Fechar
Buscar no Site

São Luís recebe aprovação de 87% dos turistas, diz pesquisa do Observatório do Turismo do Maranhão

Dados apontam que as políticas públicas implementadas pela gestão do prefeito Edivaldo estão no rumo certo; entrevistados classificaram a sua experiência durante a estadia na cidade como boa, muito boa ou excelente

Turistas sendo recepcionados em ação da Prefeitura na Central de Atendimento ao Turista da Setur

A política de fomento ao turismo colocada em prática pela gestão do prefeito Edivaldo tem dando bons resultados. Pesquisa realizada pelo Observatório do Turismo do Maranhão – projeto realizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em parceria com a Prefeitura de São Luís, o Governo e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA) – divulgou dados animadores do perfil dos turistas na alta temporada em São Luís. A pesquisa aponta que mais de 87% dos visitantes classificaram a sua experiência durante a estadia na cidade como boa, muito boa ou excelente. As ações realizadas pela Prefeitura voltadas ao incremento da área têm contribuído para o desenvolvimento da cidade como destino turístico importante no país.

A pesquisa aponta informações fundamentais para entender como os turistas veem a capital maranhense, contribuindo para tornar o fluxo turístico cada vez maior, gerando renda e movimentando a economia local. “Temos investido fortemente na estruturação do turismo em nossa cidade por acreditarmos ser este um caminho importante para a geração de emprego e renda para nossa população. Ações como o programa Reviva, que destaca as belezas do Centro Histórico, a Feirinha São Luís, as ações de capacitação dos profissionais da área e ainda a divulgação do nossa destino fora do nosso estado são algumas das inciativas da nossa gestão para a pasta. Estes dados mostram que estamos no caminho certo”, destaca o prefeito Edivaldo.

A secretária municipal de turismo, Socorro Araújo, explica que o prefeito Edivaldo incentiva o turismo por meio de ações diversificadas na Setur. “Esta aprovação dos turistas é resultado de um trabalho contínuo da Prefeitura de São Luís e de diversas instituições em prol de melhorias na infraestrutura urbana e preservação do patrimônio da capital maranhense. Dessa maneira que vamos conquistar cada vez mais pessoas para conhecerem a nossa cidade”, acrescenta a secretária.

PESQUISA TURÍSTICA

Em relação à movimentação econômica, mais de 35% dos turistas informaram que o gasto médio, diário, foi de R$ 100,00 ou mais, durante a estadia que variou de 1 a 10 dias na capital. Durante a viagem a São Luís, os visitantes aproveitaram para visitar as cidades do entorno, sendo que 30% visitou Barreirinhas, 20% a Raposa, 18% São José de Ribamar e 4% Alcântara.

A pesquisa foi realizada durante os dias 26, 27 e 28 de julho de 2018, data de grande movimentação turística, no Aeroporto Internacional de São Luís – Marechal Hugo da Cunha Machado, no Ferry-Boat, no Terminal Rodoviário de São Luís e na estação do Trem da Vale.

Os dados também revelam o principal público de turista do Brasil. A maior parte deles vêm da região sudeste do Brasil, representando, em número aproximado, 18% dos visitantes. Essa região é seguida da região Nordeste (13,4%) e Norte (13,1%). Já os turistas estrangeiros vieram, principalmente, da Argentina e da França. “A maioria dos turistas que passaram por São Luís são de fora do nosso próprio Estado, o que é muito bom, porque eles utilizam os produtos direcionados para a atividade turística, como a malha aérea, os transportes privados, hospedam-se em meios de hospedagem como hotéis e pousadas e frequentam os restaurantes da cidade também”, analisa o professor dr. Saulo Ribeiro, coordenador do Observatório do Turismo no Maranhão.

PERFIL DO TURISTA

A maioria dos turistas de São Luís são do gênero feminino (58,7%), contra 41,2% do gênero masculino. Em relação à idade, os adultos entre 26 e 45 anos predominam, chegando a, aproximadamente, 49% dos turistas. Já sobre a motivação da viagem, a maioria das pessoas vieram à capital maranhense por lazer, representando 33,8% do público. A segunda maior motivação foi visita à família, sendo estes 21,7% dos turistas da alta temporada.

Os turistas frequentaram as praias (28%), o Centro Histórico (24%), a Lagoa da Jansen (13%) e o Espigão Costeiro (11%). O meio mais utilizado para chegar a São Luís foi avião (38,3%), seguido de ônibus (35%) e também o Ferry-Boat (17%). Conforme já mencionado anteriormente, mais de 87% dos turistas classificaram a sua estadia em São Luís como boa, muito boa e excelente, representando um ótimo índice para a cidade, em pleno aniversário de 406 anos.

ATRATIVOS TURÍSTICOS

Em relação aos itens estruturais da cidade, os turistas destacaram a iluminação pública, que foi classificada por 57% como boa ou excelente. Os restaurantes da cidade receberam 59% de aprovação dos turistas, os atrativos naturais receberam como maior classificação o excelente (28,1%) e os atrativos turísticos históricos e culturais tiveram sua classificação maior na categoria bom (25,8%).

A sinalização turística também recebeu destaque na pesquisa, sendo a maior classificação apontada como bom (27,8%). Esse é um trabalho também realizado pela Prefeitura por meio da Setur. Desde 2017, há um trabalho intenso de sinalização turística na cidade, sendo realizado de forma contínua, para atingir resultados positivos como este. “Nós realizamos um trabalho voltado para o turista se sentir melhor na nossa cidade. Dessa maneira, nós vamos conseguir aumentar o fluxo turístico, aquecendo a economia ludovicense cada vez mais”, finaliza a secretária Socorro Araújo.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens