Fechar
Buscar no Site

Como pagar Guias DAE do eSocial em atraso

Fonte: https://www.nolar.com.br/blog/como-pagar-guia-dae-esocial-atraso/

Nolar guia DAE eSocial em atraso

 Muitos empregadores acabam perdendo o prazo para pagar a guia DAE do eSocial, seja por falta de tempo ou por dificuldade em gerar a guia.

Casos de empregadores com guias atrasadas em alguns dias ou que não emitiram guias de vários meses (competências anteriores).

Veja abaixo como proceder para acertar os pagamentos em atraso e como verificar as guias que já foram pagas.

Como emitir a guia DAE do eSocial em atraso com novo prazo:

As guias DAE emitidas após o vencimento são geradas com multas e juros, calculados diariamente.

A guia DAE deve ser gerada e paga no mesmo dia, por isso programe-se e fique sempre em dia.

Para vários meses em atraso, deve-se gerar a guia DAE de cada competência, acesse e gere mês a mês. Lembrando que guias atrasadas serão sempre geradas com vencimento para o mesmo dia, com juros e multas calculados automaticamente.

Como verificar as guias que já foram pagas:

Como o eSocial não emite comprovantes de pagamento, muitos empregadores ficam na dúvidas de quais competências foram pagas e quais estão em aberto.

Para verificar o que foi pago, utilize o Portal e-CAC da Receita Federal (Centro Virtual de atendimento ao contribuinte);

1 – Como criar uma conta no Portal e-CAC;

Acesse o Portal e-CAC e gere seu código de acesso.

Passo 1 – Informe CPF e data de nascimento;

e-CAC criar acesso

Passo 2 – Informe os números de recibo das declarações de IRPF 2016 e 2017, depois crie sua senha.

Acesso e-CAC

Caso algum campo esteja errado, o sistema informa e solicita a correção.

Após finalizar o sistema retorna seu código de acesso e você já pode acessar o Portal e-CAC e fazer sua consulta.

2 – Como consultar comprovantes de pagamento da Guia DAE do eSocial;

Acesse o Portal e-CAC com o código de acesso criado e sua senha.

e-CAC acesso

  • Selecionar a aba “Pagamentos e Parcelamentos” e no tópico “Pagamento” o item “Consulta Comprovante de Pagamento – DARF, DAS, DAE e DJE”.
  • No primeiro campo “Tipo de documento”, selecione “DAE”.

e-cac busca DAE

  • Para orientação com relação ao preenchimento dos campos com os parâmetros da consulta deve-se posicionar o cursor do mouse sobre o campo a ser preenchido. Será exibido um texto com a informação a ser fornecida.
  • Mais informações poderão ser obtidas clicando-se sobre “Consulte Orientações”, à direita, na parte superior da tela.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

3 respostas para “Como pagar Guias DAE do eSocial em atraso”

  1. Sandra Penna de Carvalho Silva disse:

    Gerei os DAE atrasados, além da recisão, e quando cheguei em casa não consegui concluir o pagamento pelo internet banking. Depois de 22hs , quando o sistema voltou, o banco não aceitou mais a data. Como faço para conseguir pagar?

    Resposta:
    Cara Sandra, conforme consta do post, você tem que gerar e pagar no mesmo dia, ou seja, terá que gerar as guias de novo e pagar, no mesmo dia!
    HM

  2. Paulo disse:

    Estou tentando gerar GAE do mês de setembro, mas o sistema não está atualizando juros/multa e não emite guia. Que devo fazer?

    Resposta:
    Caro Paulo, grato por sua participação. Caso seja uma deficiência do sistema você terá que agendar um atendimento na Receita Federal, para resolver!
    HM

  3. Eli França disse:

    Prof. Heraldo, essa foi a primeira vez que acessei este blog. Quero parabeniza-lo pela simplicidade e clareza das informações, obrigado.
    Não sou empregador domestico, e sim minha filha. Descobri que ela atrasou o recolhimento das obrigações sociais da empregada, atraves do e-Social. Agora vou ajuda-la a regularizar essa pendencia. Ainda não sei se ela pagou alguma guia dentro do periodo devedor,( de janeiro/2017 a dezembro/2018, incluindos contribuiçoes sobre férias e 13º dos dois anos), mas estou me antecipando a conhecer os procedimentos para ter uma noção da divida a ser paga ref. a todos os encargos exigidos. Pergunto: o Prof. pode me ajudar a ter uma noção da dívida, e se pode ser paga parcelada . Obs. o calculo basta ser feito sobre o salario minimo 2017 e 2018, a empregada não faz horas extras, não dorme no local, não tem descontos de vale transporte nem dependentes.
    Desde já obrigado pelo apoio e orientações.

    Resposta:
    Caro Eli, saudações. Na verdade não sou especialista na matéria, tanto que contratei os serviços do http://www.nolar.com.br, de onde retiro essas matérias e compartilho com meus leitores. Portanto, não sei responder suas indagações. Minha sugestão: procure um profissional da área, contrate o NOLAR ou similar ou ligue para o 0800 da eSocial.
    Grato pela participação!
    HM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens