila Holanda, foi recebido com festa pelos moradores.

A proposta de revitalização do Canteiro teve por objetivo requalificar toda a área, uma das mais centrais da Ilhinha. Segundo o presidente da Agência Executiva Metropolitana, Lívio Jonas Mendonça Corrêa, a ação faz parte de uma série de projetos que vêm sendo executados em diversas áreas de São Luís. “Estamos buscando transformar espaços públicos em áreas adequadas ao convívio social, que possam ser aproveitados por toda a família, para lazer e prática de esportes”, explicou.

Também acompanharam a entrega os secretários municipais Fátima Ribeiro (Segurança Alimentar), José Cursino (Planejamento), Nonato Chocolate (Semapa) e Ivaldo Rodrigues (Articulação Política). Segundo o secretário Ivaldo Rodrigues, a urbanização deste espaço da cidade é uma prova de que a parceria entre o AGEM e a Prefeitura de São Luís tem dado certo, o que resulta em intervenções em áreas degradadas do centro urbano. “Estamos conseguindo transformar o que era antes espaços inúteis em áreas de convívio social e lazer”, disse.

Já o vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís, Osmar Filho, destacou que esse projeto é uma demanda antiga dos moradores. “Isso aqui era um sonho. Passei a sonhar junto para que tivéssemos esse sonho materializado”, disse.

ESPAÇO TRANSFORMADO 

A obra resultará em melhorias para os moradores de toda a região, que é próxima a dois importantes cartões postais da ilha de São Luís: a Lagoa da Jansen e a Praia da Ponta d’Areia, uma das mais frequentadas pela população e pelos turistas. Além de um espaço de lazer, o local poderá ser utilizado para a prática de atividades físicas. Nos próximos meses, o Canteiro receberá equipamentos de ginástica ao ar livre. Todo o espaço será administrado por um comitê gestor formado por moradores do bairro.

Para ter funcionalidade e favorecer a população, o espaço foi completamente transformado. Entre os serviços realizados pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) na área da iluminação está a instalação de 17 luminárias com lâmpadas de vapor metálico (luz branca) e de dois projetores para iluminação da quadra de esportes, que também faz parte do projeto da nova praça. A iluminação contribui para que o espaço possa ser utilizado como área de lazer, mesmo no período noturno.

Moradora do conjunto Ana Jansen, a estudante Cassia Ribeiro, 26 anos, prestigiou a inauguração do novo espaço acompanhada do filho Elano, 4 anos. “Vai ser muito bom para os moradores da nossa comunidade. Estávamos precisando de um espaço assim, que antes era oferecido somente para a elite”, comparou a estudante.

OBRA

O canteiro da Avenida Ferreira Gullar contempla uma quadra poliesportiva, palco para atividades culturais, jardins, calçamento, passeio público, bancos, estacionamento, áreas para atividades ao ar livre e rampas para acessibilidade de pessoas com deficiência. O projeto ocupa uma área total de 4.902 m².

A quadra esportiva foi comemorada pelos desportistas das comunidades próximas e pelos praticantes de atividades físicas de outras localidades. “Ficou lindo, lindo, lindo. Todo dia passava aqui e via tudo cheio de água e lixo. Estou muito feliz, por todo mundo, principalmente pelas crianças”, afirmou a aposentada Filomena de Souza Fonseca, moradora do São Francisco.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens