Fechar
Buscar no Site

FIES 2018 | Juros mais baixos e ingresso ampliado para estudantes com renda individual de até 5 salários

Começaram, na segunda-feira (19/02), as inscrições para o Programa de Financiamento do Ensino Superior do Governo Federal (FIES). Estudantes de todo o país poderão se inscrever até sexta-feira (23/02), para uma das 310 mil vagar oferecidas pelo Programa, que, mais uma vez, traz novas regras.

A partir de agora, 100 mil vagas serão ofertadas sem juros para os estudantes mais carentes. As demais vagas terão juros variáveis, a depender de cada banco onde for fechado o financiamento. A expectativa do Ministério da Educação (MEC) é de que pelo menos 150 mil vagas tenham contratos de financiamento de até 3,5% de juros ao ano, menor do que a taxa anterior, que era de 6,5%.

Contudo, segundo as novas regras, não existem mais os 18 meses de carência após o término da graduação. Isso significa que a partir do momento em que o estudante conclui o curso, ele já começa a pagar o FIES por meio de desconto em folha, desde que esteja empregado. Outra novidade é que agora estudantes com renda per capta familiar de até 5 salários mínimos também poderão concorrer ao financiamento

As regras mudaram também para as instituições de ensino que participam do programa e, a partir deste ano, passam a custear parte das bolsas oferecidas, junto com o Governo Federal. De acordo com o MEC, a mudança pretende reduzir a taxa de inadimplência do programa, que hoje é de 50,51%.

De acordo com a vice-presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Maranhão (Sinepe/MA), Rebeca Murad, os estudantes que aderiram ao contrato antigo podem ainda migrar para o novo, que oferece juros menores, mas é preciso avaliar os riscos. “O estudante pode renegociar, embora a gente acredite que os contratos anteriores são mais benéficos, porque o fato de as regras anteriores oferecerem uma carência de pagamento de 18 meses após a conclusão do curso é bastante interessante. Se o estudante mudar, ele perde essa carência”, alerta a vice-presidente.

Vale lembrar que atualmente o FIES possui um Programa Especial de Regularização para quem está com parcelas vencidas até 30 de abril de 2017.

Para fazer inscrição no programa, basta acessar a página do FIES na internet utilizando o número de inscrição e a nota do ENEM 2018.

Fonte: e-mail da Cores Comunicação

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens