Fechar
Buscar no Site

PSDB não chega a consenso sobre permanência no governo Temer

O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE)

Lideranças do PSDB reuniram-se na noite desta segunda-feira, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, para discutir os rumos do partido diante da atual conjuntura política. O senador e presidente em exercício do partido, Tasso Jereissati (CE), disse que não existe um consenso dentro do partido sobre a permanência no governo do presidente Michel Temer (PMDB).

“O que eu estou observando é que o partido [PSDB] por si mesmo está desembarcando [do governo Temer], independentemente do controle ou da minha vontade”, disse Jereissati.

Questionado se este fato poderia enfraquecer a posição do PSDB em relação à reforma trabalhista, que será votada nesta terça-feira, Jereissati negou. “A reforma trabalhista nós vamos votar integralmente amanhã [hoje]. Está resolvida e encerrada essa questão”. Sobre a reforma da Previdência, ele não foi otimista. “No meio dessa crise, eu acho muito difícil votar uma reforma da Previdência no segundo semestre”.

O presidente em exercício do PSDB disse que, na reunião, os governadores do partido foram informados do que está acontecendo em Brasília, principalmente sobre a bancada federal, e qual é o desenvolvimento que vai se dar nos próximos dias “para que eles fiquem acompanhando de perto e não haja surpresas”.

Jereissati disse que é o momento de o partido fazer uma “grande reflexão sobre seu futuro”. “O partido tem que se revisitar, como foi usado o termo, fazer uma reflexão sobre os seus erros, os erros que cometeu, onde não está mais conectado como nós queríamos com a população. [Queremos] fazer uma convenção, ou quem sabe, o mais cedo possível, eleger uma nova executiva, talvez em agosto ainda, e discutirmos um novo programa”.

Questionado sobre a saída de Aécio Neves do partido, ele disse que, nesta convenção a ser realizada, não haverá apenas a eleição de uma nova executiva, mas “vai haver também uma ampla discussão sobre o futuro do partido”.

Votação na CCJ
O presidente interino do partido disse que o PSDB está acompanhando as notícias e a votação, na da Câmara dos Deputados, da denúncia do procurador da República, Rodrigo Janot, contra o presidente Michel Temer. “Estamos acompanhando, hoje nós tivemos a notícia da CCJ, e notícias desencontradas, que parece que vai ser votado na quinta-feira, e nós vamos acompanhar de perto essa votação”.

Na segunda, o deputado Sergio Zveiter (PMDB-RJ), relator da denúncia contra Temer na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ),  defendeu a aceitação pela Câmara da acusação apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Líder da bancada do PSDB na Câmara, o deputado Ricardo Tripoli, disse que a bancada já definiu na CCJ, por maioria, votar pela admissibilidade da denúncia. “Foi uma solução da bancada, deve se votar 5 a 2. Eu disse que eles votariam de acordo com a consciência de cada um”, disse.

Tripoli disse que há maioria também para votação no plenário. “Na questão do plenário, nós vamos convidar a bancada, provavelmente amanhã ou depois em uma reunião, para definirmos a postura da bancada [em relação à admissibilidade]. Há hoje uma maioria no sentido da admissibilidade. Eu não sei quantificar ainda, porque nós não tivemos a reunião”, disse Trípoli.

Perguntado se isso não indica já uma ruptura com o governo Temer, o deputado respondeu que esta é ainda uma questão processual na CCJ e não é uma questão de mérito. “Mérito é em plenário. Depois disso ainda vai para o Supremo [Tribunal Federal]. Ou seja, nós temos aí um caminho a percorrer pela frente”.

A reunião começou por volta das 19h30 dessa segunda-feira na ala residencial do palácio e terminou por volta das 23h30. A assessoria de imprensa do governador Geraldo Alckmin não confirmou o teor do que foi discutido no encontro.

Estavam presentes o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o prefeito de São Paulo, João Doria, o senador José Serra (SP), o governador de Goiás, Marconi Perillo, o governador do Paraná, Beto Richa; o governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, o senador e presidente em exercício do partido, Tasso Jereissati, o senador Aécio Neves (MG), o governador do Mato Grosso, Pedro Taques, o senador Cassio Cunha Lima (PB), senador Paulo Bauer (SC), deputado federal Ricardo Tripoli (SP), o deputado federal e secretário-geral do partido, Silvio Torres (SP), o senador José Aníbal (SP) e o secretário da Casa Civil do Estado de São Paulo, Samuel Moreira.

(Com Agência Brasil)

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens