Fechar
Buscar no Site

MEC divulga que a Universidade CEUMA é a melhor universidade particular do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil

DSC_0111DSC_0072DSC_0088

RESULTADOS: O MEC divulgou, na segunda, 27 de novembro, a última avaliação do IGC, o Índice Geral,que é o principal indicador de qualidade das instituições de ensino superior em todo o Brasil. A Universidade Ceuma passou do IGC contínuo de 2,8586, em 2016, para 2,9368, em 2017, arredondado para a nota 3 pelo critério das comissões avaliadoras que utilizam a escala de notas de 1 a 5. Traduzindo, foi o melhor desempenho no IGC contínuo conquistado nos últimos dez anos, o que garante à Instituição o status de melhor universidade particular do eixo Norte-Nordeste-Centro-Oeste.
Outro destaque foi o curso de Medicina, o único do Maranhão a receber nota 4 no CPC, o Conceito Preliminar de Curso. Equivale dizer que é a melhor Graduação de Medicina do Maranhão e a terceira melhor entre todas as universidades particulares do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. “Estamos em outro patamar. É a primeira vez em que um curso de Medicina no Maranhão atinge nota 4 no CPC. Mas, não podemos nos acomodar, essa nota é apenas o começo de uma estrada que leva à nota máxima, a nossa próxima meta”,disse o Coordenador do curso, Professor Dr. Ivan Figueiredo. A Odontologia também foi contemplada com a nota 4 do CPC e, portanto, alcança a melhor posição entre as universidades maranhenses e,  mais ainda,a melhor de todas as universidades das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. “É o resultado de um trabalho contínuo. A estrutura que temos é uma motivação concreta para avançar no projeto de melhorar sempre, mesmo no curso que já tem dezoito anos, como o nosso”,destacou a Coordenadora, Professora  Dra. Mariana Batista.
Outro reconhecimento foi para o curso de Educação Física Bacharelado, que obteve o maior IGC entre todos os cursos das universidades particulares do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Biomedicina não ficou atrás e também obteve a nota 4, consagrando-se como o melhor curso do Maranhão. Farmácia e Fisioterapia, cada um com nota 4, foram os únicos do Maranhão a chegar a esse resultado e ganham a posição de melhores. Serviço Social é o melhor curso entre as universidades particulares do Maranhão, com a nota 4,  e o segundo melhor curso das universidades particulares do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Os cursos de Nutrição, Enfermagem, Fonoaudiologia e Gestão Ambiental receberam a nota 3 e ocupam agora a melhor posição entre as IES particulares do Maranhão.
RECONHECIMENTO: “É uma grande satisfação atingir esse resultado. Demonstra uma integração muito grande entre o trabalho dos gestores, equipe administrativa, professores e, principalmente, o envolvimento dos alunos. Além do que,  é o reconhecimento de que nossos alunos recebem a melhor formação profissional, baseada em qualidade e em comprometimento institucional”, afirmou o Reitor da Universidade Ceuma, Professor Me. Saulo Martins.
ENTENDENDO A NOTA –  O MEC formula sua avaliação com base em conceitos e notas e considera três parâmetros principais: IGC, CPC e ENADE. O IGC analisa  as instituições em si e considera, entre outros indicadores, a média ponderada do CPC e a média dos conceitos dados pela CAPES na avaliação trienal mais recente. O CPC é o indicador de qualidade de cada curso, especificamente, e é calculado no ano seguinte ao ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes)  de cada área. Considera esse Exame mais a capacitação do corpo docente, a infraestrutura, os recursos didáticos, tecnologias, equipamentos e outros itens. O ENADE avalia o aprendizado dos alunos, que, por sua vez, avaliam a capacitação dos docentes, a estrutura, recursos didáticos e projeto pedagógico do curso. É feito anualmente agrupando os cursos por áreas de conhecimento (Saúde, Humanas, Exatas etc)

Fonte: http://www.ceuma.br/portal/universidade-ceuma-e-a-melhor-universidade-particular-do-norte-nordeste-e-centro-oeste/

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens