Fechar
Buscar no Site

Sabe quais foram as áreas mais populares do direito em 2018?

direito em 2018

Certas áreas do Direito em 2018 ganharam destaque. Devido as instabilidades políticas e econômicas que marcaram o ano passado, a demanda por certas áreas e serviços jurídicos cresceu expressivamente. A boa notícia é que, para muitas dessas áreas, a tendência é que a demanda continue em alta.

Para saber quais foram as áreas mais populares do Direito em 2018, não deixe de conferir!

Trabalhista

Como reflexo da crise econômica, o índice de desemprego aumentou em 2018. Ainda que nem todos os empregados atuem no modelo da CLT, as demissões geradas pela crise promoveram um aumento na demanda de processos e consultas dentro da área trabalhista. Não por outro motivo, a área trabalhista foi uma das áreas do Direito em 2018 com maior destaque. Seja para propor ações judiciais, seja para tirar dúvidas de empregadores e empregados, quem atua na área trabalhista teme um expressivo aumento nas demandas.

Previdenciário

Advogados que atuam com Previdenciário também estiveram em evidência no ano passado. Esta também foi uma das áreas do Direito em 2018 que mais teve destaque.

Mesmo com a Reforma da Previdência ainda não aprovada, a incerteza das medidas fez com que muita gente que está para se aposentar buscasse orientação e suporte jurídico. Não por outro motivo, o aumento das demandas do consultivo previdenciário cresceram bastante. Com a aprovação da medida neste ano, a tendência é de que o contencioso ganhe mais destaque, devido ao aumento de processos administrativos e até judiciais, questionando medidas da lei que irão surgir.

Recuperação judicial e de crédito

Como decorrência da crise econômica, o índice de inadimplência bateu recorde, chegando a 61,8 milhões. Por este motivo, empresas que foram afetadas pela inadimplência e passaram a enfrentar dificuldades financeiras, acabaram buscando o suporte jurídico tanto na defesa de ações movidas por credores, quanto nas medidas a serem tomadas durante uma eventual fase de recuperação judicial, por exemplo. Não por outro motivo, a recuperação judicial e de crédito ganhou destaque nas áreas do Direito em 2018, principalmente para os escritórios que atuam com empresarial.

Contencioso cível

Por conta do aumento da inadimplência, conflitos envolvendo cobrança de valores também tiveram um expressivo aumento. A demanda por processos e execução de contratos foi alta tendo em vista o crescimento do número de devedores no país.

Tributário consultivo

As instabilidades econômicas de 2018 afetaram não apenas pessoas como também empresas. Visando otimizar a carga tributária e se proteger da crise, muitas empresas investiram em planejamento tributário e outros serviços jurídicos de natureza consultiva. A demanda por questões tributárias costuma ser frequentemente alta, porém, diante do cenário econômico de 2018 muitas empresas buscaram se proteger com o auxílio das interpretações da lei.

Arbitragem

Outra área que teve expressivo crescimento em 2018 foi a área de arbitragem. Não é segredo para advogados e clientes que o Judiciário está abarrotado e a morosidade no andamento de um processo causa desgaste e altos custos. Desde a vigência do Novo Código de Processo Civil, formas alternativas de solucionar conflitos para evitar o Judiciário vem ganhando espaço. E, uma dessas alternativas é a arbitragem. Em outros tempos, muitos clientes tinham uma certa insegurança com relação ao método. Porém, com o fortalecimento das câmaras arbitrais e a especialização de advogados essa área não para de crescer.

O Direito é bastante dinâmico e influenciado pelos movimentos econômicos, políticos e sociais. De maneira geral, as áreas do Direito em 2018 que mais cresceram foram aquelas que, de alguma forma, estavam atreladas às consequências das instabilidades existentes em 2018.

Em razão da alta competitividade do mercado jurídico, advogados que querem se destacar e aproveitar os movimentos do mercado devem ficar de olho. Muitas vezes, o investimento em uma nova área de destaque pode trazer novas perspectivas e mais clientes para o seu escritório.

Você já conhecia as áreas do Direito em 2018 que mais se destacaram? Não deixe de baixar nosso e-book gratuito sobre as tendências no mercado para 2019 e saiba como criar estratégias de atuação bem-sucedidas para o seu escritório!

Fonte: https://www.promad.adv.br/blog/areas-mais-populares-direito-em-2018

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens